FCI-Grupo 10 : Galgos

Os galgos são cães de caça que habitam o planeta há milhares de anos. Estes cães velozes foram especificamente criados para perseguir outros animais a grande velocidade. Graças ao seu físico elegante e às longas pernas, os galgos contam-se entre os animais mais rápidos do mundo, lado a lado com as chitas. Qualquer que seja a raça, todos os galgos se caracterizam por uma intensa vontade de movimento, motivo pelo qual são usados em corridas de cães, sobretudo no Reino Unido e no Médio Oriente. Atualmente, são 13 as raças de cães do grupo 10 certificadas pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Falemos agora das mais importantes, listadas em três secções distintas. Ler mais

Encontre o seu cão

As características mais importantes

O meu cão deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrandeGigante
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoVermelho / Castanho-claroAzul / CinzentoCastanho / Cinzento / ChocolateCremeBrancoAmarelo-torradoDourado / Amarelo
Padrão
BicolorTricolorMármoreTuxedoArlequim / PintalgadoMalhado / Listrado / SalpicadoTabbySableSaddle / Blanket

Grupo FCI

Galgo afegão

O galgo afegão impressiona com o seu longo manto de seda, a sua estatura dinâmica e expressão graciosa.

Galgo Espanhol

Galgo Espanhol como cão da família: Personalidade; Adoção; Cuidados a ter; Atividade Física.

Galgo inglês

Será o galgo inglês o cão certo para si? Conheça as características da raça: Saúde; Cuidados; Alimentação; Como adotar; Onde comprar.

Secção 1: Galgos de pelo comprido e franjado

O galgo afegão é um puro cão de caça, embora muito elegante e um popular participante dos concursos de beleza caninos. Na sua terra natal, o Afeganistão, desempenhava inúmeras e desafiantes tarefas. Estes cães combinam velocidade, vigor e dignidade. Graças ao seu equilíbrio anatómico, a sua corrida é agradável à vista. Se o soltar da trela, é possível que não obedeça de imediato ao seu comando para regressar – tal explica-se porque no passado lhe era exigida grande independência. Outra raça que integra esta secção é a Saluki; tratam-se de animais calmos e obedientes, embora sem demonstrarem obediência cega pelo dono. Apresentam, como todos os galgos, uma paixão imensa por corrida. A cabeça estreita e o corpo musculado são as principais características que o definem.

Secção 2:  Galgos de pelo cerdoso

O Deerhound, ou lébrel escocês, é uma raça com mais de um milhar de anos, descendente dos grandes galgos celtas. É alto e elegante e um ideal cão de companhia. Como antigo cão de pastoreio, o Deerhound é robusto e resistente. Tanto no Médio Oriente como em Inglaterra, os animais desta raça são usados com frequência em corridas de cães. O seu pelo é denso e junto ao corpo, disponível em inúmeras cores. O Lébrel irlandês faz também parte do grupo 10 da FCI, tratando-se de um cão bastante grande (a altura ao garrote de um macho é, em média, de 79 cm). Originário da Irlanda, há cerca de 7000 anos atrás foi primeiramente usado como cão de caça e de luta. Ao contrário do que possa indiciar o seu tamanho imponente, os cães desta raça são muito meigos. O seu comportamento pode resumir-se em duas palavras: soberano e gracioso.

Secção 3: Galgos de pelo curto

Os Sloughi integram também o grupo 10 da FCI. Falamos de uma raça bem antiga – representações dos seus antepassados podem ser encontradas em baixos-relevos egípcios com mais de três mil anos. Os exemplares desta raça apresentam uma excelente constituição física e um apurado instinto. Oscilações de temperatura acentuadas não os perturbam. Os Sloughi são leais aos donos, flexíveis e amorosos. Sentem-se bastante confortáveis junto da sua família, sendo, por isso, ideais como cães de companhia. Por sua vez, os Whippet são galgos pequenos e de velocidade. À primeira vista, parecem-se com o Galgo inglês. Têm tendência para tremer, mas tal atitude não deve ser interpretada como medo, tratando-se somente de uma particularidade da raça. Os Whippet são cães sensíveis, detentores de músculos poderosos e, claro, atletas natos.