A alimentação dos ouriços pigmeus africanos

Decidiu que um ouriço pigmeu africano vai fazer parte da sua família? Então está na altura de se informar sobre a sua alimentação. Antes de mais, é importante saber que vai ter que lidar com insetos vivos. Neste artigo encontra os aspetos mais relevantes sobre a alimentação deste espinhoso e fofinho ouriço.

Alimentação dos ouriços pigmeus africanos: visão geral

  • Os ouriços pigmeus africanos são insetívoros e, portanto, não são roedores.
  • Alimente o seu ouriço ao fim da tarde, já que estes animais estão mais ativos durante o entardecer e noite.
  • A comida para ouriços disponível em lojas de animais não deve ser administrada a este exótico ouriço, pois esta destina-se aos ouriços europeus e não se adequa às necessidades nutricionais dos ouriços pigmeus africanos e pode causar deficiências alimentares.

Insetos

Visto que em estado selvagem os ouriços pigmeus africanos comem insetos, estes devem ser mantidos na sua dieta diária. Assim, para a alimentação do seu ouriço pigmeu africano pode dar, por exemplo:

  • Grilos
  • Gafanhotos
  • Escaravelhos
  • Baratas

Encontra insetos para alimentar o seu ouriço em lojas de animais. No entanto, para que estes contenham os nutriente necessários ao seu ouriço deve alimentá-los durante alguns dias em casa. Os insetos devem comer por exemplo, fruta, vegetais e flocos de aveia. Os insetos secos não contêm nutrientes, por isso, os ouriços devem ser alimentados com insetos vivos. Além disso, o processo de captura dos insetos estimula o ouriço. Evite dar insetos que apanhe no jardim. Pois, estes insetos podem transportar doenças ou parasitas. É igualmente importante saber escolher os melhores insetos para o seu ouriço. Por exemplo, a larva da farinha não deve ser dada com frequência devido ao seu elevado teor de gordura.

Comida para gatos

Além dos insetos, a dieta destes ouriços também deve incluir ração ou comida húmida para gatos. No entanto, a alimentação dos ouriços não se deve restringir a este tipo de comida. Pelo contrário, deve dar a comida para gatos em conjunto com insetos e carne. Desta forma garante uma alimentação variada ao seu ouriço. Um aspeto importante a ter em conta quando comprar comida para gato é a percentagem de carne. Assim, a comida que comprar deve conter pelo menos 60% de carne. A percentagem de aditivos, como por exemplo cereais ou açúcar, deve ser a menor possível. Caso se aperceba que o seu ouriço tem intolerância à comida que lhe dá, deve mudá-la lentamente. Misture um pouco da comida para gato que lhe dá atualmente com a nova comida. Vá aumentando a quantidade da comida nova até substituir por completo a comida que causa intolerância.

Carne

Para variar, também pode dar carne ao seu ouriço pigmeu africano. Os tipos de carne adequados são:

  • Frango
  • Vaca
  • Coelho
  • Peixe

A carne deve ser cozinhada antes de ser dada ao ouriço. No entanto, caso tenha a certeza da qualidade da carne, pode dá-la crua. No entanto, evite dar carne de porco crua pois esta pode estar infetada com o vírus causador da doença de Aujeszky. Além disso, também pode dar ratinhos bebés, que encontra à venda congelados em lojas de animais. É importante dar ao seu ouriço a comida não viva à temperatura ambiente. E não se esqueça de retirar do terrário a carne que o seu ouriço não comeu.

Água

Como seria de esperar, os ouriços pigmeus africanos devem ter sempre água fresca à disposição. E nunca deve dar leite a estes exóticos animais. Os ouriços pigmeus africanos são intolerantes à lactose e por isso, ao beberem leite podem ter sérios problemas digestivos.

Guloseimas

Insetos com maior teor de gordura podem ser dados de vez em quando como guloseimas. Pode dar, por exemplo:

  • Larvas da farinha
  • Larvas de Zophoba
  • Larvas da cera

Os ouriços também apreciam muito ovos mexidos ou cozidos. Os ovos mexidos não devem ser temperados nem ser cozinhados em óleo ou azeite. De vez em quando também pode dar fruta ao seu ouriço. No entanto, a fruta não deve exceder 10% da sua dieta, pois pode causar problemas digestivos.

Os nossos artigos mais relevantes

Plantas venenosas para roedores

Quando deixar o seu roedor em liberdade no jardim, tenha atenção que nem tudo o que é verde eles podem comer! Conheça as plantas venenosas para roedores