Affenpinscher

Affenpinscher

Affenpinscher

O Affenpinscher é uma das raças de cães mais antigas e originárias da Alemanha. Mede cerca de 30 cm e, apesar de ser muito pequeno, não se deve subestimar este rapazinho. O seu temperamento, a sua coragem apaixonada, bem como as suas travessuras amorosas dão-lhe uma grande personalidade.

História

Descobrir a ascendência exata do Affenpinscher é tarefa quase impossível, porque antigamente cães pequenos e felpudos existiam em muitos países do mundo. A teoria mais provável é a que esta raça é o resultado do cruzamento entre Pinschers e cães asiáticos, semelhantes ao Pug. Até o cão de porte pequeno, pintado em 1434 por Jan van Eyk, pode ter sido um possível precursor do Griffon, do Schnauzer Miniatura ou do Affenpinscher. Certo é que o Affenpinscher existe há muito tempo com a mesma aparência que ainda mantém atualmente.

Na Alemanha, agora considerada o país de origem da raça, os Affenpinscher estão entre as raças de cães mais antigas e menos alteradas. Já Albrecht Dürer (1471-1528) apresentou cães nas suas xilogravuras que lembram bem a raça Affenpinscher de hoje. Os primeiros registos desta raça datam de 1879 e já na conhecida obra “A Vida Animal”, de Brehms, editada em 1890, a raça foi descrita extensivamente. Isto mostra a grande popularidade destes pequenos e corajosos cães na sua terra natal. Embora originalmente tenham sido criados para caçar ratos e outros pequenos roedores e mantê-los afastados de casa, estes cães rapidamente mostravam a sua lealdade à família, o que, aliado à sua coragem e agilidade, os tornava em fiáveis cães de guarda.

Descrição

Os bigodes e pelagem típica, que se destacam, serão os principais motivos pelos quais esta raça recebeu o nome pouco lisonjeiro de “Affenpinscher“ (Affe = macaco). A expressão levemente semelhante à dum macaco, realçada pelo nariz bastante achatado, olhos redondos e prognatismo mandibular, são as características fisionómicas que o distinguem de outros Pinscher. Mas não é apenas o seu focinho curto que o diferencia de outros representantes da mesma família da raça. A sua curta mandíbula e o pelo áspero fazem dele um Pinscher muito especial. Por vezes é confundido com um Griffon, mas ao contrário do que acontece com esta raça, as suas características de Schnauzer tornam-no menos largo e comprido. Ao cerrar os dentes, este cão apresenta uma mordida incerta.

Enquanto originalmente o Affenpinscher aparecia em várias cores, entre o amarelo, vermelho, cinza e azul, atualmente esta raça é criada apenas em preto e com subpelo também preto. O pelo é duro e dá ao animal uma aparência notável com sobrancelhas grossas, queixo e bochechas bem farfalhudos e pelo espinhoso em todo o focinho, de um modo geral. Os olhos redondos estão bem enquadrados por pelo levemente rebelde.

A personalidade dos Affenpinscher

O tédio é o pior que pode haver para estes pequenos endiabrados. O enérgico Affenpinscher gosta de qualquer atividade, seja caminhar ou brincar com muita energia e entusiasmo. Dá-se bem com outros cães e adora brincar no parque. Dá-se igualmente bem com crianças, com as quais gosta de partilhar as brincadeiras e diabruras. Porém, também sabe mostrar de forma bem clara se algo não é do seu agrado.

O Affenpinscher tem muita personalidade e, por vezes, pode ser bastante insolente ou teimoso, se algo não está de acordo com aquilo que deseja. Mas é fácil perdoar este patudinho devido à sua natureza afável e bem-disposta. Afinal, ele não guarda rancor e rapidamente se distrai com uma nova brincadeira. Graças à sua grande inteligência, esta raça tem uma compreensão rápida e entende facilmente o que lhe é pedido. Assim, apesar da sua teimosia, é um cão muito flexível e simples que se adapta bem em qualquer lugar.

É um cão leal ao seu dono e revela-se um parceiro muito afável e carinhoso. Cumpre as funções de "guardião da família" com tal seriedade e destemida coragem que, às vezes, os estranhos apelidam-no de pequeno "diabo" irado. Não é por acaso que em francês é chamado de “diablotin moustachu“, algo que se pode traduzir por “diabrete de bigode”.

Saúde

Comparando com outras raças, o dinheiro que se paga por um cachorro Affenpinscher é um bom investimento, já que em média a esperança de vida destes cães ronda os 15 anos. Para isto contribui o facto desta raça praticamente não ter sido alterada desde a sua criação e de, assim, terem sido preservadas as suas características originais e a sua robustez. Esta raça nunca esteve muito na moda, caminho que trouxe muitos dissabores a várias raças. São quase inexistentes doenças típicas da raça, pelo que, de um modo geral, este patudo goza de boa saúde.

Alimentação

Por norma, o Affenpinscher não sofre de intolerâncias alimentares, alergias, tendência para a obesidade ou outras doenças que exigem uma alimentação específica. Por isso, alimentar esta raça é tarefa fácil. Eles não necessitam duma nutrição específica, digerem igualmente bem comida seca, húmida, comida cozinhada ou crua. No entanto, a questão sobre o que é melhor para colocar no comedouro do seu cão já não tem resposta fácil. A variedade de oferta em alimentação para cães e as diferentes opções nutricionais são imensas.

A melhor alimentação para o seu cão depende das necessidades específicas dele. A dieta dum cão deve ser sempre adaptada ao seu estilo de vida e circunstâncias em que se encontra. Quais os nutrientes mais importantes e em que quantidade são adequados é algo que varia de cão para cão e pode determinar o curso de vida do animal. Em caso de dúvidas sobre a nutrição mais adequada para o seu cão, recomendamos que confie menos nas promessas da publicidade de alguns fabricantes e mais no criador do seu cão ou no veterinário. Uma dieta corretamente adaptada à idade, peso, nível de atividade e estado de saúde do seu cão pode ajudar a entender o que ele precisa para ter uma vida saudável e ativa.

Uma boa dose de carne de alta qualidade, alguns vegetais e gorduras essenciais são elementos indispensáveis em qualquer boa comida para cães. Por outro lado, demasiados cereais e outros aditivos, como adoçantes ou conservantes químicos, não devem constar no comedouro do seu amigo de quatro patas.

Cuidados

No campo dos cuidados já há mais exigências por parte desta raça, do que com a sua alimentação. Embora esta raça seja frequentemente descrita como necessitando de poucos cuidados, isso não significa que os “poucos cuidados” levem pouco tempo. Não é o caso do Affenpinscher, de todo! A sua pelagem preta requer tratamento regular com escova ou pente, para ficar limpa e não emaranhar. Adicionalmente, deve ser aparada pelo menos duas vezes por ano. Por outro lado, só deve ser lavada se for absolutamente necessário.

Para que o momento de cuidar do seu Affenpinscher não seja uma verdadeira "luta", deve habituar o cão desde tenra idade aos rituais de cuidados e higiene. Arranje um horário fixo para cuidar de seu cão, dedicando o tempo necessário à sua pelagem, dentes, orelhas e olhos. Associe o ato de escovar, e ao mesmo tempo de controlar o seu patudinho, a algo agradável - acaricie o cão, esteja próximo dele e dê-lhe atenção e ensine-o que compensa ficar quieto e ser "mimado" por si. Cortar as unhas pode ser algo que se torna desconfortável, em particular devido à densa pelagem preta que, acidentalmente, pode levar a que se corte demasiado. Por isso, se não tem muita experiência aconselhamos que deixe a pedicure para o veterinário.

A procura por um Affenpinscher

Com o início da industrialização e da criação de novas raças de cães, nas quais, além da natureza, cada vez mais a ênfase era colocada na bela aparência dos animais, a procura pelo pequeno caçador de ratos diminuiu drasticamente, devido à sua aparência semelhante ao macaco. Atualmente, no país de origem da raça, Alemanha, nascem apenas entre 20 a 30 crias por ano. Outra razão para o baixo número de exemplares é que o Affenpinscher geralmente só tem dois a três filhotes por ninhada. No entanto, noutros países há criadores que se dedicam a esta raça específica.

Além dos exemplares-padrão classificados pela FCI (Federação Cinológica Internacional), que assumiu a classificação da entidade alemã "Pinscher-Schnauzer-Club 1895", existem ainda outras duas classificações, nomeadamente pelo Kennel Club (KC) britânico e pelo American Kennel Club (AKC), que diferem um pouco da classificação da FCI.

Os cachorros da raça Affenpinscher

Por norma as crias nascem com pelagem preta e subpelo igualmente preto havendo, por vezes, crias em tom cinza ou castanho. Uma vez que o Affenpinscher só tem dois a três filhotes por ninhada, é uma das raças de cães mais raras no mundo. Na Alemanha nascem anualmente apenas entre 20 a 30 cachorros.

Comprar um Affenpinscher

Quem estiver interessado em adquirir um Affenpinscher puro pode ter de esperar muito tempo por um cachorro. É sabido que a procura dum criador adequado requer frequentemente muito esforço e paciência, devido às longas distâncias e à falta cachorros. Depois de tanto trabalho quando, por fim, se encontra um criador é normal querer obter “resultados rapidamente”. Mas, como acontece com qualquer raça, não é bom apressar-se a comprar um Affenpinscher. Veja as condições em que o criador trabalha, verifique se vai obter toda a documentação necessária com o certificado da FCI a comprovar que é um cão saudável e puro. Um cachorro de raça pura com a devida certificação não custa menos de 1.000/1.500 Euros. Se não quiser ser tão exigente com o pedigree, compensa deslocar-se até uma associação protetora de animais.

Equipamento básico

Antes de trazer o seu querido Affenpinscher para casa, já deve ter em sua posse algum equipamento básico para o receber. Este equipamento inclui comedouro e bebedouro, para comida e água, trela com peitoral ou coleira, como preferir, uma cama e brinquedos. Uma vez que os cuidados e higiene são essenciais para o Affenpinscher, deve ter em casa um champô suave para cães e uma escova. No caso de ter parasitas, recomendamos que compre produtos adequados para pulgas e carraças. Para transportar o seu Affenpinscher é ideal que tenha uma caixa de transporte para cães de porte pequeno.

Falta alguma coisa? Então descubra a oferta disponível em acessórios para cães na nossa loja zooplus!

Entretenimento e educação

Para estarem completamente felizes os Affenpinscher não precisam de muito, além de estar próximo dos seus humanos. Estes patudinhos afetuosos são muito dependentes da atenção dos seus donos, por outro lado, não são muito exigentes em relação ao espaço onde se movem. Eles sentem-se em casa quer vivam num pequeno apartamento de cidade, quer numa casa grande com jardim e orientam-se muito bem em quase todo o lado.

Devido à sua natureza afetuosa e muito sociável, bem como o seu caráter flexível e afável, os Affenpinscher são vulgarmente considerados como sendo fáceis de treinar. É verdade que os Affenpinscher aprendem rapidamente, estão dispostos a seguir o seu dono e são muito sociáveis com a maioria das pessoas. Mas é importante lembrar que também se diz que a raça tem uma certa obstinação, que muitas vezes pode converter-se em teimosia e, portanto, pode levar a alguns problemas na educação. A inconsistência na educação pode ter consequências infelizes para este cão e transformar este patudinho tão aprazível num tirano irascível.

Que nível de atividade precisa um Affenpinscher?

É importante que o enérgico e ativo Affenpinscher tenha entretenimento suficiente. Eles adoram caminhadas longas e em sítios variados, gostam de brincar livremente no parque – seja com a família ou com outros cães. Apesar do seu tamanho, não deve subestimar a sua resistência e necessidade de movimento. Felizmente, o Affenpinscher encanta-se de imediato com qualquer brincadeira e, por isso, procurar uma atividade para esses cães de raça não deve ser muito difícil. A sua apetência para a diversão e a sua compreensão rápida fazem do Affenpinscher um animal grato e simples de contentar, pois depressa fica empolgado com jogos ou atividades novas com o seu humano.

Um entre os melhores

Apesar do seu pequeno tamanho e da sua reputação de “cão principiante”, aconselhamos que não tome a educação do seu Affenpinscher de ânimo leve. Especialmente para quem tem pouca experiência, recomendamos que procure ajuda junto duma escola para cães, para aprender os fundamentos mais importantes da forma como lidar e educar o seu amigo de quatro patas. Os donos que interiorizam as regras mais importantes e educam o seu cão com amor e consistência, têm posteriormente muitos momentos felizes com os seus cães. Resumindo, já Alfred Edmund Brehm escreveu na sua conhecida obra de referência em zoologia “A Vida Animal“, de 1890, sobre os Affenpinscher: “O cão tem que ser considerado um dos melhores. É um animal feliz e divertido, dedicado ao homem ao mais alto nível, lisonjeiro e carinhoso para com os amigos, e muito bom quando em luta com outros cães. "

Os nossos artigos mais relevantes

Rafeiro Alentejano

Está a pensar adotar um Rafeiro Alentejano? Conheça todas as características da raça e se é o cão indicado para si.

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.

Labrador Retriever

Gosta de agradar, adora pessoas e é robusto: o Labrador Retriever é extremamente popular como cão de família.