Grande Munsterlander

Escrito por Kerstin S.
Grande Munsterlander sentado com a língua de fora na relva

O Grande Munsterlander é um excelente companheiro para a caça.

Os cães da raça Grande Munsterlander são elegantes, versáteis e estão sempre prontos para desempenhar as suas tarefas. Além disso, estes patudos têm muitas semelhanças com a raça Braco Alemão de Pelo Longo, da qual partilham a origem. Para saber mais sobre esta encantadora raça de cães leia o nosso artigo!

Aparência do Grande Munsterlander

De acordo com a classificação da FCI o Grande Munsterlander pertence ao Grupo 7 – Cães de parar. Na sua aparência geral destaca-se corpo forte e musculoso com contornos bem definidos. Com um dorso curto e reto complementado pelo peito largo quando visto de frente, estes patudos têm um ar elegante e equilibrado. Além disso, o comprimento do corpo deve corresponder à altura na cernelha, podendo ser mais comprido em até 2 centímetros.

A cabeça é alongada, nobre e tem sempre uma expressão inteligente, com o nariz preto e focinho forte e longo. Já os olhos devem ser o mais escuros possível com pálpebras bem aderentes.

O Grande Munsterlander porta a cauda horizontalmente ou ligeiramente mais alta sem quebras. Por fim, em movimento estes patudos têm uma passada elástica que cobre as distâncias com longos passos. O galope é bastante animado não deixando qualquer dúvida que se trata de uma raça bastante dinâmica e de trabalho.

Desenho de um grande munsterlander com as suas principais características

Qual o tamanho de um Grande Munsterlander?

A altura na cernelha dos machos varia entre 60 e 65 centímetros. As fêmeas são ligeiramente mais pequenas e a sua altura varia entre 58 e 63 centímetros. O peso destes patudos é de cerca de 30 quilos.

Pelo: textura e cor

O pelo dos Grande Munsterlander é longo e denso em todo o corpo. No entanto, a pelagem deve ser especialmente longa e densa na parte traseira de todas as pernas. A cauda apresenta igualmente pelos longos. As orelhas também devem ser bem franjadas, ou seja, com pelo longo. Por fim, o pelo da cabeça é liso e curto em comparação com o resto do corpo.

As cores do pelo variam entre azul ruão, puro preto e branco com manchas e marcas pretas. Já o pelo da cabeça é preto podendo, no entanto, apresentar uma pequena mancha ou listra branca. Por vezes nascem patudos com pelo de tons castanhos, mas os criadores não os utilizam na reprodução.

Grande Munsterlander sentado num jardim
O pelo do Grande Munsterlander é preto e branco com variações no padrão. No entanto, a cabeça costuma ter o pelo preto com manchas brancas

Personalidade: Cães de caça muito atentos

Estes especiais patudos não são apenas talentosos, também são muito apegados aos donos e adoram aprender coisas novas.

Tendo em consideração que os Grande Munsterlander são cães de caça, estes inteligentes patudos são extremamente fáceis de treinar e educar. Além disso, são carinhos e gostam de crianças. Por fim, estes patudos também são bons cães de guarda pois sinalizam imediatamente a presença de estranhos. No entanto, não são agressivos.

Os Grande Munsterlander precisam de ter tarefas que os ocupem, especialmente relacionadas com a caça. Se tiverem as suas necessidades de ocupação estiverem satisfeitas, estes patudos são muito equilibrados e ajustam-se ao dia-a-dia dos donos. Por outro lado, caso se sintam entediados, os Grande Munsterlander têm tendência a desenvolver problemas de comportamento, especialmente ladrar em excesso.

Treino de caça é a melhor educação

Os Grande Munsterlander deve receber uma educação profissional para cães de caça, visto que assim aprende a controlar os seus instintos. Além disso, estes patudos são bastante “faladores” e por isso é aconselhável educá-los para controlar também este aspeto.

Como estes cães são inteligentes e gostam de agradar aos donos aderem aos treinos com prazer e rapidamente compreendem o que esperam deles. Se adotar uma atitude consistente e também paciente consegue rapidamente educar um destes patudos.

Em conclusão, os Grande Munsterlander são adequados mesmo para donos com relativamente pouca experiência. No entanto, nesse caso deve procurar um especialista para o apoiar e orientar.

Leia aqui como treinar o seu patudo para controlar o ladrar impedindo que ele ladre de forma descontrolada.

Comportamento dos Grande Munsterlander

Sendo um cão de parar, os donos perfeitos de um Grande Munsterlander praticam desportos relacionados com a caça. Dessa forma, o patudo desenvolve vínculos muito fortes com a sua família.

Algumas dicas sobre os cuidados a ter com estes cães:

Cuidados com o pelo

O pelo dos Grande Munsterlander não precisa de cuidados especiais. Aliás, como cão de caça por natureza é natural que o longo e denso pelo destes patudos seja fácil de tratar. É de sublinhar que estes cães são extremamente flexíveis no que diz respeito aos terrenos de caça. O Grande Munsterlander caça quer em campo aberto, quer em matas, pântanos e charnecas e também entre arbustos espinhosos. Ainda assim, é aconselhável escovar o seu patudo de dois em dois dias.

A seguir a cada passeio verifique se o seu patudo não traz espinhos ou restos espigas presos ao pelo. Verifique igualmente se ele não trouxe carraças. Não se esqueça que deve retirar as carraças imediatamente, pois estes parasitas podem transmitir doenças aos patudos, como a doença de Lyme. Assim, o melhor é adotar medidas preventivas contra parasitas externos. As longas e bonitas orelhas dos Grande Munsterlander também requerem a sua atenção. Estes patudos têm tendência a desenvolver inflamações nesta zona especialmente se andarem na água com frequência. Assim, verifique e limpe as orelhas do seu cão regularmente.

Leia o nosso artigo Como cuidar do pelo do seu cão para saber mais sobre este tema.

Os donos ideais de um Grande Munsterlander

Se pretende adotar um Grande Munsterlander não se esqueça que estes patudos são bastante exigentes no que se refere a atividades e exercícios. Assim, os donos ideais para este patudo versátil e charmoso são caçadores profissionais ou recreativos bastante ativos.

O Grande Munsterlander é um bom cão de família?

Estes cães desenvolvem uma relação muito próxima com os donos e também gostam de crianças. No entanto, estes cães não são adequados para viver na cidade. Os Grande Munsterlander gostam de ter espaço para correr e por isso são mais felizes numa casa com quintal ou jardim. Além disso, estes patudos adoram vigiar e guardar o seu “território”.

Gatos e outros animais pequenos não devem conviver com livremente com os Grande Munsterlander. No entanto, se habituar o seu patudo a gatos desde cachorrinho eles podem ter uma convivência feliz e equilibrada. Mas nunca se esqueça, o Grande Munsterlander representa sempre algum perigo para os gatos. Já coelhos e outros pequenos animais de estimação não devem ficar em caso algum sozinhos com cães desta raça.

Atividades do Grande Munsterlander

À pergunta qual a melhor atividade para os Grande Munsterlander a resposta é simples e imediata: a caça. Esta raça foi desenvolvida e criada especialmente para ajudar os donos na caça. Assim, é nesta atividade que estes patudos podem pôr em prática todos os seus talentos.

Os caçadores prezam muito as qualidades dos Grande Munsterlander especialmente para depois do tiro. Sendo cães persistentes e capazes de fazer buscas minuciosas, eles procuram ativamente a caça ferida ou morta para a irem entregar ao dono. Estes cães são igualmente bem sucedidos na caça na água. Por fim, falcoeiros também apreciam o excelente faro e vontade de trabalhar destes patudos.

Se procura um desporto canino para praticar com o seu Grande Munsterlander experimente por exemplo o mantrailing ou dummytraining.

Grande Munsterlander: um saudável cão de parar

Tal como o Braco Alemão, o Grande Munsterlander é um cão saudável e robusto. Naturalmente, a intervenção do criador é crucial, ou seja, a saúde dos patudos depende dos cuidados que os cachorros e pais recebem. Ainda assim, tal como a maior parte das raças de cães de grande porte, também os Grande Munsterlander podem desenvolver displasia da anca.

No entanto, existem hoje formas de evitar o aparecimento desta doença. Ou seja, um bom criador faz exames para despistar esta doença aos machos e fêmeas antes deles procriarem. Proporcionar uma alimentação adequada desde o primeiro dia de vida também reduz muito a probabilidade do patudo vir a ter esta doença.

Outro aspeto importante: vigie e limpe regularmente as orelhas e ouvidos do seu patudo, visto que o Grande Munsterlander tem tendência a desenvolver otites

Qual a esperança de vida destes patudos?

A esperança de vida dos Grande Munsterlander varia entre os 11 e os 13 anos. Além disso, se saudáveis, estes cães podem continuar muito ágeis e ativos mesmo quando atingem a fase senior da vida.

História: descendente de caçadores de pássaros

A história do Grande Munsterlander e do Braco Alemão de Pelo Longo estão intimamente ligadas. As duas raças têm origem em cães da Idade Média que caçavam pássaros e falcões. E até 1908, quando o Clube Alemão de Pelo Longo (German Longhair Club) decidiu excluir da criação os cães de pelo preto, as duas raças não se distinguiam. Dez anos mais tarde foi fundado o Clube para a criação do Munsterlander Preto e Branco. Esta raça desenvolveu-se com 83 cães pretos e brancos de pelo comprido, a maioria da região de Münsterland na Renânia do Norte-Vestfália. A raça Grande Munsterlander foi reconhecida em 1922.

Criação do Grande Munsterlander

A maioria dos criadores desta raça estão na Alemanha, onde nascem cerca de 300 a 400 cachorrinhos por ano.

Dicas para adquirir o seu Grande Munsterlander

Se procura um destes patudos o mais simples será entrar em contato com um criador na Alemanha. Neste país existem associações de criadores em vários estados. Encontra a lista e contatos no site Landesgruppe im Verband Großer Münsterländer.

A associação de criadores alemã tem parceiros em outros países onde esta raça é bastante popular. Assim, encontra criadores na Bélgica, Reino Unido, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Áustria e EUA. Infelizmente não existem criadores portugueses nesta lista.

Qual o valor de um Grande Munsterlander?

O valor de um destes patudos junto de um criador sério e responsável varia entre os 1.500 e 2.000 Euro.

Antes de adquirir o seu cachorrinho informe-se sobre as condições de criação no nosso artigo 12 perguntas para fazer a criadores quando for comprar um cachorro.

Raças de cães com características semelhantes

Em termos de personalidade e comportamento, a raça mais parecida com o Grande Munsterlander é o Braco Alemão. O que não é uma surpresa, visto que estas raças só se separaram há cerca de 100 anos e as duas são criadas essencialmente para a caça.

No entanto, outras raças de cães de parar como por exemplo o Epagneul Picard ou o Epagneul Français têm muitas semelhanças com o Grande Munsterlander.

A raça Pequeno Munsterlander, contrariamente ao que possa parecer, não tem a mesma origem do Grande Munsterlander. No entanto, estes patudos mais pequenos são também caçadores inteligentes que desenvolvem uma relação muito próxima com os donos.

Conclusão: um simpático companheiro para a caça

Os Grande Munsterlander são patudos charmosos, elegantes, inteligentes e simpáticos. São igualmente excelentes cães de família. No entanto, estes patudos têm uma enorme necessidade de exercício e atividade, que mesmo a prática de desportos caninos não satisfaz. O Grande Munsterlander é antes de mais um cão de caça e é a praticar esta atividade que se sente realmente realizado.


Kerstin S.

The zooplus forum was my entry into freelance writing: Here, interested cat lovers came together in 2011 to develop their own print magazine called "Pfotenhieb." In addition to my German studies, I was allowed to write some articles for the "Pfotenhieb". Today, as a happy dog owner, I devote myself mainly to animal and health topics.


Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.