Eurasier

Escrito por Kerstin S.
eurasier com a língua de fora em cima de rocha na floresta

O belo eurasier foi criado a partir da combinação do chow-chow com o keeshond e o samoiedo.

Padrão de raça: qual a aparência de um eurasier?

A aparência do eurasier é reveladora da sua origem: faz lembrar um híbrido de spitz. As orelhas pontiagudas e a cauda curvada sobre o dorso são duas características típicas.

O seu físico é médio, sendo o tronco ligeiramente mais comprido do que a altura ao garrote. Portanto, em termos de tamanho trata-se de uma raça de tamanho médio a grande.

  • Altura ao garrote: Machos: 52-60 cm, fêmeas: 48-56 cm
  • Peso: Machos: 23-32 kg, fêmeas: 18-26 kg
  • Pelo: Camada densa de subpelo por todo o corpo; camada superior: pelo solto e de comprimento médio. Sem juba.
  • Cores: São permitidas todas as cores. As únicas excecções são: branco, malhado e fulvo.
cachorro eurasier a brincar com peluche amarelo na relva
Um cachorro eurasier preto: esta raça apresenta-se em quase todas as cores.

Carácter: o melhor de três raças

O nome eurasier advém dos dois continentes de onde são originárias as raças que deram origem a estes cães. Então, os eurasier combinam a reserva do asiático chow-chow com a simpatia do, também asiático, samoiedo, com a afabilidade do keeshond europeu.

Eurasier: um cão para principiantes?

O objetivo da criação do eurasier foi produzir um cão de companhia sociável e de família. Porém, nada é assim tão simples, pois o eurasier tem uma personalidade forte e é um pouco teimoso. Portanto, não é um cão indicado para principiantes.

Embora guarde atentamente o seu território, o eurasier não tem tendência para ladrar. Alguns cães da raça têm um forte instinto de caça, enquanto outros não o exibem.

Uma característica que distingue esta raça de cães é a sua capacidade para perceberem o estado de espírito das pessoas. Os eurasier são, então, muito sensíveis e criam ligações fortes com os donos.

Por outro lado, são reservados com desconhecidos, sejam outras pessoas ou cães. De facto, os machos em particular têm dificuldade em tolerar a presença de outros cães no seu território. Porém, um eurasier bem treinado é um companheiro calmo e agradável.

Os eurasier são difíceis de educar?

Estes confiantes companheiros de quatro patas precisam de uma liderança clara. Pois alguns eurasier têm por hábito ignorar os apelos. Mas com consistência e paciência, é possível ensinar-lhes as bases da obediência.

Visitar uma escola para cachorros e um grupo para cães jovens pode ser bastante útil neste aspeto. Com a socialização adequada nesta fase da vida, os eurasier adultos são normalmente mais descontraídos nos encontros com outros cães. Além disso, se o seu eurasier mostra gosto por caçar, deve tirar algum tempo para treinos anti-caça.

Ter um eurasier: com quem são compatíveis estes cães?

Os eurasier são cães adequados tanto para famílias como para quem viva sozinho. É vantajoso se tiver experiência com cães e gostar de fazer coisas com o seu amigo de quatro patas.

Desde que o apartamento seja espaçoso, os eurasier sentem-se confortáveis a viver na cidade. No entanto, precisam de imensa atividade física no exterior. Mas não se preocupe: o seurasier não exigem desempenhom atléticos da parte dos donos.

Além disso, estes cães dão-se muito bem com crianças. Porém, há uma regra de ouro para os cães de família: as crianças pequenas nunca devem ser deixadas sem supervisão com os cães. Além disso, ensine-as a respeitarem os animais, permitindo-lhes resguardarem-se sempre que quiserem.

Se por acaso já partilha a sua casa com gatos, não há problema! Pois, normalmente, os eurasier adaptam-se bem aos pequenos felinos. A adaptação é mais fácil ainda se os cães já privaram com gatos no seu tempo junto do criador.

Os eurasier formam vínculos muito próximos com os donos. Portanto, é algo que deve ter em conta ao planear as suas férias. Então, porque não umas férias dedicadas a caminhadas numa zona de clima ameno?

Pode encontrar mais informações acerca deste assunto no nosso artigo Planear as férias: ir com ou sem o seu cão.

focinho de eurasier em grande plano
O eurasier resulta da combinação de raças de cães teimosas e sensíveis. Portanto, não é a raça mais indicada para donos com pouca experiência.

Cuidados com o pelo: as escovagens regulares são essenciais

Embora o pelo pareça abundante, não costuma exigir muitos cuidados. No entanto, deve escovar o seu patudo a fundo pelo menos uma vez por semana. Mas durante os períodos de muda, é provável que tenha de o escovar com mais frequência. Assim, está não só a prevenir a formação de pequenos nós no pelo, como também a evitar o excesso de pelo espalhado pela casa.

Porém, não deve tosquiar nem aparar o pelo do seu eurasier. Na verdade, a pelagem abundante funciona como um sistema de ar condicionado e protege tanto do calor como do frio. Tosquiar o animal destruir-lhe-ia a textura do pelo.

Para tornar os dias quentes mais suportáveis para o animal, pode escovar generosamente a camada de subpelo. Se tiver dúvidas, aconselhe-se junto de donos experientes ou do cabeleireiro para cães da sua confiança.

Quer mais dicas sobre como cuidar do pelo do seu cão? Leia o nosso artigo sobre o assunto.

Os eurasier precisam de muita atividade física?

Os eurasier gostam de estar junto dos donos. Precisam e apreciam longos passeios diários na natureza, seja qual for a estação do ano. Além disso, desportos para cães menos focados na velocidade e na obediência são os mais indicados para esta raça.

O mantrailing é um desporto bastante adequado para os eurasier. Pois o cão aprende a concentrar-se ao mesmo tempo que pode farejar à sua vontade. Porém, tenha cuidado para não treinar o animal em zonas de presas.

Os euraiser também gostam de treino com clicker, pois sentem-se ocupados. Além disso, é uma forma de fortalecer os laços entre cão e dono.

Doenças típicas dos eurasier

Os criadores sérios dão grande importância à saúde dos animais. Isto significa que, antes da criação, podem ter testado os progenitores para displasia da anca e do cotovelo. Cães com epilepsia, entrópio, luxação da rótula, maloclusão ou caudas encurtadas também são excluídos da criação.

Qual a esperança de vida de um eurasier?

Além do perigo da consaguinidade em grande escala, algo que os criadores legítimos podem controlar, os eurasier são cães robustos. Assegure-se que o seu patudo tem um peso saudável, faz exercício suficiente e come comida de elevada qualidade. Assim, pode viver até aos 15 anos.

Saiba tudo o que importa acerca do tema da alimentação na secção Comida para cão da Magazine da zooplus.

A génese dos eurasier

A criação teve início com a invenção do "keeschow". Descubra abaixo qual a relação do famoso etologista Konrad Lorenz com esta raça e qual o ponto de siutação da criação.

A criação dos eurasier começou na década de 1960 na pequena cidade de Weinheim em Baden-Württemberg. Julius Wipfel quis combinar as características do descomplicado spitz com as de um cão do tipo primitivo, o chow-chow. Chamou-lhe, então, "keeschow".

Raças de cães primitivas recombinadas

A ideia agradou bastante a Konrad Lorenz, especialista que tinha trabalhado com híbridos de pastor-alemão/chow-chow. Fez a diferenciação entre cães de trabalho que se subordinam aos humanos e cães do tipo nórdico teimosos. O seu ideal: combinar as vantagens de ambos os tipos de cães.

Este também foi o objetivo do criador do novo keeschow: em 1972, Lorenz adotou uma keeschow fêmea chamada Babette (Nanette vom Jägerhof). Mais tarde, então, tornou-se num membro honorário da comunidade de criadores de Eurasier, que ainda existe.

Mas não parou com os keeschow: em 1972, fizeram-se cruzamentos com samoiedos. Um ano mais tarde, os eurasier foram reconhecidos como uma raça independente pela Federação Cinológica Internacional (FCI) e pela organização alemã VDH.

Compra: quanto custa um eurasier?

De acordo com o espírito do fundador da raça, os criadores legítimos devem focar-se na criação planeada. Por outras plalavras: os interessados registam-se numa associação dedicada à raça.

Depois, a organização em causa encontra um lar para o cachorro, podendo ser tidas em conta preferências de cor e de género. Os criadores associados reproduzem os animais de acordo com o número de interessados.

O Weinheim Eurasier Club (Eurasier Klub Sitz Weinheim, EKW) foi fundado por Julius Wipfel. Então, um cachorro mediado por esta associação custa 1500 euros.

Também a comunidade de criadores de eurasier atua como intermediária central no caso dos cachorros. Além disso, a  Comunidade Cinológica de Criadores de Eurasier (Kynologische Zuchtgemeinschaft Eurasier - KZG) é outro ponto de contacto. Estas três associações estão afiliadas com a VDH e a FCI e, em determinadas situações, encontram novos lares para animais necessitados.

Raças alternativas

Os eurasier carregam consigo muitas das características dos seus antepassados. Portanto, os fãs dos eurasier também se podem interessar pelos keeshond ou samoiedos. Já o chow-chow, por outro lado, é um cão com um comportamento mais peculiar e também requer mais cuidados.

Registado como uma marca, o elo é uma mistura entre o old english sheepdog (bobtail), o chow-chow e o eurasier. Porém, não é reconhecido como uma raça pela VDH nem pela FCI.

Conclusão: natural e especial

O que começou como um projeto de alguns amantes de cães acabou por se estabelecer como uma raça de cães com imensos fãs. A criação controlada dos eurasier é uma característica tão especial quanto a sua teimosia repleta de sensibilidade. Em resumo, os eurasier são cães para donos experientes e para os que o pretendem ser!


Kerstin S.
puppy

The zooplus forum was my entry into freelance writing: Here, interested cat lovers came together in 2011 to develop their own print magazine called "Pfotenhieb." In addition to my German studies, I was allowed to write some articles for the "Pfotenhieb". Today, as a happy dog owner, I devote myself mainly to animal and health topics.


Artigos relacionados
Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.