Ter um porquinho-da-índia

Ter um porquinho-da-índia

De dentro da sua gaiola para porquinhos-da-índia, o Speedy observa o mundo em redor desde o seu sítio favorito. A agitação das últimas horas deixou-o exausto. Primeiro um pouco de jogging, depois umas subidas e finalmente uma deliciosa salada. Com tanta atividade, é normal que se sinta cansado. No que diz respeito a ter um porquinho-da-índia tenha em conta os seguintes aspetos:

Comportamento dos porquinhos-da-índia

Muitos fãs de animais pensam que os porquinhos-da-índia são animais preguiçosos e enfadonhos. Nada disso! A verdade é que, infelizmente, muitos porquinhos-da-índia não têm oportunidades para se comportarem de acordo com a sua essência. Muitas vezes as suas gaiolas só estão equipadas com um dispensador de feno e uma casinha. Não têm possibilidades para trepar nem brincar. Mas com alguma imaginação e habilidade pode transformar a gaiola num parque de diversões para porquinhos-da-índia.

Qual o tamanho apropriado para a gaiola dos porquinhos-da-índia?

Uma gaiola para porquinhos-da-índia deve ter como dimensões mínimas 100 cm x 60 cm. Desde que o animal possa sair diariamente da gaiola este é um tamanho apropriado. Se assim não for, calcule um metro quadrado por cada porquinho, no mínimo. De outra forma, a falta de espaço pode ter graves consequências para o animal: sentem-se continuamente stressados e podem tornar-se agressivos.

Com que frequência deve ser limpa a gaiola dos porquinhos-da-índia?

Ter um porquinho-da-índia significa limpar a gaiola uma vez por semana. Deve retirar-se toda a palha ou substrato e limpar toda a gaiola. Para tal, utilize água quente; em casos de muita sujidade use uma solução de vinagre. Depois, passe novamente com um pano e coloque palha nova. Não se esqueça de limpar diariamente os comedouros e bebedouros!

O que deve ter uma gaiola para porquinhos-da-índia?

Os requisitos básicos para ter porquinhos-da-índia são dois: uma gaiola espaçosa e saídas regulares. Ao contrário do que se pensa, os porquinhos-da-índia conseguem subir e saltar. Podem não ser tão habilidosos quanto os hamsters ou os ratos, mas ainda assim são bastante ativos. Gostam de subir rampas e escadas para observar a área em redor desde cima. Um porquinho-da-índia experiente pode saltar entre 10 a 20 cm desde o chão em posição vertical, ou seja, o suficiente para saltar para o telhado de uma cabana.

Ao comprar uma gaiola para porquinhos-da-índia, certifique-se de que o telhado é plano. Assim, os animais podem usá-lo como local de observação. Se a gaiola for suficientemente alta pode ainda usar tábuas de madeira para criar andares adicionais.

Ter um porquinho-da-índia: parques de exterior

Melhor do que ter os porquinhos-da-índia numa gaiola é mantê-los num parque de exterior. É possível fazê-lo durante todo o ano. Porém, existem alguns aspetos a considerar. Por um lado, o parque tem que ser à prova de fugas e seguro contra predadores. O material do recinto deve, então, estar encaixado no solo (30-50 cm de profundidade). Além disto, é importante existir um refúgio bem isolado (do frio e das intempéries). O espaço deve ser suficientemente grande em função do número de porquinhos-da-índia. Os refúgios devem também estar disponíveis nos parques de exterior. Em suma, deve analisar as condições climatéricas e oferecer aos animais proteção em conformidade.

Ter um porquinho-da-índia: acessórios para a gaiola

  • Esconderijos

Já que os porquinhos-da-índia são presas e se assustam com facilidade, é de extrema importância providenciar-lhes refúgio e esconderijos. Qualquer porta e janela do esconderijo deve ser larga o suficiente para que os roedores não fiquem presos. Deve existir um esconderijo para cada animal.

  • Comedouro e bebedouro

Naturalmente, são necessários comedouros e bebedouros nas gaiolas dos porquinhos-da-índia. A vantagem de uma tigela com água em relação a um bebedouro é que é mais fácil de limpar, acumulando menos bactérias. No entanto, a tigela suja-se mais depressa e deve ser substituída com mais frequência.

  • Escadas & rampas

Até os porquinhos-da-índia com pouca prática conseguem subir a lugares mais elevados com a ajuda de rampas e escadas. Pode criar escadas com azulejos ou pequenos tijolos. Deste modo, não só é mais fácil para os animais subirem como não tem necessidade de lhes cortar as unhas, já que se desgastam bem nestas superfícies duras.

  • Túneis & tocas

Pedaços grandes de casca ou tubos de barro podem ser usados para criar túneis e tocas para os roedores atravessarem e se esconderem. Ao jogarem às escondidas, os simpáticos porquinhos-da-índia dão largas à sua necessidade de socializar.

Uma gaiola com acessórios variados é bem mais divertida para os porquinhos-da-índia, mas também para os donos, que se divertem a observar estes ativos animais.

Pode encontrar todos os produtos de que precisa para equipar a gaiola do seu porquinho-da-índia na secção para roedores da loja da zooplus.

Os nossos artigos mais relevantes