Comprar um spitz alemão
Apesar de as variantes serem muito semelhantes, o spitz alemão pequeno é relativamente comum, enquanto a variante média está ameaçada.
O spitz alemã: uma raça com 5 variantes
De há muitos séculos para hoje, que o spitz alemão é o cão típico das quintas alemãs. Durante muito tempo considerou-se que estes patudos eram descendentes de cães da Idade da Pedra Torfhundes. No entanto, atualmente esta teoria já não é aceite.
Ao longo do tempo, o spitz alemão dividiu-se em 5 variantes: o spitz alemão pequeno, médio, grande, o spitz lobo ou keeshond e o spitz alemão anão. As variantes grande e médio surgem na lista das espécies domésticas em perigo. No entanto, o spitz grande tem a classificação de extremamente ameaçado, enquanto o spitz médio está classificado como muito ameaçado.
Onde encontrar um spitz alemão
Como seria de esperar, é mais fácil encontrar patudos desta raça na Alemanha do que em Portugal. Por exemplo, em 2019 criadores registaram 125 cachorros spitz alemão pequenos e 91 médios na VDH, o clube oficial de canicultura alemão. Em Portugal, como seria de esperar, os registos oficiais são bastante inferiores.
De qualquer forma, se quer comprar um spitz alemão não abdique de um criador sério e responsável, que seja membro num clube oficial de canicultura. Em Portugal pode informa-se junto do Clube Português de Canicultura (CPC) sobre criadores registados desta raça.
Para se preparar melhor, antes de visitar o criador, leia o nosso artigo 12 perguntas para fazer a criadores quando for comprar um cachorro.
Qual o preço de um spitz alemão?
Ao comprar um spitz alemão pequeno ou médio a um criador sério conte com um valor entre 1.100 e 1.500 euros.
Raças alternativas
Se está encantado com o spitz alemão pequeno ou o médio, provavelmente também gosta do spitz alemão grande. No entanto, a variante grande desta raça não deve viver num pequeno apartamento na cidade, já que estes patudos precisam de bastante espaço. Uma outra alternativa é o spitz alemão anão. No entanto, esta variante apresenta mais problemas de saúde. Por fim, uma raça alternativa muito interessante é o spitz japonês, um simpático cão de companhia.