Galguinho Italiano

Escrito por Kerstin S.
Galginho Italiano alerta com coleira azul

Apesar de o Galginho Italiano ser mais pequeno do que os outros galgos, ele tem uma personalidade muito forte!

O Galguinho Italiano, também conhecido como Greyhound Italiano, é uma das raças mais pequenas de galgos. De acordo com padrão da raça, estes patudos são a personificação da elegância e delicadeza. No entanto, os amantes destes patudos apreciam acima de tudo o seu lado carinhoso e curioso.

Aspeto do Galguinho Italiano

A Federação Cinológica Internacional, FCI, coloca o Galguinho Italiano no Grupo 10: Galgos e na secção 3: Galgos de pelo curto. Em termos de aspeto, estes patudos destacam-se pelo seu corpo delicado e esguio, que a FCI classifica como sendo um modelo de graça e distinção.

Qual o tamanho do Galguinho Italiano

A altura dos Galgos Italiano na cernelha varia entre 32 e 28 centímetros e o peso máximo é de 5 quilos. Assim, os cães desta raça são os galgos mais pequenos do mundo. No entanto, não ficam em nada atrás das outras raças de galgos. Na verdade, o Galguinho Italiano é considerado uma versão exata dos galgos maiores.

A cabeça destes cães tem uma forma alongada e estreita e o crânio é plano. As bochechas devem ser secas, ou seja, como o mínimo possível de tecido adiposo. Já as orelhas são pequenas mas inseridas muito altas no crânio. Quando o patudo está relaxado, as orelhas ficam dobradas sobre si e portadas bem para trás da nuca. Por outro lado, quando o Galgo está atento as orelhas erguem-se e projetam-se na horizontal. Esta posição das orelhas é comumente chamada de orelhas voadoras ou orelhas em hélice.

A cauda é inserida baixa e vai-se tornando mais fina para a ponta. O Galguinho Italiano porta a cauda baixa e reta na primeira metade, mas a segunda metade da cauda é curvada. Por fim, estes cães têm olhos grandes, arredondados e muito expressivos com a íris de cor escura.

Galginho Italiano em pé num campo de relva verde
O corpo do Galginho Italiano é delgado e muito elegante.

As cores do Galguinho Italiano

O pelo destes patudos deve ser curto e fino em todas as partes do corpo. No entanto, ao toque o pelo é sedoso. Em termos de cores, o Galguinho Italiano deve ser unicolor. No entanto, de acordo com o padrão da raça, estes cães podem ter manchas brancas nas patas e peito.

Cores típicas do Galguinho Italiano

  • Preto
  • Cinzento
  • Isabela (amarelo-pálido/bege)

Contrariamente à FCI, o American Kennel Club tem uma classificação independente para o Galguinho Italiano Americano. Neste caso, o pelo pode ter qualquer cor, exceto o preto, castanho ou tigrado.

Os nomes do Galguinho Italiano

Existem várias designações para esta raça. Por exemplo, na língua inglesa esta raça é denominada Italian Sighthound. No entanto, até 2016 o nome oficial da raça era Italian Greyhound, que continua a ser utilizado com frequência.

Na sua terra natal, esta raça é chamada Piccolo Levriero Italiano.

Personalidade do Galguinho Italiano

A FCI descreve estes cães como a encarnação da graciosidade e da dignidade. Esta descrição assenta como uma luva na postura destes cães. No entanto, a personalidade destes patudos é muito mais rica e colorida do que esta descrição pode dar a entender.

Galgos alegres e vivos

O Galguinho Italiano parece ser muito delicado, quase frágil. No entanto, esta primeira impressão não corresponde de todo à verdade. Estes patudos são muito seguros de si e persistentes. Além disso, os galgos italianos, conhecidos por serem muito próximos dos donos, são também muito corajosos. Na verdade, estes patudos mostram-se muito confiantes mesmo junto de outros cães independentemente do seu tamanho. Isto pode levar a alguns problemas no caso de brincadeiras mais energéticas.

No que se refere à relação com os donos, estes patudos são companheiros fiéis. Nalguns casos eles podem mesmo ficar horas ao colo ou procurar a companhia dos donos em toda e qualquer ocasião. Sem esquecer que por vezes demonstram o seu enorme amor aos donos com lambidelas persistentes.

Um patudo para donos ativos

Adorar estar na companhia dos donos, não implica que estes patudos gostem de passar o dia no sofá. Pelo contrário, o Galguinho Italiano é um cão muito ativo e que precisa de muita atenção. Além disso, estes patudos não hesitam em exigir atenção. Este é um aspeto bastante conhecido dos donos de Galgos Italianos, que consideram estes patudos bastante exigentes.

Educar um Galguinho Italiano

Em primeiro lugar é importante sublinhar que o Galguinho Italiano é um cão bastante inteligente e, portanto, que aprende rapidamente. No entanto, o processo de aprendizagem só é bem sucedido se os donos tiverem muita atenção à educação do seu patudo. Pois agradar aos donos ou obedecer não é uma prioridade para um Galguinho Italiano. E não se esqueça que além disso, estes patudos podem ser muito assertivos.

Para melhor compreender o Galguinho Italiano vale a pena salientar que estes patudos são caçadores por natureza e que seu instinto de caça é muito forte. Assim, se o seu patudo vir um coelho, ainda que distante, o mais certo é ele desatar a correr. Portanto, se pretende deixar o seu Galgo andar solto comece o treino anti-caça o mais cedo possível, ou seja, quando ele ainda é cachorro.

Como estes patudos são também muito próximos dos donos também faz sentido iniciar o treino para ficar sozinho cedo. Por fim, os patudos desta raça não são conhecidos por ladrarem muito. Mas claro que existem exceções. Se for o caso do seu Galguinho Italiano pode treiná-lo para ladrar menos.

Galginho cachorro a morder uma corda
Os Galgos Italianos são inteligentes e precisam de muita atividade.

Cuidados a ter com o Galguinho Italiano

Apesar de pequenos estes patudos podem ser um enorme desafio para a sua família humana. Para compreender melhor os desafios que estes patudos colocam aos donos vamos ver algumas características do Galguinho Italiano.

O perfil da família de Galguinho Italiano

O Galguinho Italiano é um membro da família exigente. Assim, os donos devem ter experiência com cães para conseguirem lidar com a energia e particularidades destes patudos.

A casa ideal para os cães desta raça tem um quintal ou jardim cercado onde eles possam brincar e correr à vontade. Além disso, apesar de conseguirem ficar sozinhos algumas horas com o treino adequado, estes patudos devem ir com os donos de férias.

Estes cães também se dão muito bem com crianças, mesmo pequenas. No entanto, a energia combinada das crianças e dos Galgos Italianos pode levar com alguma facilidade a lesões ou quedas. Assim, estes patudos são mais adequados para famílias com crianças mais velhas.

No que se refere à convivência com outros cães, o Galguinho Italiano gosta da companhia de outros patudos. No entanto, mais cedo ou mais tarde o Galgo assume o papel de líder. Assim, é essencial ensinar o seu pequeno galgo a respeitar a cama, a comida e os brinquedos dos outros patudos. O melhor companheiro para um Galguinho Italiano é um patudo da mesma raça, pois partilham a mesma energia e necessidades.

Cuidados com o pelo

Ao contrário da sua personalidade, o pelo dos Galgos Italiano é muito fácil de tratar. O pelo é curto, não tem camada de subpelo e por isso nunca se embaraça. Assim, com uma luva de pentear ou com uma escova suave facilmente tira o pelo morto. Naturalmente, que deve verificar regularmente as patas e os ouvidos do seu patudo e assim poder intervir rapidamente antes que algum problema se instale.

Atividades e exercício para Galgos Italianos

Visto que o Galguinho Italiano é um cão que precisa de muita atividade física deve ter isso em consideração. Assim, ele precisa de pelo menos um passeio diário longo e variado, complementado naturalmente com outros passeios mais calmos. Na verdade, o ideal é que o seu patudo possa correr livremente diariamente. Caso o seu Galguinho Italiano não venha sempre que o chama deve encontrar um local para ele correr que tenha uma cerca.

No entanto, o mais importante é encontrar atividades que o seu patudo goste e que o satisfaçam ao mesmo tempo. Existem diversos desportos para cães que são adequados para Galgos Italianos e por isso de certeza que encontra o ideal. Pode por exemplo tentar desportos como o agility ou dog dancing ou desportos de busca, como mantrailing. Pode também dedicar-se a ensinar novos truques ao seu patudo, e aí a sua imaginação é o limite.

Importante: Por serem patudos muito ativos e cheios de energia é essencial ensinar o seu Galginho Italiano a relaxar. Assim evita que ele fique exausto por não saber parar.

Por fim, se se interessa por Galgos assista a uma corrida pelo menos uma vez. Para obter informações sobre as corridas de galgos entre em contato com uma associação ou criador da raça. Claro que estas corridas são seguras e divertidas para os cães e nada têm a ver com as corridas brutais que se fazem em alguns países.

Galginho Italiano a correrr numa pista de corridas para cães
O Galginho Italiano precisa de usar as suas capacidades em pleno, por exemplo, numa corrida.

A saúde do Galguinho Italiano

O aspeto do Galguinho Italiano é enganador, uma vez que estes patudos são robustos e adoram estar ao ar livre. No entanto, deve ter muito cuidado com as temperaturas baixas, pois estes patudos arrefecem rapidamente. Assim, durante o inverno o seu Galguinho Italiano deve vestir um casaco. Quando está a chover também é aconselhável vestir-lhe uma capa para a chuva, assim evita que ele fique encharcado e depois com frio.

Infelizmente estes patudos corajosos muitas vezes não têm a real noção do seu tamanho e do dos outros patudos. Assim, ao brincarem com cães maiores, os Galgos Italianos têm alguma tendência a lesionar-se ou a cair. No entanto, fora estes pequenos problemas, com um exercício e uma alimentação adequada o Galguinho Italiano pode ser um cão bastante ativo toda a vida, mesmo quando estão mais velhos.

Em termos de doenças, criadores sérios e responsáveis testam os seus galgos para evitar o aparecimento de doenças genéticas hereditárias. Assim conseguem evitar que os seus cachorros sofram de doenças oculares, como, por exemplo, a atrofia progressiva da retina ou a luxação do cristalino. Além disso, os criadores também devem fazer exames à patela.

Qual a esperança de vida do Galginho Italiano

Sem problemas de saúde e com os cuidados adequados, o Galginho Italiano vive cerca de 14 anos.

Qual a origem do Galguinho Italiano?

O pequeno galgo italiano constitui uma das mais antigas raças de galgos conhecidas. Sabe-se através de representações em vasos e tijelas que estes patudos chegaram à Itália vindos da Grécia no início do século V Antes de Cristo. Mais tarde os cães desta raça foram adotados por várias famílias de nobre europeus.

O nobre mais conhecido a ter um galgo italiano como animal de estimação foi Frederico, o Grande (1712 – 1786), que governou a Prússia. É também conhecida a estátua em bronze de Frederico II da autoria de Johann Gottfried Schadow em que o governante tem os seus dois galgos a seu lado.

Também Catarina, a Grande (1729 – 1786) e a Rainha Victoria (1819 – 1901) tinham estes patudos em casa. Por fim, encontramos inúmeras representações de galgos italianos nas pinturas renascentistas.

Gostaria de ter um Galguinho Italiano?

Chegou à conclusão que um Galgo Italiano é a companhia perfeita para a sua família? Então, temos algumas dicas para si.

Onde encontrar um Galguinho Italiano

O valor pedido por criadores sérios e responsáveis por um galgo italiano cachorro varia bastante. No entanto, conte com pelo menos 1.000 euros.

Em primeiro lugar, deve procurar um criador devidamente certificado e membro de uma associação reconhecida. Assim, pode consultar o site do Clube Português de Canicultura onde encontra informações sobre os criadores. É também junto do CPC que os criadores ou donos devem fazer o registo oficial do seu cão de raça. Por fim, o CPC é igualmente responsável pelo registo LOP, ou seja, no Livro de Origens Português. Este registo tem a vantagem de lhe permitir conhecer a árvore genealógica do seu patudo.

No entanto, existem alternativas para quem procura um Galguinho Italiano. Pode por exemplo entrar em contato com associações de animais, pois existem muitos galgos disponíveis para adoção. Existem também associações dedicadas exclusivamente a encontrar novas famílias para galgos, que encontra com facilidade na internet. Lembre-se que se contatar uma associação num país europeu, todo o processo de transporte é facilitado.

E porque não uma outra raça?

Apaixonou-se pelo elegante e nobre Galguinho Italiano? Nesse caso, existem muitas raças com características semelhantes que podem conquistar o seu coração!

Por exemplo, os cães das raças Whippet e Galgo Inglês desenvolvem igualmente uma relação extremamente próxima com os donos. Também os Silken Windhounds são conhecidos por estabelecerem vínculos fortes com os donos. No entanto, esta raça não é reconhecida pela FCI. Apesar de terem muito em comum, os patudos destas raças são ligeiramente menos exigentes e maiores do que os Galginhos Italianos.

Se pretende um patudo que o acompanhe em todas as ocasiões, mas que seja menos exigente em termos de exercício e atividade física pode também considerar o Danish-Swedish Farmdog. Esta raça é recente, tendo sido reconhecida oficialmente pela FCI em 2019.

Cão deitado na relva seca
Quer ter um Galginho Italiano na família? Então procure um criador sério ou visite associações de animais.

Conclusão sobre o Galguinho Italiano: pequeno, mas exigente!

O Galguinho Italiano é sem dúvida muito fofinho. No entanto, não é um patudo para qualquer pessoa. Pois, estes simpáticos, inteligentes e curiosos patudos vão testar a paciência dos seus donos ao limite.
Mas como sabemos, os fãs de galgos são muito fiéis a esta raça. E naturalmente, estes pequenos galgos rapidamente aprendem a usar todo o seu charme para conquistar o coração dos seus donos!


Kerstin S.

The zooplus forum was my entry into freelance writing: Here, interested cat lovers came together in 2011 to develop their own print magazine called "Pfotenhieb." In addition to my German studies, I was allowed to write some articles for the "Pfotenhieb". Today, as a happy dog owner, I devote myself mainly to animal and health topics.


Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.