O grande griffon da Vendeia é o cão certo para mim?
Um grande griffon da Vendeia vive feliz com uma família, desde que tenha uma casa grande e que faça bastante exercício físico. Este aspeto é especialmente importante se os donos não forem caçadores.
Como mencionado acima, os cães desta raça precisam de muito espaço e, por isso, não se adaptam a viver num apartamento numa cidade. A casa onde vive um grande griffon da Vendeia deve ter um quintal grande e seguro, para que ele possa explorar sem grandes restrições. No entanto, como os cães desta raça não são territoriais, não são bons cães de guarda. Ainda assim, costumam ladrar quando se aproximam estranhos.
Nem sempre o melhor amigo dos gatos
Estes simpáticos patudos dão-se bem com crianças mais crescidas, já que os movimentos e comportamentos das crianças mais pequenas podem incomodá-los. Além disso, estes cães devem ter sempre a possibilidade de irem para o seu espaço quando querem.
O mesmo não acontece com gatos ou outros animais de estimação mais pequenos, já que os cães desta raça os encaram como presas. Para que a convivência entre um grande griffon da Vendeia e gatos seja possível, eles devem conhecer-se jovens. Desse modo, o cão acaba por aceitar que o gato faz parte da família. Viver com outros animais, como por exemplo coelhos, não é de todo aconselhável, visto que seria muito stressante para eles.
Planear as férias
Se tiver um destes patudos na família pense bem onde o vai deixar nas férias ou em caso de doença. Lembre-se que não é qualquer pessoa que pode tomar conta dele adequadamente.
Custos associados ao grande griffon da Vendeia
Antes de comprar um grande griffon da Vendeia considere as despesas que terá. Além do preço pelo cachorrinho, é possível que também tenha despesas de deslocação para ir ter com o criador. Tem também de comprar o equipamento básico para o seu cachorro e, naturalmente, substituir alguns acessórios ao longo da vida. No que se refere a despesas regulares, conte com a alimentação e as consultas regulares no veterinário.
Por fim, não se esqueça que imprevistos acontecem e o seu patudo pode precisar de cuidados médicos mais complexos e, por isso, mais dispendiosos.