Cuidar da sua ratazana doméstica: dicas úteis

Escrito por Natalie Decker
Cuidar da sua ratazana doméstica, a proximidade com os donos é essencial para o bem estar destes roedores

As ratazanas domésticas aprendem a confiar nos donos e sentem-se felizes na sua companhia

As ratazanas domésticas gostam de estar próximas dos donos e têm uma enorme capacidade de aprendizagem. Além disso, estes fofinhos animais de estimação são relativamente fáceis de cuidar e por isso são uma excelente alternativa para quem passa muito tempo fora de casa. Mas também as crianças encontram nas ratazanas domésticas excelentes companheiros. No entanto, para que os seus roedores vivam felizes deve ter em conta alguns aspetos. Descubra como melhor cuidar da sua ratazana doméstica.

Introdução aos cuidados a ter com ratazanas

As ratazanas domésticas são inteligentes e sociáveis. E por isso, observá-las a brincar e ensinar-lhes alguns truques é muito compensador para quem gosta de animais. Como estes roedores estão mais ativos ao fim da tarde, início da noite e nas primeiras horas da manhã, eles são animais de estimação perfeitos para quem trabalha fora de casa.

Ratazanas domésticas como animais de estimação para crianças

Crianças com alguma idade podem ficar responsáveis pelas ratazanas e cuidar delas com a ajuda dos pais. No entanto, a esperança média de vida destes roedores é de 2 anos. E a morte de um animal de estimação é sempre uma situação dolorosa para as crianças e também para os adultos.

Características das ratazanas domésticas

As ratazanas domésticas, de nome científico Rattus norvegicus, são roedores cujo pelo pode apresentar diversas cores, como por exemplo, preto, castanho ou bege. Existem igualmente ratazanas albinas, ou seja, de pelo branco com olhos vermelhos.

Adotar uma ratazana

Se procura uma ratazana para a sua família pode procurar na internet por fóruns ou associações que têm roedores para adotar.

Estilo de vida: Quantas ratazanas devo ter?

Entre os vários cuidados a ter com ratazanas, um deles é essencial: as ratazanas são animais que vivem em grupos de diversos indivíduos e por isso não devem viver sozinhas. Assim, para garantir uma vida adequada ao seu roedor deve ter pelo menos dois exemplares. No entanto, o ideal é ter um grupo com 3 a 6 ratazanas.

Para evitar que os seus roedores procriem, escolha ratazanas do mesmo sexo, sendo que as fêmeas convivem melhor entre si do que os machos. Em alternativa pode ter uma mistura de fêmeas e machos castrados. Por fim, para aumentar o número de indivíduos no grupo, escolha uma ratazana jovem.

Ratazana doméstica de pelo castanho em cima de uma tábua de madeira
Uma gaiola para ratazanas deve ter mais do que um piso, para que os animais tenham espaço suficiente para trepar e brincar.

Cuidados a ter com ratazanas: gaiola e equipamento básico

De quanto espaço precisa uma ratazana? Especialistas em comportamento animal recomendam uma gaiola com 100 x 50 x 120 centímetros para grupo de 2 a 6 ratazanas. Além disso, a gaiola deve ter vários pisos que estes ágeis roedores possam alcançar através de escadas ou ramos de árvore posicionados para tal.

Características da gaiola

Cubra o chão da gaiola com aparas de madeira macia e sem pó. Além disso, estes roedores precisam de ter um canto da gaiola para usar como casa de banho. Esse canto deve ser coberto com areia para gatos ou para chinchilas. Para dormir, as ratazanas domésticas gostam de ter um pequeno esconderijo seguro e aconchegante que pode ser uma pequena casinha com feno ou palha. Por fim, para as brincadeiras e para se esconderem, as ratazanas agradecem muito se colocar, por exemplo, tubos de papelão na gaiola.

Passeios

Independentemente do tamanho da gaiola e dos acessórios que lá colocar para brincar, estes roedores precisam de passar algumas horas por dia em liberdade pela casa. Para estes curiosos e inteligentes animais é essencial poder explorar uma sala da casa em segurança e com supervisão dos donos. Lembre-se de colocar fora do alcance das suas ratazanas cabos elétricos, livros e plantas venenosas, para que não haja acidentes.

Cuidar da sua ratazana doméstica: como a manter ocupada

Como já mencionado, as ratazanas são animais inteligentes e curiosos e por isso precisam de ser estimulados física e mentalmente. Assim, é essencial que lhes dê a possibilidade de brincarem quer dentro da gaiola quer quando passeiam pela sua sala.

Brincadeiras e jogos para ratazanas

As ratazanas divertem-se com alguma facilidade e pode criar os seus próprios brinquedos para elas. Por exemplo, estes pequenos roedores divertem-se muito a escalar e vasculhar pequenas caixas de papelão cheias de folhas de papel amarrotado. Pode também criar excitantes labirintos com papelão ou livros antigos. Para tornar a brincadeira ainda mais interessante pode espalhar algumas guloseimas no labirinto, como, por exemplo, pequenos pedaços de pepino.

Cuidar da sua ratazana doméstica: uma pessoa dá uma guloseima a uma ratazana de pelo castanho e branco
Com guloseimas e alguma paciência pode ensinar vários truques às suas ratazanas.

Cuidados ao mexer nas suas ratazanas domésticas

Contrariamente a outros roedores, as ratazanas domésticas confiam bastante nos donos, especialmente se tiverem sido criadas por pessoas desde pequenas. Assim, quanto mais tempo passar com os seus pequenos roedores, mais eles se aproximam de si. Muitas ratazanas gostam muito de se sentarem nos ombros dos donos e de manterem o contato físico.

Dica: para tirar a sua ratazana da gaiola coloque uma mão por baixo da barriga e outra no dorso. Estes animais não gostam de ser apanhados pela cauda, pois além da cauda ser uma parte sensível do corpo, eles não se sentem seguros ao ficarem suspenso no ar.

Alimentação das ratazanas domésticas

Apesar de as ratazanas serem animais omnívoros, elas preferem comer vegetais e plantas a qualquer tipo de carne. Entre as suas comidas preferidas estão os flocos de aveia e misturas especiais de grão. No entanto, vegetais frescos, como pepino, alface e cenouras são igualmente apreciados por estes roedores. Pode dar também fruta às suas ratazanas, com exceção dos citrinos. Para dar proteínas de origem animal, dê alimentos como ovos cozidos, queijo quark iogurte ou larvas de farinha. Por fim, como guloseimas entre as refeições, dê frutos secos, tostas ou pão estaladiço.

Saúde

Se o estilo de vida das suas ratazanas for adequado às suas necessidades, estes animais raramente adoecem. No entanto, se os seus animais de estimação apresentarem o pelo opaco, secreções oculares ou no nariz é porque algo de errado se passa. Além disso, perda de apetite, apatia e respiração alterada são igualmente sinais de doença. Nesse caso, leve as suas ratazanas ao veterinário, de preferência um que tenha experiência com pequenos roedores. As doenças mais frequentes destes animais são infeções respiratórias e tumores.

Cuidados a ter com ratazanas: Reprodução

Este é um tema importante, pois as ratazanas reproduzem-se com muita facilidade e rapidez. As fêmeas podem engravidar desde as 5 ou 6 semanas de vida e têm cerca de 10 ratinhos por ninhada. Além disso, assim que os ratinhos nascem, a fêmea está pronta para engravidar outra vez. Assim, uma ratazana fêmea tem em média 4 ninhadas por ano, o que corresponde a 40 ratinhos.

Para não acabar com inúmeros ratinhos em casa, veja muito bem qual o sexo das ratazanas que escolhe para o grupo e deixe a criação de ratazanas para profissionais.

Conclusão: As ratazanas são uma alternativa aos porquinhos-da-índia?

As ratazanas são animais de estimação cujas necessidades e cuidados se adaptam mais ao estilo de vida de muitas pessoas. Além disso, são muitas vezes melhores companheiros para crianças, do que porquinhos-da-índia ou coelhos, pois as ratazanas não têm um instinto de fuga pronunciado. Pelo contrário, as ratazanas gostam da companhia e toque dos donos.


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A life without a pug is possible, but pointless," Loriot once said. I would unreservedly agree and add: "A life without horse, cat and rabbit as well!" My heart beats for all animals big and small and I have the great fortune to be able to write about my passion as a freelance author. With my articles I would like to raise awareness for animal welfare and give useful tips to animal lovers.


Os nossos artigos mais relevantes