Affenpinscher

Affenpinscher a andar na relva com trela

O leal e corajoso Affenpinscher é uma raça particularmente raro.

O Affenpinscher é uma das raças de cães mais antigas com origem na Alemanha. Apesar de pequenos, estes patudos medem cerca de 30 centímetros, não os subestime! Eles têm uma personalidade muito forte, são muito corajosos e adoram brincar.

Aparência do Affenpinscher: o que distingue estes patudos?

Os Affenpinscher são facilmente identificáveis. Entre outros aspetos eles têm sobrancelhas espessas, uma barba expressiva e pelo abundante nas bochechas. Além disso, os pelos na cabeça são duros e retos, contribuindo para a sua característica expressão de macaco. Na verdade, o nome desta raça tem origem nessa expressão já que Affen significa macaco em português.

O focinho curto e reto, os olhos redondos e cheios, assim como a mandibula ligeiramente curvada para cima sublinham a semelhança à cara de um macaco. Assim, o Affenpinscher é claramente diferente dos outros cães de raças Pinscher. Algumas pessoas confundem esta raça com o Griffon de Bruxelas. No entanto, estes patudos têm um focinho mais estreito e curto e além disso os caninos ou incisivos não devem ser visíveis com a boca fechada.

Pelo sempre preto

Antigamente encontravam-se Affenpinscher com pelo de várias cores. Por exemplo, patudos com qualquer tonalidade, desde amarelo a vermelho, assim como cinzento e azul. No entanto, atualmente de acordo com o padrão da raça estes patudos são pretos com subpelo igualmente preto.

Cachorros Affenpinscher

Geralmente os cachorrinhos desta raça já nascem com o pelo todo preto. No entanto, por vezes o seu pelo ainda é em tons de cinza ou castanho.

Affenpinscher cachorrinho no seu cesto

A personalidade dos Affenpinscher

Não ter nada para fazer é o pesadelo destes pequenos e endiabrados patudos. Os energéticos Affenpinscher adoram toda e qualquer atividade que os donos proponham. Assim, estão sempre prontos para um passeio, para brincar com a sua família ou com outros cães. Na verdade, estes patudos dão-se muito bem com outros cães assim como com crianças.

Estes cães têm uma personalidade forte e marcada e por isso podem tornar-se teimosos. Além disso, o Affenpinscher não tem problemas em demostrar a sua insatisfação. No entanto, os donos facilmente se esquecem dos momentos de birra dos seus patudos devido ao seu ar bem-disposto e brincalhão. É também uma raça bastante inteligente e por isso facilmente compreende o que esperam dele. Em suma, apesar de ter as suas birras, estes patudos são muito versáteis e pouco exigentes, o que os torna ótimos companheiros para qualquer situação.

A lealdade e carinho que estes patudos têm para com os donos é notável. Além disso, eles são ótimos cães de guarda, função que cumprem com seriedade e coragem. Esta característica por vezes assusta pessoas estranhas e assim este simpático patudo ganhou o apelido de pequeno diabo. Por exemplo, em França o Affenpinscher é conhecido como Diabletin Moustache, ou seja, o diabo bigodudo.

A vida em família com um Affenpinscher

Para serem felizes, os Affenpinscher precisam essencialmente da companhia dos donos. Assim, estes patudos não são exigentes em termos de condições de vida e sentem-se bem num apartamento na cidade assim como numa vivenda com jardim.

Como são muito afetuosos, sociáveis e flexíveis, é consensual que os Affenpinscher são fáceis de educar. O facto de serem inteligentes e de desenvolverem laços muito próximos com os donos ajudam a tornar a aprendizagem mais fácil e rápida. No entanto, é importante sublinhar que estes patudos têm um lado obstinado que o pode levar a fazer birras. Para evitar que este pequeno patudo se torne num tirano leve a sua educação muito a sério. Assim, dê uma educação consistente e firme, mas também carinhosa ao seu pequeno Affenpinscher e verá que tem o melhor companheiro do mundo!

Exercício e atividades

O Affenpinscher tem imensa energia e por isso deve ter atividades à medida. Estes patudos adoram longos passeios em sítios novos, assim como brincar e explorar as redondezas. Para estas atividades gosta de ter a sua família por perto, mas a companhia de outros cães é igualmente bem vinda. Os donos de um Affenpinscher nunca devem subestimar a sua resistência e energia, lembre-se que o tamanho não é tudo!

Felizmente, é muito fácil motivar um Affenpinscher. Eles interessam-se por todos os jogos ou brincadeiras e por isso são ideais para praticar desportos caninos. Mas para passar mais tempo com o seu patudo treine-o a fazer truques ou convide-o para as suas atividades ao ar livre. Vai ver que está sempre pronto a acompanhá-lo.

Equipamento básico para a chegada do seu cachorrinho

É importante preparar a chegada do seu novo amigo. Para tal não se esqueça do equipamento básico que inclui um comedouro e bebedouro, trela com coleira ou peitoral e uma caminha e quem sabe uma manta fofinha. Os Affenpinscher também não dispensam cuidados com o pelo. Assim, tenha à mão uma escova e um champô suave para cães. Para evitar corridas à loja de animais tenha também em casa um pente para pulgas e uma pinça para carraças. Por fim, é sempre bom ter uma caixa de transporte para passeios de carro ou idas ao veterinário.

Precisa de mais alguma coisa? Visite a loja para cães zooplus e descubra todos os produtos que temos para fazer o seu patudo feliz.

Qual a melhor alimentação para o meu Affenpinscher?

Regra geral os Affenpinscher não sofrem de intolerâncias alimentares ou alergias, nem têm tendência a ter peso a mais. Assim, maioria destes patudos não precisa de uma dieta especial.
Assim, pode dar-lhe ração ou comida húmida, assim como comida caseira cozinhada ou crua. No entanto, escolher a melhor alimentação para o seu patudo não é necessariamente uma tarefa fácil tendo em conta as alternativas no mercado.

Para tomar uma decisão, antes de mais nada pense no seu cão e nas suas características individuais. A alimentação dos cães depende sempre do seu estilo de vida e do seu estado de saúde. Assim, cães diferentes têm necessidades nutricionais diferentes e além disso estas também mudam com o passar do tempo. Portanto, se tiver dúvidas aconselhe-se com o criador ou com o seu veterinário e ponha de lado a publicidade. Tabelas nutricionais que incluam fatores como idade, peso, nível de atividade e estado de saúde são também úteis nesta área.

Para identificar a qualidade consulte a tabela de ingredientes. Uma ração de elevada qualidade tem sempre como ingrediente principal carne de alto valor nutritivo. Uma boa ração inclui também uma percentagem de vegetais e gorduras essenciais. Deve eliminar qualquer ração que tenha uma elevada percentagem de cereais, adoçantes e conservantes químicos.

Cuidados: o pelo dos Affenpinscher precisa de atenção especial

O pelo dos Affenpinscher exige cuidados e atenção por parte dos donos. Ainda que se considere que é fácil tratar do pelo dos Affenpinscher isso não significa que não precise de reservar algum tempo para o seu patudo.

O característico pelo do Affenpinscher precisa de ser escovado regularmente com uma escova ou pente para não ficar embaraçado e manter a textura. Além disso, o pelo deve ser aparado pelo menos duas vezes por ano. Por outro lado, estes patudos só devem tomar banho quando é mesmo necessário.

Habitue o seu Affenpinscher aos cuidados com pelo desde pequeno

Para evitar que as sessões de escovagem e higiene se tornem numa luta, o melhor é habituá-lo desde cachorrinho. Defina uma hora certa para estes cuidados, trate do pelo e verifique também os seus dentes, ouvidos e olhos.

Faça com que o seu patudo associe estas sessões a algo positivo. Assim, enquanto o escova dê-lhe miminhos e atenção. Assim, ele vai perceber que vale a pena ficar quietinho algum tempo.

Cortar as unhas a um Affenpinscher pode ser uma tarefa difícil devido ao pelo preto e denso das patas. Assim, como é natural muitos donos receiam cortar demais as unhas ao seu patudo. Assim, se não estiver à vontade, não hesite em levar o seu Affenpinscher ao veterinário para cortar as unhas.

Saúde: uma raça com poucas doenças associadas

A decisão de trazer um Affenpinscher para a família é importante, pois vai ter um companheiro por muitos anos.

Esta raça nunca chegou a sofrer dos problemas das raças que ficam na moda. Ou seja, os processos de criação destes patudos nunca alteraram significativamente as características originais da raça. Assim, o Affenpinscher não apresenta doenças típicas e tem uma longevidade relativamente longa. Por isso se escolher um Affenpinscher conte com um amigo durante cerca de 15 anos que é a esperança média de vida da raça.

Encontrar um criador de Affenpinscher não é fácil

Com a evolução da sociedade e menor necessidade de cães de trabalho, as pessoas começaram a procurar cães de companhia. A beleza tornou-se então uma prioridade e assim a procura dos patudos com cara de macaco diminuiu.

Hoje em dia não existem muitos criadores desta raça. Além disso, como as cadelas Affenpinscher têm apenas 2 ou 3 cachorrinhos por ninhada, o número de cachorrinhos disponíveis é baixo.

Informação importante: A FCI (Federação Cinológica Internacional) reconheceu oficialmente a raça Affenpinscher de acordo com o padrão estabelecido pelo “Pinscher-Schnauzer-Klub 1895”. No entanto, o Kennel Club britânico e o American Kennel Club adotaram padrões de raça ligeiramente diferentes. Naturalmente os criadores seguem o padrão da associação a que pertencem o que explica ligeiras diferenças entre Affenpinscher.

Comprar um Affenpinscher

Pelas razões mencionadas acima, se pretende ter um destes cachorrinhos na família pode ter que esperar algum tempo. Em primeiro lugar tem que encontrar um criador sério, o que provavelmente demora algum tempo. Assim, depois de tanto trabalho à procura de um novo patudo, muitas pessoas querem levar o seu pequeno Affenpinscher para casa imediatamente.

No entanto, adotar um cão desta raça é uma decisão importante e por isso não se precipite. Antes de tomar qualquer decisão, visite o criador e verifique as condições de vida dos seus cães. Além disso, verifique se ele pertence a um clube de criadores reconhecido e que os seus patudos estão devidamente registados. Por fim, observe bem os cães. Patudos saudáveis têm um ar alegre e descontraído e não se intimidam com a presença de estranhos.

Um Affenpinscher de raça devidamente registado pode custar entre 900 e 1.400 euros. Se não é muito importante para si ter um patudo de raça, visite uma associação que acolha patudos para adoção.

História: Qual a origem desta raça?

A origem do Affenpinscher não é consensual. Existem patudos pequenos e muito peludos em vários países do mundo e em teoria qualquer um pode ter estado na origem desta raça. No entanto, muitos especialistas acreditam que o Affenpinscher resulta do cruzamento entre cães das raças Pinscher e Pug.

O que sabemos é que patudos com estas características eram apreciados o suficiente para serem retratados em quadros, que entretanto se tornaram famosos. Um exemplo é o quadro “O Casal Arnolfini“ de Jan van Eyk. Neste podemos ver na parte inferior um pequeno patudo que é possivelmente um antepassado de raças como o Griffon ou o Affenpinscher.

O Affenpinscher na Alemanha

Esta raça é uma das mais antigas e menos alteradas da Alemanha, o seu país de origem. A sua representação em várias obras desde a época do Renascimento indica a popularidade destes patudos nesta região. Por exemplo, Albrecht Dürer (1471-1528) representou nas suas xilogravuras cães muito semelhantes ao atual Affenpinscher. No entanto, os primeiros registos desta raça datam de 1879 na obra de Brehms “Tierleben” editada em 1890.

Inicialmente esta raça foi criada para caçar ratos e para os manter afastados casas e quintas. No entanto, estes patudos rapidamente conquistaram um lugar especial nas famílias por serem muito leais e corajosos. Assim, tornaram-se também eficazes cães de guarda.

Conclusão: Affenpinscher, um excelente companheiro

Apesar de ser pequeno e considerado um patudo ideal para quem não tem muita experiência com cães, não menospreze a importância da educação do seu Affenpinscher. Assim, se é o primeiro patudo que tem na família pode ser útil visitar uma escola para cães. Aí pode aprender as regras básicas para dar uma boa educação ao seu cachorrinho. Lembre-se que com uma educação consistente e amor e carinho, o seu Affenpinscher torna-se de certeza um companheiro inesquecível.

Como Alfred Edmund Brehm escreveu no seu livro Brehms Tierleben de 1890 “Este cão deve ser considerado um dos melhores. É um animal bem disposto e divertido, muito devoto às pessoas, lisonjeiro e carinhoso para os amigos e muito corajoso quando luta com outros cães.”.

Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.