Encontrar um criador de Affenpinscher não é fácil
Com a evolução da sociedade e menor necessidade de cães de trabalho, as pessoas começaram a procurar cães de companhia. A beleza tornou-se então uma prioridade e assim a procura dos patudos com cara de macaco diminuiu.
Hoje em dia não existem muitos criadores desta raça. Além disso, como as cadelas Affenpinscher têm apenas 2 ou 3 cachorrinhos por ninhada, o número de cachorrinhos disponíveis é baixo.
Informação importante: A FCI (Federação Cinológica Internacional) reconheceu oficialmente a raça Affenpinscher de acordo com o padrão estabelecido pelo “Pinscher-Schnauzer-Klub 1895”. No entanto, o Kennel Club britânico e o American Kennel Club adotaram padrões de raça ligeiramente diferentes. Naturalmente os criadores seguem o padrão da associação a que pertencem o que explica ligeiras diferenças entre Affenpinscher.
Comprar um Affenpinscher
Pelas razões mencionadas acima, se pretende ter um destes cachorrinhos na família pode ter que esperar algum tempo. Em primeiro lugar tem que encontrar um criador sério, o que provavelmente demora algum tempo. Assim, depois de tanto trabalho à procura de um novo patudo, muitas pessoas querem levar o seu pequeno Affenpinscher para casa imediatamente.
No entanto, adotar um cão desta raça é uma decisão importante e por isso não se precipite. Antes de tomar qualquer decisão, visite o criador e verifique as condições de vida dos seus cães. Além disso, verifique se ele pertence a um clube de criadores reconhecido e que os seus patudos estão devidamente registados. Por fim, observe bem os cães. Patudos saudáveis têm um ar alegre e descontraído e não se intimidam com a presença de estranhos.
Um Affenpinscher de raça devidamente registado pode custar entre 900 e 1.400 euros. Se não é muito importante para si ter um patudo de raça, visite uma associação que acolha patudos para adoção.