A adaptação dos coelhos ao novo lar

adaptação ao novo lar

Entre as oito e as dez semanas, os jovens coelhos estão prontos para descobrir o mundo e para se separarem da mãe e dos irmãos. Não raramente, é nesta altura que os pequenos animais vão viver com as suas novas famílias. Para que a habituação do coelho corra bem, é necessário ter vários aspetos em consideração.

Antes da adoção

Antes de mais, deve pensar na raça que melhor se adequa a si. O coelho vai ficar acomodado no exterior todo o ano? Se for esse o caso, deve informar-se sobre as necessidades das diferentes raças, porque nem todos os coelhos são adequados para viver ao ar livre.

Antes de comprar qualquer coelho, também deve ponderar se tem tempo suficiente para cuidar do animal. No total, estas bolinhas de pelo necessitam até 2 horas de cuidados, incluindo alimentação e mimos.

Ao adquirir um coelho, deve certificar-se que pode manter o animal em condições adequadas. Os animais devem estar sempre em condições salutares.

A adaptação dos coelhos

Após o transporte até casa, o coelho deve ser colocado na gaiola com a caixa onde foi transportado. Isso dá ao animal a liberdade de pular da caixa de transporte e explorar a nova casa. No primeiro dia, o coelho deve ser deixado à vontade, sem interferência humana. Para que o novo habitante da casa perca a timidez, o dono pode oferecer pequenas guloseimas, à mão. Gradualmente, o coelho vai ganhar coragem para se aproximar de si. Dê-lhe o tempo necessário para tal!

Não deixe as crianças dirigirem-se ao novo membro da família com muito entusiasmo, pois a habituação do coelho ao novo ambiente leva algum tempo. Mesmo depois disso, recomenda-se que peguem no animal ou interajam com ele com calma, caso contrário os animais ficam rapidamente nervosos.

kanin tilvænning

Regras básicas para a adaptação dos coelhos:

  • No caso de adquirir vários coelhos, é importante que sejam da mesma idade, porque estes sentem-se mais confortáveis se estiverem em grupo. Recomendamos vivamente que adquira mais do que um espécime, para que se sintam acompanhados e, assim, mais tranquilos!
  • Deve comprar uma gaiola grande que tenha, pelo menos, um metro quadrado de espaço por animal.
  • O acesso ao exterior é uma necessidade! Ao andar pelo apartamento/casa, tome especial cuidado com as plantas venenosas, cabos expostos, janelas abertas e outras fontes de perigo. A maioria dos coelhos aprecia muito estar num recinto de jardim, se possível.
  • Os exames de saúde são muito importantes: verifique o peso do seu coelho regularmente. Uma perda de peso drástica pode ser sinal de infestação de parasitas! Também deve estar atento às unhas e pelagem. Se as unhas estiverem muito longas ou se o pelo estiver pegajoso, deve consultar um veterinário.
  • Deve igualmente estar atento à dieta do animal, para que seja apropriada à espécie. A principal alimentação dos coelhos é o feno, as forragens adicionais podem incrementar as porções diárias de feno. Encontra mais informação sobre este tema no nosso artigo "Alimentação dos coelhos".

Os nossos artigos mais relevantes

A língua dos hamsters

Os hamsters emitem vários sons que lhe podem transmitir várias mensagens, aprenda a interpretar os sons do seu hamster.