Personalidade: um caçador elegante
A cidade de Weimar, antiga capital do Grão Ducado com o mesmo nome, é considerada o berço desta raça de cães. Os nobres de Weimar valorizaram, desde o início do século 19, a enorme versatilidade e capacidades de caça destes elegantes cães cinzentos. Assim, os Weimaraner tornaram-se populares companheiros de nobres e caçadores. Entre as características dos Weimaraner que mais agradavam aos nobres de Weimar estão a enorme resistência física e aptidão para a caça destes cães. Além disso, estes patudos têm um instinto de proteção e guarda dos donos que não deve ser menosprezado.
Cães de caça com excelentes capacidades
A criação de Weimaraners hoje em dia continua muito direcionada para a caça, especialmente na Alemanha. E mesmo o padrão oficial da raça da FCI descreve o Weimaraner como cães perseverantes, com um excelente faro e perfeitamente capazes de capturar a caça ou animais selvagens. Além disso, têm especial inclinação para trabalhar com os donos após o disparo do tiro.
O padrão da raça também destaca a versatilidade, autocontrole e facilidade de treino como características essenciais nestes patudos. Os patudos que não consigam demonstrar estas capacidades num teste de desempenho são excluídos da procriação.
O Weimaraner é um bom cão de família?
Em países como os EUA, Reino Unido e Canadá, os Weimaraner não são apenas cães de caça, são também cães de resgate, de terapia e de apoio à polícia. Além disso, são cada vez mais as famílias que decidem ter um Weimaraner. No entanto, ter um destes cães em casa gera alguma controvérsia dado o seu enorme instinto de caça. Vamos então ver os prós e contra de ter um Weimaraner na família.
Prós e contra
Quem defende que o Weimaraner só tem uma vida adequada com um caçador argumenta que estes patudos só reconhecem autoridade ao dono a quem devotam o seu afeto. Nesta perspetiva, os outros membros da família são secundários para o Weimaraner. Quem considera que os cães desta raça são também excelentes cães de família sublinha que os Weimaraner desenvolvem laços de afeto com toda a família e que têm uma enorme vontade de aprender. Assim, os Weimaraner são sensíveis, leais e obedientes e como tal bons companheiros para uma família.
Provavelmente, as duas posições têm um fundo de verdade. No entanto, certo é que os Weimaraner são cães exigentes com uma enorme necessidade de fazer exercício e atividades com o dono. Assim, quem tiver um destes patudos deve ter bastante experiência em criar e educar patudos e naturalmente respeitar e atender às suas necessidades.