Personalidade do pastor de Kangal: um cão agressivo?
O pastor de Kangal é definitivamente um cão que impõe respeito e que, além disso, tem instintos muito marcados. No entanto, se ele tiver um treino e socialização adequadas torna-se um companheiro calmo e equilibrado. Assim, quem pretende ter um destes patudos na família não deve, em caso algum, descurar a sua educação.
Um cão de guarda independente e autónomo
Esta é uma raça de cães inteligentes e independentes, visto que o pastor de Kangal tem séculos de experiência a tomar conta de rebanhos de forma autónoma. Assim, ao contrário dos cães de pastoreio, como o Border Collie, o pastor de Kangal é um cão para guardar rebanhos, cuja função era proteger os animais e o seu território.
O pastor de Kangal é um cão perigoso?
Estes cães são territoriais e estão sempre prontos a defender a sua família e o seu território. Especialmente os machos podem ser extremamente territoriais e ter dificuldade em socializar com outros cães. Além disso, estes cães, muito leais à sua família humana, são muito desconfiados e mesmo hostis em relação a estranhos.
Com instintos muito fortes, estes cães podem não responder adequadamente às ordens dos donos em situações mais complicadas. Isto deve-se ao facto destes cães tomarem decisões por si próprios no que se refere à defesa e proteção da sua família e território. Além disso, dadas as características físicas e psicológicas desta raça, estes cães facilmente consideram que o ataque é a melhor defesa, o que pode causar problemas sérios.
A melhor forma de educar e treinar um pastor de Kangal
Quem tem um pastor de Kangal não pode em caso algum menosprezar o lado independente destes patudos. Assim, o dono tem de estar muito seguro e ter conhecimentos sólidos sobre educação de cães para que o seu pastor de Kangal o reconheça como líder.
No entanto, a fase inicial da vida destes cães é igualmente crucial para o seu desenvolvimento futuro. Assim, os pastores de Kangal cachorros devem socializar bastante com os pares e começar logo a receber uma educação consequente e estruturada. Esta raça exige que quer os criadores, quer os donos sejam pessoas com muita experiência e conhecimento que compreendam bem as necessidades destes patudos.
Na Magazine da zooplus encontra dicas e informações muito importantes sobre as necessidades e educação dos cachorros.