Saúde: os pontos fracos do Galgo Afegão
De um modo geral, os cães desta raça gozam de boa saúde desde que vivam de forma adequada às suas necessidades, o que inclui o exercício físico. No entanto, estes patudos têm alguma tendência a ter displasia da anca e cataratas.
O Galgo Afegão também pode apresentar uma doença degenerativa hereditária, a mielopatia. Esta doença específica da raça manifesta-se no primeiro ano de vida e geralmente provoca a paralisia total do cão em algumas semanas. Criadores sérios e responsáveis conseguem eliminar esta doença das suas ninhadas através de uma seleção criteriosa dos seus cães reprodutores.
Se não tiver problemas de saúde adicionais, o Galgo Afegão vive entre 12 e 14 anos.
A alimentação correta para o Galgo Afegão
O Galgo Afegão é, como todos os cães, principalmente carnívoro. No entanto, outros alimentos também fazem parte da dieta natural dos cães. Assim, é fundamental que o seu Galgo Afegão coma uma percentagem elevada de proteínas de origem animal.
Encontra diversos artigos sobre este tema na secção Comida para cão da zooplus Magazine. Na loja online zooplus encontra uma enorme oferta de ração e comida húmida para cães de elevada qualidade.
Caso precise de mudar a ração, faça a mudança gradualmente ao longo de vários dias, misturando a nova ração à anterior. Dessa forma reduz o risco de irritação do aparelho gastrointestinal, o que também pode provocar diarreia e vómitos. Esta regra também se aplica quando chega um cachorro a casa. Ou seja, mantenha a ração a que ele está habituado por algum tempo, assim evita que o processo de adaptação à nova casa e à nova família seja mais difícil.
Em termos de refeições, os cachorros devem comer quatro vezes ao dia. Já o Galgo Afegão adulto deve comer duas vezes por dia, com um intervalo suficiente entre elas para que ele faça a digestão completa.
Como mencionado acima, o Galgo Afegão é um patudo cheio de energia que adora fazer exercício. E a quantidade de comida depende do nível de atividade do seu patudo. Consulte as recomendações do fabricante da ração para saber a quantidade que deve dar ao seu cão diariamente.
No entanto, visto que o Galgo Afegão gasta imensa energia e não têm tendência a ficar com peso a mais, pode aumentar um pouco a quantidade. Mas controle sempre o seu patudo e ajuste a quantidade de ração se ele perder ou ganhar peso.