Kokoni

Escrito por Natalie Decker
kokoni de pele bege deitado na relva

O kokoni é uma raça de cães bem-disposta e vivaz oriunda da Grécia.

O kokoni é uma raça de cães muito comum na Grécia, o seu país de origem. Porém, a sua criação raramente é feita de forma profissional, pelo que os animais se vão reproduzindo na rua, de forma mais ou menos controlada. Portanto, existem muitos híbridos de kokoni e a aparência destes pequenos cães, alegres e cheios de energia, é inconsistente.

Aparência: qual o tamanho de um kokoni?

O kokoni pertence ao grupo das raças pequenas. Os machos contam com uma altura ao garrote entre os 24 e os 38 centímetros, enquanto as fêmeas oscilam entre os 23 e os 27 centímetros. Relativamente ao peso, os machos pesam entre cinco a oito quilos. Já as fêmeas pesam entre quatro a sete quilos.

O corpo mais alongado é muito típico deste pequeno grego. As suas pernas são curtas e fortes, a cauda é peluda e as orelhas são caídas e também peludas. Já a cabeça do kokoni faz lembrar, de algum modo, um teckel. Quanto ao pelo, podemos encontrá-lo em todas as cores e padrões possíveis. O pelo é de comprimento médio no pescoço, nuca e tronco. A parte de trás das pernas traseiras apresentam pelo, algum bastante comprido, pelo que é usado o termo “calças” para o descrever.

Qual a tradução de “kokoni”?

O nome “kokoni” é, naturalmente, de origem grega e pode ser traduzido por “pequeno cão” ou “querido”. Além disso, a raça é conhecida internacionalmente como “Small Greek Domestic Dog”.

um kokoni em cima de uma cadeira
A cabeça de um kokoni faz lembrar a de um teckel.

O kokoni é considerado um cão de companhia. São animais meigos, simpáticos e orientados para as pessoas. Portanto, são cães de família ideais. Mas estes sociáveis patudos também são agradáveis companheiros para solteiros ou seniores.

Na Grécia, seu país de origem, os vivazes e brincalhões kokoni são uma das poucas raças de cães tidas apenas por gosto – por exemplo, como companheiros de brincadeira para crianças.

Além disso, este cão desempenha algumas tarefas, tanto em casa como em quintas. Por exemplo, ladra alto para anunciar visitas. Também caça ratos, ratazanas e outras pragas. Geralmente, estes patudos dão-se bem com gatos e são dedicados a proteger outros pequenos animais.

Os kokonis ladram muito?

Os kokonis são considerados cães dóceis, fáceis de treinar e adequados para principiantes. No entanto, precisam de sinais claros e de consistência. Um kokoni treinado de forma desadequada ou pouco estimulado pode efetivamente ladrar bastante.

kokoni a passear com trela
O ativo kokoni adora passeios e está pronto para praticar qualquer desporto para cães.

Os kokoni criam vínculos muito próximos com os seus cuidadores. Exigem bastante atenção e, portanto, não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Devido ao seu tamanho, são cães que podem ser tidos em apartamentos na cidade. No entanto, estes pequenotes não devem ter que subir demasiadas escadas.

Uma casa no campo que possam guardar: é o que os kokoni mais gostam. Estes cães gostam de estar no exterior e de correr à vontade num jardim bem seguro. Mas passeios demorados e muita atenção dos donos são coisas tão boas ou melhores.

Tendo em conta que gostam muito de crianças, os kokoni podem ser treinados como cães de terapia ou para escolas. Por exemplo, uma tarefa como ficar pacientemente sentado durante os exercícios de leitura dos alunos é concebível.

Desporto para cães com os kokoni

Cães ativos e vivazes como os kokoni são indicados para uma grande variedade de desportos para cães. O dog dancing, por exemplo, é uma boa opção para estes ágeis patudos do Europa do Sul. Agility também é uma hipótese, desde que os obstáculos sejam adaptados ao tamanho do seu corpo. Além disso, estes inteligentes animais gostam de aprender pequenos truques e ocupam-se com brinquedos de inteligência.

O pelo dos kokoni é de comprimento médio a longo, pelo que deve ser escovado regularmente. Pois é importante remover sujidade e pelo solto. Além disso, o ritual de escovagem também fortalece os laços entre o cão e o dono.

Também as orelhas tombadas da raça requerem um pouco de atenção, pois podem rapidamente desenvolver-se inflamações nessa zona. Depois dos passeios, também a pele do cão deve ser verificada para a presença de carraças.

A comida certa para os kokoni

Relativamente à alimentação, estes cães são simples e não têm grandes exigências. É recomendável comprar comida de alta qualidade, sem cereais, que apoie a saúde do animal. Assim, tanto uma dieta BARF como ração e comida húmida são uma possibilidade, embora, no que diz respeito à ração, deve optar-se por ração adequada para raças pequenas, isto é, com pedaços mais pequenos.

Os kokoni são considerados cães robustos. Não são conhecidas doenças hereditárias típicas da raça. Não é de espantar, pois a raça está bem espalhada na Grécia e o património genético é enorme. É frequente estes cães viverem de forma semiselvagem nas ruas, pelo que se reproduzem sem controlo.

A criação profissional não é nada comum. Isto significa que nem determinadas características são escolhidas nem que os animais são cruzados especificamente. Na maior parte dos casos, são particulares que oferecem os seus cachorros a amigos e vizinhos.

Doenças mediterrânicas em cães gregos

As chamadas doenças mediterrânicas estão bem espalhadas entre as raças de cães gregas. Tratam-se de doenças infecciosas que são transmitidas por mosquitos, carraças e outros parasitas.

Se pretende adotar um cão da Grécia, deve definitivamente testá-lo para a leishmaniose, erliquiose, babesiose e outras doenças mediterrânicas para não as levar para o seu país de origem.

Qual a esperança de vida dos kokoni?

Tal como muitas raças pequenas de cães, os kokoni também vivem muit0 tempo. Recebendo os cuidados adequados, podem viver até aos 16 anos.

O kokoni é uma raça com uma longa história. Estes pequenos e vivazes cães têm sido tidos como cães de casa e de quintas desde tempos remotos. Podem ser encontradas representações dos animais em vasos antigos, por exemplo. Diz-se também que o famoso filósfo Aristóteles terá falado deste popular patudo.

No entanto, foi apenas em 2005 que o kokoni foi reconhecido como uma raça independente na Grécia. No entanto, a Federação Cinológica Internacional (FCI) ainda não reconheceu a raça. Um dos motivos é, provavelmente, a aparência inconsistente dos animais: os kokoni apresentam-se em todas as cores. Portanto, parecem-se mais com rafeiros do que com cães pedigree.

Kokoni ou Alopekis?

O kokoni tem muitas parecenças com outra raça grega de cães, o alopekis. Algumas pessoas pensam mesmo que são apenas uma raça: sendo o kokoni o representante de pelo comprido e o alopekis o representante de pelo curto.

De facto, há muitas sobreposições entre as duas raças em termos de origem, personalidade e aparência. Porém, apenas a variante de pelo comprido, o kokoni, é oficialmente reconhecida como uma raça de cães na Grécia, a nível nacional.

Compra: onde posso encontrar um kokoni ou um kokoni híbrido?

Os kokoni são difíceis de encontrar fora da Grécia, pois quase não existem criadores da raça. Mesmo na própria Grécia, é mais provável adotar kokonis a particulares que têm cachorros para vender com regularidade.

Cães de associações protetoras de animais estrangeiras

Se quer adotar um kokoni, deve procurar junto de associações protetoras de animais, estrangeiras. Pois é frequente estas organizações atuarem como intermediárias, fazendo chegar kokonis e kokonis híbridos, incluindo cães abandonados, a novos donos, noutros países.

Se pretende adotar um kokoni oriundo da Grécia deve, definitivamente, contactar uma associação protetora de animais de confiança. Porque o cão só pode entrar legalmente no país se tiver todos os documentos e vacinas necessários.

Conclusão: um amigo leal para a vida

Um amigo de quatro patas bem-disposto, fácil de treinar e em tamanho compacto: o kokoni é um cão de sonho que irá fazer as delícias de famílias e de qualquer pessoa. Quem quer que tenha a sorte de adotar um cão desta raça ganha um amigo leal para a vida.

Bilhete de identidade do kokoni

Características: Raça de porte pequeno, muito comum na Grécia. É frequentemente tida como cão de companhia, de casa e de quinta.
Carácter: Afeiçoado, adora crianças, amigável, inteligente
Altura ao garrote: Machos 24-38 cm, Fêmeas 23-27 cm
Peso: Machos 5-8 kg, Fêmeas 4-7 kg
Pelo: Entre médio a comprido em algumas zonas; encontra-se em todas as cores e padrões
Cuidados com o pelo: Médios
Atividades: Adora passeios; adequado para a prática de desportos para cães
Cão para principiantes: Sim
Latido: Ladra entre moderadamente a muito
Esperança média de vida: 16 anos
Doenças típicas: Raça robusta, sem doenças hereditárias conhecidas. Porém, é suscetível a doenças mediterrânicas, como leishmaniose, erliquiose e babesiose
Preço: Até cerca de 1000 euros
Grupo FCI: Não reconhecido oficialmente, mas atribuído ao grupo 9 da FCI, “Cães de companhia”
Necessidade de movimento: Média
Origem: Grécia

Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.