Grupo 6: Cães de Levante e Corso e raças semelhantes

O grupo 6 da Federação Cinológica Internacional (FCI) é composto pelos cães de levante e corso e ainda por outras raças semelhantes. Originalmente, os cães desta categoria foram criados para a caça, e o facto é que muitos destes animais são ainda hoje usados como cães de caça. Ler mais

Encontre o seu cão

As características mais importantes

O meu cão deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrandeGigante
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoVermelho / Castanho-claroAzul / CinzentoCastanho / Cinzento / ChocolateCremeBrancoAmarelo-torradoDourado / Amarelo
Padrão
BicolorTricolorMármoreTuxedoArlequim / PintalgadoMalhado / Listrado / SalpicadoTabbySableSaddle / Blanket

Grupo FCI

Basset Hound

O ar tristonho dos Basset Hound engana pois a maioria dos cães desta raça são muito bem-dispostos!

Beagle

As patinhas curtas dos Beagle podem dar a ideia errada, mas esta raça de porte médio está em forma e é cheia de surpresas.

Dálmata

O Dálmata é uma raça de tamanho médio a grande e é muito fácil de reconhecer por causa do seu pelo branco com manchas escuras. Esta raça é muito ativa.

A secção 1 do grupo 6 é dedicada aos cães de levante e corso, incluindo animais de pequeno, médio e grande porte. A sua tarefa consistia em perseguir animais selvagens, percorrendo longas distâncias. O Basset Hound, o Sabujo alemão e o Beagle são algumas das raças que fazem parte desta secção.  Os cães de corso, isto é, os da secção 2, são animais especializados em encontrar presas feridas e persegui-las; um exemplo é o Sabujo montanhês da Baviera. Da 3.ª secção fazem parte o Leão-da-Rodésia e o Dálmata. Porém, estes animais deixaram de ser mantidos como cães de caça, sendo, pelo contrário, bastante populares como cães de companhia. Embora algumas das raças sejam de fácil manutenção como animais domésticos, uma coisa é certa: todos precisam de muito exercício e atividade!

Basset Hound

Os Basset Hound foram, originalmente, cães de corrida, apesar de corpulentos e de baixa estatura. Durante a caça, a sua tarefa consistia em guiar os caçadores rapidamente e em segurança até à presa. Apesar das suas patas curtas, os Basset Hound são, por natureza, animais muito rápidos e ágeis. De postura estoica e relaxada, depressa se movem como um relâmpago. A grande velocidade e com muita perseverança, são capazes de seguir um rasto durante horas. Todos estes contrastes se unem e resultam num temperamento bastante especial. Como cães treinados, os Basset Hound têm um lado social muito vincado. São dóceis e extremamente sensíveis.

Sabujo montanhês da Baviera e o Dálmata

O sabujo montanhês da Baviera, um cão de caça de médio porte, conta-se também entre os cães de caça, podendo, no decorrer dessa atividade, ser usado de diversas formas. A sua especialidade, todavia, é seguir pistas. Como puro-sangue, o sabujo montanhês da Baviera tem os sentidos super apurados, mas não é nervoso. Desde que não estejam focados em seguir nenhuma pista, estes animais são calmos, atenciosos e bastante meigos.

O Dálmata pertence à secção do grupo 6 que contempla raças semelhantes às restantes. Falamos dos famosos cães de médio porte que encantam qualquer um com o seu físico único e elegante. O seu pelo encontra-se coberto por manchas pretas ou castanhas (cor de fígado) num fundo branco. Os Dálmatas são super entusiastas e enérgicos, sendo, simultaneamente muito sensíveis, afetuosos e leais. Passam a maior parte do seu tempo junto dos donos, procurando mimos e carinhos. Perante desconhecidos, os exemplares desta raça são prudentes e reservados. Embora dedicados na proteção da sua família, não têm tendência para comportamentos agressivos. Os Dálmatas apreciam longos passeios, sendo excelentes companheiros para caminhadas, para passeios de bicicleta e para a prática de jogging.