Shiranian

Shiranian no topo de uma escada

Os Shiranian facilmente conquistam o coração de quem gosta de patudos. Com olhos grandes e arredondados e pelo fofo e colorido estes cães não passam despercebidos. Além disso, estes patudos que resultam do cruzamento entre as raças Shih Tzu e Spitz-alemão-anão, têm uma personalidade fácil e amigável. Assim, estes pequenos peludos são ideais para quem não tem muita experiência com cães. No entanto, os Shiranian precisam de vários cuidados com o pelo.

O que caracteriza os Shiranian?

Os Shiranian não são cães de raça pura, pois resultam do cruzamento dos Shih Tzu e Spitz-alemão-anão. São os chamados cães híbridos. No entanto, a popularidade destes patudos entre as famílias têm vindo a aumentar consideravelmente.

A raça de cães Shih Tzu é original do Tibete. Aí monges criaram estes patudos durante séculos devido à sua ligação a Buda. Com o passar do tempo, os Shih Tzu tornaram-se populares na corte imperial chinesa. Mais tarde estes cães, cujo nome com origem no mandarim significa “pequeno leão”, tornaram-se conhecidos em todo o mundo.

O Spitz-alemão-anão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, é uma variedade pequena das raças Spitz Alemão. Esta raça é ainda relativamente recente e inicialmente era especialmente popular nos EUA e no Reino Unido. Entretanto, o Spitz-alemão-anão é uma das raças de cães anões mais conhecidas no mundo.

Outros exemplos de raças de cães que resultam do cruzamento de duas raças, ou seja raças híbridas, é o Labradoodle. Estes patudos, que também ficaram conhecidos como ”Designer Dogs”, são uma caixinha de surpresas, visto que não é possível prever se que características do pai ou da mãe vão herdar.

Pais dos Shiranian: Shih Tzu deitado à frente de uma parede
Um dos pais dos Shiranian é o Shih Tzu…
Spitz-alemão-anão deitado na relva. Os Shiranian podem ser muito parecidos com os Spitz-alemão-anão
o outro é o Spitz-alemão-anão

Aspeto dos Shiranian

Quais as características físicas dos Shiranian?

Como qualquer patudo cujos pais são de raças diferentes, não é possível saber de antemão qual a raça que vai ser predominante. No entanto, no caso dos Shiranian é mais fácil antecipar o aspeto dos cachorrinhos porque os Shih Tzu e os Spitz-alemão-anão têm muito em comum. Assim, os Shiranian pesam em média 5 quilos, mas podem pesar apenas 2 quilos e os maiores chegam aos 8 quilos.

A altura na cernelha destes patudo é de no máximo 27 centímetros. Já o tamanho do focinho e a forma das orelhas varia. Os Shiranian têm a cauda portada sobre o dorso tal como os cães das duas raças dos pais. Por fim, o pelo é sedoso e pode apresentar qualquer cor.

Personalidade e educação dos Shiranian

Cada Shiranian têm a sua própria personalidade. No entanto, fazendo jus à personalidade dos pais, os Shiranian costumam ser bastante seguros de si. Além disso, os Shiranian são muito afetuosos e desenvolvem uma relação muito próxima com os donos. Assim, é importante habituar o seu pequeno Shiranian a ficar algum tempo sozinho desde cedo. À medida que ele cresce deixe-o mais tempo sozinho. Ainda assim, é importante sublinhar que estes patudos não devem ficar muitas horas sem companhia.

Por outro lado, estes patudos dão-se lindamente com outros cães. Por isso vivem felizes em casas com vários cães. Viver com gatos também não é problemático, desde que o gato não se importe de partilhar a casa com um cão. Os Shiranian também não costumam ter instinto de caça ou tendência para fugir de casa.

Os Shiranian adoram brincar com os donos e aceitam bem a presença de estranhos, sem serem intrusivos. Por isso estes patudos não constituem um grande desafio em termos de educação. Ainda assim, é importante adotar regras claras e ter uma atitude consistente e carinhosa com o seu patudo.

O Shiranian é o cão certo para mim?

Os cães Shiranian são excelentes para quem não tem experiência com patudos. Além disso, estes cães vivem felizes em famílias grandes ou apenas com um dono. Também são cães adequados para viver na cidade, desde que o seu passeio diário inclua um jardim. Os Shiranian não devem fazer passeios regulares em matas ou florestas dadas as características do seu pelo.

Com efeito, provavelmente o lado mais exigente dos Shiranian é o cuidado com o pelo. Estes patudos precisam de ser escovados regulamente. Lembre-se também que esta tarefa pode demorar algum tempo por causa do tipo de pelo dos Shiranian.

Estes cães não devem ficar sozinhos muito tempo. Assim, estes patudos são excelentes companheiros para as pessoas que podem levar o seu patudo para o escritório. Além disso, eles também ficam muito felizes em acompanhar os donos em viagens. Por outro lado, os Shiranian não gostam muito de ficar em hotéis para cães, onde geralmente ficam sozinhos. Assim, se decidir ter um Shiranian é importante planear antecipadamente as suas férias.

Para saber mais sobre a educação dos cães visite a nossa seção Adestramento de cães.

Saúde

Os Shiranian têm tendência a ter alguns problemas de saúde que herdam dos pais. No entanto, se forem saudáveis estes cães vivem em média 15 anos. Assim, é importante procurar criadores sérios e responsáveis que façam os exames necessários aos progenitores para garantir que os cachorrinhos são saudáveis. Não aceite argumentos de que os cães sem raça determinada são sempre mais saudáveis. Os Shiranian não se enquadram nesta categoria pois são o cruzamento de duas raças.

Os Shih Tzu e os Spitz-alemão-anão podem ter propensão a certas doenças já conhecidas. Desse modo, os pais dos Shiranian devem ser testados para despistar a displasia da anca bem como a luxação da rótula.
A alopecia X, uma dermopatia também conhecida como Black Skin, é relativamente comum entre os Spitz-alemão-anão. A alopecia X é uma doença de pele que causa perda de pelo e faz com que a pele fique escura. Por fim, um em cada dez Spitz-alemão-anão apresenta criptorquidismo. Os cães com esta condição têm testículos, mas estes não desceram até ao escroto, como seria normal.

Tal como os Shih Tzu, os Shiranian também podem ter tendência a ter olhos lacrimejantes e problemas respiratórios. A gravidade dos problemas respiratórios depende muito do tamanho do focinho. Quanto menor o focinho maior a probabilidade de o patudo ter dificuldades respiratórias.

As cadelas de raças anãs costumam ter dificuldades durante o parto devido a terem um corpo pequeno e por isso geralmente o parto é por cesariana.

A alimentação dos Shiranian

Qual o tipo de alimentação adequado a um Shiranian?

Como qualquer cão, os Shiranian também beneficiam muito de uma ração de elevado valor nutritivo com proteínas de origem animal, seja carne ou peixe. Assim, procure uma ração que seja adequada às necessidades do seu patudo. Para satisfazer as necessidades de mastigação do seu patudo pode dar-lhe snacks, como por exemplo sticks de roer ou snacks naturais com 100% de carne, como snacks de vaca. Nunca se esqueça que o seu cão deve ter sempre água fresca à disposição.

Importante: Tenha sempre em atenção o peso do seu patudo. Para evitar que o seu pequeno peludo engorde demasiado pese-o regularmente. Se o peso do seu cão aumentar atue imediatamente. Por exemplo, quando calcular a porção diária de ração, desconte a porção correspondente às guloseimas que ele come durante o dia. Além disso, em vez de snacks pode usar os croquetes de ração seca como recompensa durante os treinos. Desse modo o seu patudo diverte-se sem aumentar de peso.

Na loja para cães da zooplus encontra uma enorme variedade de ração e comida húmida para cães.

Cuidados

O pelo dos Shiranian

Se escolher ter um Shiranian como companheiro não se deixe enganar pelo seu tamanho. Apesar de pequenos, estes patudos precisam de cuidados regulares com o pelo. Se o seu Shiranian tem o mesmo tipo de pelo que o seu progenitor Shih Tzu prepare-se para o escovar todos os dias. A cada passeio, o bonito e suave pelo comprido do seu Shiranian apanha sujidade, raminhos e folhas. Assim, por uma questão de higiene e de conforto para si e para o seu patudo, os cuidados com o pelo são essenciais.

Para evitar as constantes sessões de escovagem, alguns donos optam por tosquiar o seu Shiranian. No entanto, a tosquia não é uma solução douradora, pois a redução da quantidade de pelo pode provocar problemas na pele do seu patudo. Assim, o melhor é habituar-se a escovar diariamente o seu Shiranian. Na verdade, esta é uma atividade relaxante para os donos e patudos que fortalece os laços entre ambos. E tem também a vantagem de reduzir a quantidade de pelos em casa.

Qual a melhor forma de manter o meu Shiranian ocupado?

Mesmo aquelas pessoas que não gostam ou não podem dar longos passeios durante o dia podem ter um Shiranian. Para estes pequenos patudos mais importante do que andar vários quilómetros por dia são as sessões de brincadeira e treino. Os Shiranian gostam de aprender truques e de brincar, e desportos para cães como agility ou dogdance são igualmente adequados. Estes pequenos e muito simpáticos patudos também são eficazes como apoio a intervenções terapêuticas. Naturalmente, para essa atividade devem receber treino adequado.

Criação

Onde posso encontrar um Shiranian?

Na internet encontra facilmente anúncios de cachorrinhos Shiranian à venda. No entanto, tenha cuidado ao escolher o seu futuro companheiro de quatro patas, pois visto que esta raça não é reconhecida oficialmente, não existem criadores certificados. Assim, os futuros donos devem escolher criteriosamente o criador.

Em primeiro lugar procure um criador que lhe permita conhecer o espaço onde os cães vivem assim como os pais do seu pequeno Shiranian. Nunca adquira um patudo sem ter a certeza que este foi criado de forma adequada. É na fase inicial da vida dos cachorrinhos que se inicia a socialização e erros neste processo podem ser difíceis de corrigir. Assim, um criador sério e responsável expõe de forma adequada os seus cachorros aos vários estímulos do dia-a-dia. Além disso, certifique-se que o seu pequeno patudo tem pelo menos 9 semanas de idade quando se mudar para sua casa. Até então os cachorros devem viver com a mãe e os irmãos.

Dica: os cachorros devem ser entregues aos donos desparasitados, vacinados e com microchip. Assim, quando for buscar o seu Shiranian verifique o boletim de vacinas onde constam estas informações.

Ein Shiranianwelpe mit einem Zwergspitz.
Wundertüte: Bei Hybridhunden weiß man nie genau, welches Elternteil mehr durchschlägt. Dieser Shiranianwelpe sieht dem Zwergspitz sehr ähnlich.

Desvantagens dos cães híbridos

Em primeiro lugar, é mais fácil saber se está perante um criador sério se procurar um cão de raça, visto que estes criadores devem estar oficialmente registados. Além disso, muitos criadores não vêm com bons olhos a criação de cães híbridos.

Ainda assim, a popularidade destes cães aumentou imenso nos últimos tempos. Por isso, os valores pedidos para os cães híbridos são muitas vezes superiores aos valores de cães de raça. No entanto, não existe nenhum motivo objetivo para a diferença de preço. Pelo contrário, os cães de raça têm que fazer diversos exames de saúde que implicam custos elevados aos criadores. Além disso, os criadores também têm gastos com o registo dos seus cães e ninhada. Já os criadores de cães híbridos não têm que seguir estas regras.

Um criador de cães de raça geralmente define um objetivo para as ninhadas, seja em termos de aspeto seja de personalidade. Com os Shiranian isto não é possível, pois o criador nunca pode saber de antemão se os cachorros saem mais parecidos com o Shih Tzu ou com o Spitz-alemão-anão. Como as características das ninhadas não se tornam mais previsíveis ao cruzar dois Shiranian, os criadores preferem cruzar Shih Tzu com Spitz-alemão-anão.

Adotar um patudo especial

Se procura um patudo especial e com características únicas pode também visitar uma associação de proteção de animais. Aqui encontra desde cachorrinhos a cães adultos de raça, híbridos ou rafeiros, que esperam ansiosamente uma família.

Se gostava mesmo de ter um patudo de aspeto parecido com o Shiranian procure na internet. O aspeto destes patudos é muito popular e por isso é provável que encontre algum numa destas associações.

Lembre-se que estes patudos recebem os cuidados médicos necessários assim como as vacinas. Assim, se decidir adotar um cão tem a certeza que ele está saudável.

Quais as raças parecidas com os Shiranian?

No fundo o que procura é um patudo pequeno, simpático e com pelo especial? Então os Shih Tzu ou os Spitz-alemão-anão, os progenitores dos Shiranian, são uma excelente alternativa. Os cães das raças Bichon Frisé, Bichon Maltês ou Bolognese são muito queridos, brincalhões e muito pequenos, portanto são também uma boa opção.

Se gostava de ter um patudo com pelo colorido espreite as raças Havanese ou Bichon Havanês e Lowchen ou Pequeno Cão Leão. Os cães destas raças têm algo muito importante em comum: estão sempre prontos a acompanhar os donos a qualquer lado.

Mas talvez prefira um cão maior. Se for esse o caso não se preocupe, dentro das mais de 200 raças de cães que existem no mundo de certeza que encontra o patudo ideal para si. Consulte também a nossa secção Raças de cães. Aqui encontra artigos com uma descrição geral de inúmeras raças de cães.

Os nossos artigos mais relevantes
12 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.