Legumes e fruta para roedores

Legumes para roedores

Legumes frescos e saborosos constituem a dieta mais apropriada e natural para a maioria dos roedores, como coelhos* e porquinhos-da-Índia. Estes animais são fãs de quase todos os tipos de fruta e vegetais e o melhor é que estão repletos de vitaminas e minerais!

Que legumes posso dar aos meus roedores?

Regra geral, os roedores gostam especilamente de cenoura, pimento, pepino e salsa. Tanto a salsa como o pimento são ricos em vitamina C e os pepinos têm bastante água, sendo assim excelentes para as refeições de verão. As cenouras são verdadeiros clássicos para os coelhos! Porém, são muito calóricas e devem ser oferecidas aos animais com moderação. Os rabanetes têm um sabor forte e muito particular; apesar disso, são apreciados pela maioria dos roedores.

E que legumes devo evitar?

Evite oferecer frutas ácidas aos roedores, pois estas podem irritar o estômago dos animais. Frutos com caroço não são por norma bem tolerados pelos roedores e podem provocar-lhes diarreia. O consumo de frutos exóticos como manga, papaia e romã pode conduzir ao desenvolvimento de problemas digestivos graves. Os componentes do abacate podem ser tóxicos! Tenha atenção a determinados tipos de vegetais: as folhas de espinafre e os brócolos, por exemplo, contêm ácido oxálico, tal como as couves, causas de flatulência.

Plano alimentar

  • Os porquinhos-da-Índia gostam e toleram bem maçã, banana, morango, kiwi, melão, uvas, pimento, salsa, dente-de-leão, tussilagem e margaridas.
  • Os coelhos-anões preferem maçã, morango, framboesa, cenoura, folhas de couve-nabo (não o tubérculo), funcho, aipo, ervilha e soja germinadas, espiga de milho e ervas aromáticas, como salsa, endro ou salva, dente-de-leão, tussilagem e língua-de-ovelha.
  • Se tem ratazanas ou ratos domésticos pode dar-lhes maçã, banana, pera, morango, melão, uva, cenoura, pimento, tomate, vários tipos de salada (salada de alface não, pois contém nitrato), milho, pepino, couve-nabo e batata cozida.
  • Os hamster preferem maçã, banana, morango, milho, melão, salada, brócolo, courgette, aipo, espinafre, dente-de-leão, salva e manjericão.
  • As chinchilas só devem comer fruta ou vegetais frescos ocasionalmente. Como recompensa dê-lhes um bocadinho de maçã, de figo ou de cenoura.

Todos os produtos para roedores, como comida, gaiolas, acessórios para gaiolas e produtos de higiene, podem ser encontrados na loja online da zooplus.

*Ainda que os coelhos não sejam considerados roedores, não os quisemos deixar de fora neste artigo.

Os nossos artigos mais relevantes