Podengo canário

Escrito por Jana Schubert
podengo canário em alerta no campo

O podengo canário é identificável, entre outras coisas, pelas suas orelhas grandes, flexíveis e eretas.

O podengo canário, uma raça vivaz e com traços de galgo, sente-se em casa nas Canárias. Trata-se de um cão de caça bem elegante com um forte instinto de caça e é bastante comum em Espanha. Noutros países, esta raça é sobretudo encontrada em canis ou em associações de resgate de animais.

Perfil do podengo canário

Resumo: Cão de caça vivaz das Ilhas Canárias; conta como um galgo
Altura ao garrote: 50-65 cm
Peso: 20-30 kg
Esperança média de vida: 12 anos
Preço: 1.500 €
Carácter: enérgico, empenhado, independente
Pelo: curto, suave, raramente perde pelo
Cor do pelo: branco/castanho, castanho-amarelado, branco/vermelho, vermelho/branco
Exigência de educação: alta
Exigência de cuidados: baixa
Exigência de atividade física: alta
Origem: Ilhas Canárias, Espanha
Exigência: média a exigente

Aspeto: qual o tamanho máximo do podengo canário?

O podengo canário é um cão de caça desportivo, contando com 50 a 65 centímetros de altura ao garrote. Faz parte do grupo das raças de porte médio.

No entanto, com um peso que ronda os 20 e os 30 quilos, é um cão muito leve. Isto dá-lhe uma aparência esbelta e elegante. Devido à ausência de tecido subcutâneo gordo, as costelas são claramente visíveis.

O corpo elegante aponta para o tipo galgo. Esta sensação é reforçada pela cauda flexível e fina. As orelhas grandes e móveis também se destacam.

podengo canário de perfil em estúdio © Callalloo Twisty / stock.adobe.com
Tal como outros galgos, o podengo canário tem um físico enxuto e elegante.

O vermelho é a cor dominante

O pelo do podengo canário apresenta variações de cor diferentes. O seu pelo tem uma coloração vermelha que pode variar entre o cor-de-laranja e o vermelho-escuro ou mogno. A cor pode ser sólida ou malhado com branco.

Na cabeça alongadas, os olhos âmbar pouco se destacam em termos de cor em relação ao pelo suave e denso. Por vezes, a ponta da cauda pode ser branca.

Sabia que? O aspeto do podengo canário faz lembrar bastante a raça canina tesem, do Antigo Egipto. A existir esta ligação na árvore genealógica, o podengo canário poderá existir há muitos milhares de anos. No entanto, não existem evidências disto.

Carácter: como se comporta o podengo canário?

O podengo canário tem duas faces: em casa é um cão muito calmo, discreto. Comporta-se de forma dócil em relação ao seu ambiente e, acabado o dia de trabalho, também gosta de se retirar para o seu cestinho.

O cão de caça está vivo nele!

Porém, tenha em mente que o podengo é basicamente um cão de caça. Portanto, pode ser bastante exigente.

Tem muita energia, personalidade forte e gosta de ser ocupado em termos físicos. O dono é constantemente solicitado a impor-se contra a sua vontade e o seu instinto de caça. Portanto, um treino consistente é fundamental.

A curiosidade está-lhe no sangue

Embora o podengo canário não seja um cão agressivo, a caça faz parte da sua natureza. É-lhe difícil conter este impulso. Ao andar em passeio na companhia do seu podengo, lembre-se que o animal está sempre à coca.

Puxar a trela e uma atitude muito curiosa são normais para este cão. Se o podengo canário deteta um cheiro, é urgente segui-lo.

Melhor com trela

Quando vai passear com o seu podengo canário, deve levá-lo sempre com a trela. Se assim não for, o seu forte instinto de caça vai tentá-lo a começar as suas próprias explorações. No pior dos casos, estas investidas podem acabar com gatos ou animais selvagens mortos.

podengo canário com trela e língua de fora © evelp / stock.adobe.com
O podengo é um cão com um forte instinto de caça. Portanto, o melhor é andar com trela.

Aptidão: o podengo canário é adequado como animal doméstico?

O podengo canário só é recomendado como animal doméstico até certo ponto. Pois esta raça de origem mediterrânica conta com um forte instinto de caça nos seus genes e não se satisfaz com uma vida tranquila em família.

Muito necessários: exercício e ocupação

Tenha presente que está interessado num cão muito enérgico com exigências. Se o podengo canário não for fisicamente desafiado, corre o risco de acumular energia. Nessa situação, o animal fica nervoso e inquieto.

Se não puder gastar energias, o seu desequilíbrio irá, mais cedo ou mais tarde, manifestar-se em alterações de personalidade desagradáveis. Pode, por exemplo, destruir-lhe os móveis.

O podengo canário e a caça

O podengo canário foi criado para a exigente caça do coelho nas cavidades escarpadas de lava das Ilhas Canárias. Tratando-se de um animal persistente e dedicado, é perfeito para este tipo de caça, que consome bastante energia.

Os coelhos são rápidos e poucos – mas o podengo canário em nada lhes é inferior! Este cão consegue manter-se bem perto das suas presas, mesmo em caminhos difíceis. A sua incrível capacidade de salto é outro dos seus pontos fortes.

Feito para temperaturas elevadas

Com a sua aparência enxuta, o podengo canário não tem uma quantidade relevantes de gordura subcutânea. Além disso, o seu pelo não é denso.

Portanto, só é indicado para caça na água no sul da Europa. Noutras latitudes, arrefece depressa e pode eventualmente constipar-se.

Ter um podengo canário: muitas oportunidades para sair e proteção contra o frio

O podengo canário pode ser tido num apartamento ou num recinto exterior. Seja qual for o caso, é importante que o cão faça bastante exercício.

Se não está a caçar com ele, planeie passeios de várias horas com corridas, apanhar e devolver objetos. Utilize sempre novos brinquedos para treinar e estimular o seu patudo.

Ter um podengo canário dentro de casa

O podengo canário é oriundo de regiões quentes com clima temperado. Portanto, não está habituado a muito frio. Assim, nos meses frios, o animal deve ser tido dentro de casa.

Depois de um longo passeio, o podengo canário também gosta de se retirar. Assim, tenha ao seu dispor um cesto suficientemente grande com mantas num local quentinho.

A proteção contra as condições meteorológicas é importante!

Com tempo frio e húmido, o podengo canário começa rapidamente a tremer. Devido à sua elegância, a sua resistência ao frio e à humidade não é muito elevada.

Portanto, são cães que ficam felizes com um casaco para cães quente e impermeável. Além disso, seque o seu patudo com uma toalha o quanto antes.

Ter o podengo canário no exterior

Nos meses de verão é possível manter este cão no jardim. Porém, também no exterior precisa de proteção das condições meteorológicas. Portanto, providencie-lhe uma casota.

podengo canário em pleno salto no campo © DG-Fotografie / stock.adobe.com
O ágil podengo canário tem uma enorme capacidade de salto.

Saúde: o podengo canário é suscetível a doenças?

O podengo canario é considerada uma raça robusta e resistente. Além disso, não são conhecidas doenças específicas da raça. Tendo em conta que, até agora, não se transformou em cão da moda, a criação é normalmente muito controlada.

Diarreia no podengo canário: deve ser levada a sério

Os cães da raça têm uma constituição robusta. Mas também podem ficar doentes. Ao se aperceber de alterações no animal (notando-o, por exemplo, abatido e inativo), consulte um veterinário.

No caso do podengo canário é especialmente importante estar atento à consistência das fezes. Stress ou comida estragada podem causar-lhe diarreia. Diarreia persistente é sempre um sinal de alarme, pois a ingestão de calorias em quantidade insuficiente pode rapidamente transformar-se num perigo para este elegante patudo.

Qual a esperança média de vida do podengo canário?

Os podengo canário vivem, em média, doze anos.

Alimentação do podengo canário

Deve manter-se rigorosamente atento a uma dieta equilibrada com comida de elevada qualidade. Pode, por exemplo, misturar comida húmida e ração. Além disso, considere sempre o nível de atividade do cão e ajuste as quantidades em conformidade.

Naturalmente, também pode dar ao seu cão comida preparada em casa ou optar por uma dieta BARF. No entanto, nesta situação, é sempre recomendável consultar previamente um especialista para aconselhamento nutricional. Afinal, deficiências nutricionais em resultado de refeições desequilibradas são perigosas para qualquer cão.

Pausa depois das refeições

Providencie um ambiente calmo e descontraído no momento das refeições e permita ao seu cão descansar depois de comer. Portanto, dê-lhe tempo suficiente antes de começar uma nova atividade. Se assim não for, podem surgir problemas digestivos e, no pior dos casos, torção gástrica.

Origem: de onde vem o podengo canário?

O podengo canário é nativo das Ilhas Canárias, em Espanha. Já no tempo dos romanos, os povos indígenas desse tempo, os guanches, eram conhecidos pela sua criação de cães. No entanto, não se sabe que raça criavam.

Os conquistadores espanhóis trouxeram os seus próprios cães para as ilhas, para a caça. Portanto, é provável que o podengo canário se tenha desenvolvido a partir do cruzamento entre os cães importados com os cães ancestrais.

Porém, a raça apenas foi reconhecida pelo padrão da FCI em 1987.

Sabia que? Os romanos nomearam as Ilhas Canárias a partir do nome dos seus habitantes de quatro patas, “cães das ilhas”, do espanhol Islas Canarias.

Compra: qual o preço de um podengo canário?

O podengo canário é um cão de caça de raça pura. Se está à procura de um bom animal para também ser usado profissionalmente, prepara-se para pagar cerca de 1500 euros. No entanto, através de associações protetoras de animais, pode conseguir um patudo mais barato.

Onde posso comprar um podengo canário?

Os cães desta raça não se encontram muito disseminados em Portugal. É possível encontrar, de tempos a tempos, alguns exemplares em associações de resgate de animais e em canis. Portanto, não existem muitos criadores.

Se pretende adotar um podengo canário de uma boa criação, uma visita a Espanha valerá a pena. Lá, certamente encontrará criadores rigorosos com documentação a comprovar o pedigree dos seus patudos.

Dica de leitura: Saiba como reconhecer um bom criador de cães no nosso artigo sobre as perguntas mais importantes a fazer a um criador de cães.

Conclusão: cão excecional que requer muito tempo

Comprar um podengo canário requer ponderação. Pois ter um cão desta raça exige que tenha tempo suficiente e conhecimentos avançados sobre como lidar com cães.

Além disso, esta raça é tipicamente usada como cão de caça. No entanto, um dono que não pratique caça, desde que ambicioso, também pode ser muito feliz ao lado deste cão.

Fontes:


Jana Schubert
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Jana Schubert

Desde criança que sempre preferi brincar com o nosso gato persa do que com o meu ursinho de peluche. Mais tarde e depois de muita insistência, os meus pais deixaram-me adotar um cavalo. Tenho imensos momentos inesquecíveis com os meus animais de estimação, apesar de alguns momentos mais difíceis. Ainda assim, não imagino a minha vida sem eles. Os animais tocam-me de uma forma única e mesmo quando escrevo sinto a magia deles, espero que também a sintam!


Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.