Manutenção e cuidados: pelo comprido de fácil manutenção
Se procura um cão versátil e apaixonado pela caça e que seja, ao mesmo tempo, um patudo meigo e pronto para as aventuras do dia a dia, então o braco alemão de pelo longo pode muito bem ser o cão ideal para si.
O pelo é denso, comprido e conta com uma grande camada de subpelo. Ainda assim, os cuidados com o pelo são menos complexos em comparação com outras raças de cães de pelo comprido. Portanto, escovar o pelo a cada dois dias é suficiente para manter a pelagem em forma.
Se passar muito tempo no campo com o seu patudo, o melhor é verificar-lhe o pelo para a presença de carraças uma vez por dia e, se necessário, removê-las. Além disso, pode prevenir o problema com repelente para carraças. Também a limpeza regular das orelhas faz parte dos cuidados.
Será o braco alemão de pelo longo o cão ideal para mim?
Tal como no caso do popular braco alemão de pelo curto, também no caso do braco alemão de pelo longo a designação "cão de caça" não é uma sugestão, mas sim uma obrigação. Pois estes cães pertecem efetivamente nas mãos de um caçador. Além disso, apreciam a proximidade com os donos. E, ao contrário do braco alemão de pelo curto, o de pelo longo é calmo e gosta de mimos.
Dá-se muito bem em famílias com crianças. Muitos dos braco alemão de pelo longo formam uma ligação especialmente próxima com determinado elemento da família. Porém, não deixam de ser amigáveis para com os restantes membros e são pacientes com crianças.
No entanto, não se dão bem com gatos e outros pequenos animais. De facto, os braco alemão de pelo longo e outros cães de caça tendem naturalmente a magoar gatos. Portanto, se o objetivo é que o cão apontador partilhe o mesmo espaço com gatos, a socialização atempada, enquanto cachorros, é importante. Pequenos animais, como porquinhos-da-índia e semelhantes, nunca devem ser deixados juntos de um cão de caça sem supervisão.
Na Magazine da zooplus encontra mais informação acerca da convivência entre cães e gatos.