Treino com clicker

Treinamento com clicker

Treinamento com clicker

Não será erro dizer que na infância todos nós nos deixámos fascinar seja pelas ditas bombinhas de carnaval ou pelo fogo-de-artifício. O clicker é um aparelho cujo princípio é o mesmo: ao pressioná-lo, este emite um suave clique.

O que é o treino com clicker

O método designado por “treino com clicker“ é utilizado há vários anos no treino de cães, cavalos e até com gatos, sobretudo no ensino e aprendizagem de truques. O princípio: cada clique corresponde a uma recompensa.

Para que o animal associe o som do clicker a algo positivo, deve, em primeiro lugar, familiarizar-se com o som e associá-lo a uma alternativa a guloseimas.

O primeiro treino com clicker

Inicialmente vai precisar de um clicker, meia dúzia de snacks e um animal atento. O primeiro passo é pressionar o clicker e oferecer uma guloseima. Repita este passo até que o cão relacione o clique com a oferta do snack.

 Comece por um exercício que o animal domine – a ordem “Senta!“, por exemplo. Dê a ordem e clique no aparelho logo que o cão execute a ordem corretamente. Um bom timing é essencial!

Ensinar truques ao seu cão

A pouco e pouco poderá começar a ensinar pequenos truques e acrobacias ao seu cão – o importante é dar tempo ao animal. Uma dica: não force o animal a executar nenhum exercício e termine o treino com clicker logo que sinta a sua atenção a desvanecer. Quando o seu fiel companheiro de quatro patas se habitue ao clicker poderá transportá-lo sempre convosco.

Recomendamos o stick Trixie Target para obter melhores resultados no treino com clicker.

Gostaria de treinar em conjunto com o seu companheiro? Na secção da Magazine dedicada aos cães encontrará toda a informação de que necessita no tópico “Escola para cães“.

A zooplus tem ao seu dispor todos os acessórios para o treino com clicker!

Os nossos artigos mais relevantes