Alimentação dos coelhos

Alimentação dos coelhos

Alimentação dos coelhos

A dieta apropriada para os coelhos

O seu novo companheiro está instalado na gaiola e pronto para uma nova etapa na sua vida! Surge agora uma questão básica – como lhe proporcionar a nutrição apropriada?

A natureza dos coelhos

Animais herbívoros, os coelhos dependem de muitas e pequenas refeições ao longo do dia. Existe uma boa razão para tal: estes animais têm necessidade de estar constantemente a comer para que os conteúdos do estômago consigam ser transportados pedaço por pedaço. O sistema digestivo dos coelhos é bastante sensível e, para prevenir problemas a nível da digestão, deve ser-lhes oferecido feno fresco e palha diariamente.

kaninchen ernährung

Feno

O feno constitui o alimento principal da dieta dos coelhos, pois uma alimentação rica em fibra é essencial tanto para a digestão como para os dentes dos roedores. O feno deve ser de boa qualidade e estar sempre disponível na gaiola, sem restrições de quantidade. Os alimentos com cereais devem ser disponibilizados de forma bastante controlada, pois a verdade é que não fazem naturalmente parte da dieta dos coelhos e, em grandes quantidades, podem ser prejudiciais. Excesso de peso e deslocamento dentário são algumas das possíveis consequências de uma nutrição desadequada!

Alimentos frescos

Os vegetais frescos são, sem dúvida, a parte favorita da alimentação dos coelhos, sendo também bastante mais económica do que a comida preparada, especialmente se plantar os seus próprios vegetais no jardim ou se tiver acesso a um parque próximo de casa onde possa colher erva fresca e dentes-de-leão. Fruta e vegetais contêm nutrientes essenciais e devem ser oferecidos diariamente aos animais. Não se esqueça de lavar cuidadosamente os vegetais e deite fora os restos que se encontrem na gaiola. De extrema importância é pesquisar e informar-se acerca dos vegetais e frutas compatíveis com a dieta dos coelhos.

kaninchen ernährung

Os coelhos são roedores por natureza

Roer é uma atividade essencial para os coelhos, pois permite que os dentes cresçam fortes e desgasta-os, mantendo-os, assim, saudáveis. Mordiscar pedaços de madeira e galhos constitui a forma ideal de oferecer cuidados dentários regulares ao coelhinho.

Bebedouros para roedores

Certifique-se que o pequeno roedor tem água fresca sempre disponível no seu bebedouro. Lembre-se também que a água que deve ser substituida diariamente e que deve limpar o bebedouro regularmente.

Os nossos artigos mais relevantes