Braco alemão de pelo longo

Escrito por Kerstin S.
braco alemão de pelo longo castanho com a língua de fora

O braco alemão de pelo longo é um maravilhoso companheiro para caçadores profissionais e caçadores recreativos.

O braco alemão de pelo longo é um típico cão apontador. E não é o seu aspeto, mas também a sua história e carácter que o distinguem de outros bem conhecidos cães apontadores alemães, como o braco alemão de pelo curto e o braco alemão de pelo duro. Apresentamos-lhe neste artigo o charmoso caçador. 

Aspeto: um típico cão apontador

Desde o fim do século XIX que este cão tem sido criado como um cão de sangue puro. E a verdade é desde aí que o padrão da raça pouco mudou. Trata-se de um típico cão apontador que muitos leigos espontaneamente associam com o setter gordon ou o com o grande munsterlander. De facto, tem muito em comum com estes duas raças. 

Apresentamos-lhe um resumo das características do braco alemão de pelo longo de acordo com o padrão de raça da FCI. 

O braco alemão de pelo longo é considerado um cão forte, musculado e que não deve parecer demasiado pesado. O focinho e o crânio têm aproximadamente o mesmo comprimento e, também de acordo com o padrão, os ombros devem ser mais altos do que a garupa. Os criadores devem dar especial importância à cabeça de pelo comprido, que salienta a aparência nobre do cão. 

perfil braco alemão de pelo longo

Qual o tamanho do braco alemão de pelo longo?

Os machos da raça alcançam uma altura ao garrote que ronda os 60-70 centímetros. E como é comum na maioria das raças de cães, as fêmeas são ligeiramente mais pequenas, rondando os 58-66 centímetros. Relativamente ao peso, pesam em média 30 quilos. 

Cores e textura do pelo

No que diz respeito a cores, muita coisa é possível. Estas vão desde o castanho sólido, passando pelo castanho roan e branco até ao castanho-malhado, com ou sem áreas bronzeadas. 

O pelo no dorso e nas laterais do corpo deve ter entre 3 a 5 centímetros de comprimento e ser ajustado ao corpo. Porém, pode ser mais comprido no pescoço, peito e abdómen. A parte de trás das patas dianteiras e traseiras deve ter franjas. Já o pelo por debaixo dos jarretes e na cabeça é significativamente mais curto, mas, ainda assim, mais comprido do que o do braco alemão de pelo curto. 

Os olhos são sempre castanhos e devem ser o mais escuros possível. E se a membrana nictitante não for visível, melhor. As orelhas caídas do braco alemão de pelo longo estão ligeiramente viradas para a frente. 

A cauda deve estar posicionada ligeiramente para cima no terço superior e tem uma bonita "bandeira" (pelo mais comprido). 

Carácter: o braco alemão de pelo longo é um simpático cão de floresta

Quem quer que procure um simpático cão de caça muito talentoso deve olhar com atenção para esta raça. De facto, é bem possível que esta raça seja a ideal para si!

Do ponto de vista do caçador, o braco alemão de pelo longo é fácil de lidar. Pois o seu carácter é calmo e equilibrado. Forma um vínculo muito forte com os donos e não mostra agressividade para com as pessoas. É tímido em relação a desconhecidos. Mas nunca se mostra agressivo.

O carácter tem um papel muito importante no que diz respeito à admissão para criação. Além disso, também a resistência à trovoada e aos tiros são tidas em conta. Esta raça de cão apontador é considerada sensível. Se a estampagem não tiver ocorrido ou tiver acontecido de forma incorreta, o cão pode ter tendência para ser nervoso.

O braco alemão de pelo longo é "barulhento" em muitos momentos da caça. Além disso, é também um bom cão de guarda e tem tendência para ladrar.

Treino de caça como base da educação

Qualquer braco alemão de pelo longo deve receber treino como cão de caça. A acuidade e natureza predadora fazem firmemente parte da sua personalidade. Em relação aos latidos, deve, no dia a dia, orientá-los de forma estruturada. Já o treino especial como cão de caça inclui encontrar diversos rastos, mas também treinar a resistência aos tiros.

Afinal, o cão não deve fugir ao ouvir um tiro. Um cão que tenha recebido uma educação apropriada à espécie, orientada para a caça, é, por norma, fácil de educar. Estes animais gostam de trabalhar com os seus companheiros de duas patas, o que torna descontraída a vida a dois.

Manutenção e cuidados: pelo comprido de fácil manutenção

Se procura um cão versátil e apaixonado pela caça e que seja, ao mesmo tempo, um patudo meigo e pronto para as aventuras do dia a dia, então o braco alemão de pelo longo pode muito bem ser o cão ideal para si.

O pelo é denso, comprido e conta com uma grande camada de subpelo. Ainda assim, os cuidados com o pelo são menos complexos em comparação com outras raças de cães de pelo comprido. Portanto, escovar o pelo a cada dois dias é suficiente para manter a pelagem em forma.

Se passar muito tempo no campo com o seu patudo, o melhor é verificar-lhe o pelo para a presença de carraças uma vez por dia e, se necessário, removê-las. Além disso, pode prevenir o problema com repelente para carraças. Também a limpeza regular das orelhas faz parte dos cuidados.

Será o braco alemão de pelo longo o cão ideal para mim?

Tal como no caso do popular braco alemão de pelo curto, também no caso do braco alemão de pelo longo a designação "cão de caça" não é uma sugestão, mas sim uma obrigação. Pois estes cães pertecem efetivamente nas mãos de um caçador. Além disso, apreciam a proximidade com os donos. E, ao contrário do braco alemão de pelo curto, o de pelo longo é calmo e gosta de mimos.

Dá-se muito bem em famílias com crianças. Muitos dos braco alemão de pelo longo formam uma ligação especialmente próxima com determinado elemento da família. Porém, não deixam de ser amigáveis para com os restantes membros e são pacientes com crianças.

No entanto, não se dão bem com gatos e outros pequenos animais. De facto, os braco alemão de pelo longo e outros cães de caça tendem naturalmente a magoar gatos. Portanto, se o objetivo é que o cão apontador partilhe o mesmo espaço com gatos, a socialização atempada, enquanto cachorros, é importante. Pequenos animais, como porquinhos-da-índia e semelhantes, nunca devem ser deixados juntos de um cão de caça sem supervisão.

Na Magazine da zooplus encontra mais informação acerca da convivência entre cães e gatos.

Ocupação: utilização como cão de caça

Como cão de caça, o braco alemão de pelo longo é um companheiro versátil para caçadores. É usado na floresta, no campo e na água – antes e depois dos tiros. Este típico cão de floresta é, acima de tudo, valorizado pelo seu rigor e pela sua personalidade resistente e destemida.

As tarefas principais destes cães na caça são o trabalho após o tiro, isto é, seguir o rasto da presa atingida, além de a procurarem em terra e na água. Isto significa que devolvem aos caçadores pequenas presas mortas, como patos ou coelhos.

Naturalmente, o braco alemão de pelo longo é um excelente cão apontador. Ou seja, usa o nariz para indicar a presença de presas de forma muito particular: os cães apontadores mantêm-se em movimento mas sem fazer barulho e levantam uma das patas da frente. São excelentes a apontar e essa é uma das suas qualidades inatas.

Mais sobre o tema da caça: Instinto de caça nos cães.

Saúde: o braco alemão de pelo longo é uma raça de cães saudável

Tendo em conta que o braco alemão de pelo longo foi criado para ser usado na caça, continua atualmente a ser uma raça saudável e robusta. Mas, tal como todos os cães de peso semelhante, podem, raramente, ter problemas nas ancas.

Criadores de confiança verificam as articulações da anca dos animais para criação antes de darem entrada na criação. Os ouvidos têm tendência para infeções. Portanto, uma boa higiene dos ouvidos é importante, sobretudo depois do trabalho aquático.

Raças com um património genético pequeno têm tendência para doenças genéticas. As associações tentam prevenir as doenças evitando a designada criação de campeões. Ou seja, isto quer dizer que machos premiados com excelentes atributos acasalam muitas vezes com fêmeas. Na Alemanha, por exemplo, os machos desta raça só podem ser usados para criação doze vezes, no máximo.

Qual a esperança de vida do braco alemão de pelo longo?

Com os cuidados adequados e cuidados de saúde regulares, o braco alemão de pelo longo tem uma esperança de vida a rondar os 12-15 anos.

História: os antepassados são cães usados para apanhar pássaros

O braco alemão de pelo longo descende dos típicos cães usados para apanhar pássaros, muito comuns na Alemanha na Idade Média. Depois do cruzamento com os antepassados do Epagneul Breton, os cães do tipo braco alemão de pelo longo tornaram-se especialmente populares nas zonas do Norte da Alemanha.

No século XIX, os cães de caça ingleses, sobretudo os setter e os pointer, foram cruzados para tornar o braco mais rápido. Desde 1879 que são cães de raça pura. Além disso, as características da raça, estabelecidas por Freiherr von Schorlemer-Alst em 1897, chegaram, na sua maioria, aos nossos dias. Portanto, continuam a ser as bases para a criação do braco alemão de pelo longo. A raça é atualmente muito popular junto de caçadores. No entanto, é menos comum do que o braco alemão de pelo duro e do que o de pelo curto.

Deutsch Langhaar Welpen
O braco alemão de pelo longo é um típico cão apontador. E não é só o seu aspeto, mas também a sua história e carácter que o distinguem de outros bem conhecidos cães apontadores alemães.

Criação e compra: os caçadores são privilegiados

Ainda que se verifiquem esforços isolados para criar linhagens de beleza a partir deste cão de trabalho, há um slogan que se aplica à raça e que faz todo o sentido: "Por caçadores, para caçadores". Criadores com reputação incluem a aptidão para a caça nos seus objetivos de criação e só vendem estes cães a colegas.

A maioria dos criadores vive no país de origem da raça, a Alemanha. Assim, nascem cerca de 550 cachorros da raça todos os anos.

Quanto custa um braco alemão de pelo curto?

Comprado a um criador sério, um cachorro braco alemão de pelo curto custa cerca de 1200 euros.

Onde posso comprar um braco alemão de pelo curto?

Se pretende comprar um braco alemão de pelo curto, pode contactar um dos cerca de 16 clubes de criação.

Antes de os cães poderem procriar, os donos têm que apresentar diversas provas. Estas incluem exames médicos e também testes de aptidão para a caça, como "resistência ao ruído" e "prova de rigor". Além de que tanto machos como fêmeas devem satisfazer os padrões a nível físico.

Ocasionalmente, certas associações agem como intermediárias no caso de cães que perderam os seus lares. Muitos deles procuram caçadores que possam acompanhar nas caçadas. No entanto, alguns também são adequados para não caçadores. Porém, raramente se encontram bracos alemãos de pelo longo de raça pura.

Raças alternativas

Esta raça tem muito em comum com outros cães apontadores. O braco alemão de pelo curto e o braco alemão de pelo duro são dois exemplos já mencionados. Porém, o braco alemão de pelo longo partilha os antepassados com o grande munsterlander, uma raça bastante parecida. Então, se não quer ir caçar mas sim praticar desportos para cães com o seu patudo, deve informar-se acerca do magyar vizsla, um apontador húngaro muito dado ao desporto.

Conclusão: um cão para caçadores

Não há como negar que o braco alemão de pelo curto é uma raça simpática e bonita e com uma saúde robusta. Deste modo, desperta também a atenção de não caçadores.

Porém, para a maioria dos fãs de cães o melhor é continuarem a admirar o animal à distância. Já os caçadores profissionais e os caçadores recreativos irão encontrar um maravilhoso companheiro de trabalho e para o dia a dia no braco alemão de pelo longo.


Kerstin S.
puppy

The zooplus forum was my entry into freelance writing: Here, interested cat lovers came together in 2011 to develop their own print magazine called "Pfotenhieb." In addition to my German studies, I was allowed to write some articles for the "Pfotenhieb". Today, as a happy dog owner, I devote myself mainly to animal and health topics.


Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.