10 sinais de que o seu gato é feliz

Como saber se o meu gatinho é feliz?

Quando gostamos de alguém, o que mais queremos é a sua felicidade – e adoramos contribuir, e muito, para esse sentimento de bem-estar. E é claro que o mesmo se aplica aos nossos queridos companheiros de quatro patas, com os quais partilhamos a vida – a verdade é que eles nos fazem muito felizes.

Em primeiro lugar, se proporcionar ao animal condições de vida adequadas às suas necessidades enquanto espécie, saiba que é meio caminho andado para que o gatinho se sinta feliz. Falamos, por exemplo, de lhe oferecer momentos de entretenimento de qualidade, isto é, com brinquedos apropriados e que correspondam ao grau de inteligência da raça ou do animal por si mesmo. Mais do que fundamental é a alimentação de qualidade.

Essencial também para o bem-estar do patudo é um bom arranhador. Lá poderá afiar as unhas, além de marcar o poste com o seu cheiro e descansar nas diversas zonas, sempre protegido das correntes de ar. Dependendo da raça do gato e da própria personalidade, este precisará de mais ou de menos atividades de exterior. E não é preciso pensar muito para adivinhar o que deixa qualquer gato profundamente feliz – mimos em abundância!

Se oferecer todas estas comodidades ao seu patudo, pode descansar, pois ele sentir-se-á bem. Conversámos com os mais experientes encantadores de gatos para conhecermos os seus infalíveis sinais de felicidade.

Os 10 sinais inquestionáveis de que o seu gato é o mais feliz do mundo

1. Alegria a rodos

Repentinamente e sem motivo aparente, o animal começa a correr pelo jardim, pela casa ou pelo apartamento? Parabéns! Está a cuidar bem do gatinho e este sente-se bem consigo. Tal como as crianças, felizes e que expressam a sua alegria de modo incontrolável, os gatos também mostram o seu entusiasmo pela vida.

katze garten
katzenbaby mit maus

2. Concentração a 100% nas brincadeiras

O seu patudo mostra-se totalmente absorto e focado durante as suas brincadeiras, com, por exemplo, as canas de brincar ou as bolas? Seguramente é porque se sente bem. O animal aprecia especialmente quando o dono passa tempo com ele e brincam juntos. Dependendo da raça do animal e da sua própria natureza este poderá também ser fã de jogos de inteligência – tudo o que tem a fazer é procurar aquele que seja mais adequado e que mantenha as suas células cinzentas ocupadas!

3. O pequenote ronrona

Existem inúmeras razões para o seu pequeno felino ronronar. Porém, regra geral, o significado é positivo. Apesar disso, esteja atento – o ronronar pode igualmente ser sinal de dor ou de ansiedade. Qualquer dono deve conhecer bem o seu gatinho e, assim sendo, conseguir interpretar se o som é sinónimo de felicidade ou de mal-estar.

katze schnurrt
katze schmust

4. Quer mimos a toda a hora

Um excelente sinal de bem-estar do seu gatito é, naturalmente, quando este vai ao seu encontro em busca de mimos. Infelizmente, às vezes interrompe-o a meio de alguma tarefa. Alguns gatos gostam de começar o dia a saltar na cama, em busca de atenção, enroscando-se no dono ou esfregando o seu nariz no dele.

5. Esfrega o nariz no seu

O seu companheiro de quatro patas gosta de esfregar o nariz no seu ou até em diferentes partes do seu corpo? Se é o caso, as probabilidades de o animal se sentir bem na sua companhia são elevadas, já que pretende impregná-lo e marcá-lo com o seu cheiro.

Mädchen mit baby katze

6. É comunicativo

À semelhança do ronronar, é um excelente sinal o seu patudo ser comunicativo. Porém, em determinadas circunstâncias, pode também ser indicativo de dor. Cabe-lhe a si, como dono, interpretar os sinais corretamente, fazendo uso da empatia.

7. Rebola pelo jardim

Se der pelo seu gatinho a rebolar no jardim, de barriga para cima, é certo e sabido que está a fazer um bom trabalho. Se por acaso tiver erva-gateira no jardim, o animal sentir-se-á no paraíso; se não tiver, não se preocupe, pois mesmo seca, a erva-gateira liberta hormonas que fazem o animal feliz.

katze wälzt sich im garten
katze frisst mit genuss

8. Come com prazer

Falemos das refeições do dia a dia, constituídas por ração e comida húmida de elevada qualidade, ou de um delicioso snack para celebrar uma ocasião especial, e o animal come sempre com vontade? Então sem dúvida que é feliz.

9. A cauda está erguida

O seu pequeno felino tem a cauda para cima e a ponta está ligeiramente enrolada? Quando o gato o cumprimenta assim, acompanhando este gesto com carícias nas suas pernas, é sinal de que está visivelmente satisfeito.

Maine coon schwanz erhoben

10. Observa animadamente os pássaros

Se um gato, seja de exterior ou não, se senta no seu sítio de eleição, a apanhar um bom sol de inverno, a observar, cheio de entusiasmo, os pássaros no exterior, pode ter a certeza de que o animal se sente bastante confortável. E o mesmo se aplica no que diz respeito à observação dos peixes no aquário (ou no lago). Alguns gatos também se sentem felizes a ver jogos de futebol na televisão, já que comparam a bola a um rato. E a melhor parte é que, independentemente do resultado, não ficam tristes!

 

Em conclusão: faça o seu gato feliz e deixe-o fazer o mesmo por si! Boa sorte!

Descubra a nossa seleção de comida e brinquedos para gatos – para gatos ainda mais felizes!

Os nossos artigos mais relevantes