Comportamento dos Grande Munsterlander
Sendo um cão de parar, os donos perfeitos de um Grande Munsterlander praticam desportos relacionados com a caça. Dessa forma, o patudo desenvolve vínculos muito fortes com a sua família.
Algumas dicas sobre os cuidados a ter com estes cães:
Cuidados com o pelo
O pelo dos Grande Munsterlander não precisa de cuidados especiais. Aliás, como cão de caça por natureza é natural que o longo e denso pelo destes patudos seja fácil de tratar. É de sublinhar que estes cães são extremamente flexíveis no que diz respeito aos terrenos de caça. O Grande Munsterlander caça quer em campo aberto, quer em matas, pântanos e charnecas e também entre arbustos espinhosos. Ainda assim, é aconselhável escovar o seu patudo de dois em dois dias.
A seguir a cada passeio verifique se o seu patudo não traz espinhos ou restos espigas presos ao pelo. Verifique igualmente se ele não trouxe carraças. Não se esqueça que deve retirar as carraças imediatamente, pois estes parasitas podem transmitir doenças aos patudos, como a doença de Lyme. Assim, o melhor é adotar medidas preventivas contra parasitas externos. As longas e bonitas orelhas dos Grande Munsterlander também requerem a sua atenção. Estes patudos têm tendência a desenvolver inflamações nesta zona especialmente se andarem na água com frequência. Assim, verifique e limpe as orelhas do seu cão regularmente.
Leia o nosso artigo Como cuidar do pelo do seu cão para saber mais sobre este tema.
Os donos ideais de um Grande Munsterlander
Se pretende adotar um Grande Munsterlander não se esqueça que estes patudos são bastante exigentes no que se refere a atividades e exercícios. Assim, os donos ideais para este patudo versátil e charmoso são caçadores profissionais ou recreativos bastante ativos.
O Grande Munsterlander é um bom cão de família?
Estes cães desenvolvem uma relação muito próxima com os donos e também gostam de crianças. No entanto, estes cães não são adequados para viver na cidade. Os Grande Munsterlander gostam de ter espaço para correr e por isso são mais felizes numa casa com quintal ou jardim. Além disso, estes patudos adoram vigiar e guardar o seu “território”.
Gatos e outros animais pequenos não devem conviver com livremente com os Grande Munsterlander. No entanto, se habituar o seu patudo a gatos desde cachorrinho eles podem ter uma convivência feliz e equilibrada. Mas nunca se esqueça, o Grande Munsterlander representa sempre algum perigo para os gatos. Já coelhos e outros pequenos animais de estimação não devem ficar em caso algum sozinhos com cães desta raça.