A educação dos cavalos

O comportamento dos cavalos

Nem todos os amantes de cavalos sabem que a educação dos cavalos depende em primeiro lugar da pessoa que o está a ensinar. Só quem o ensina pode alterar de forma positiva a relação que tem com o cavalo. Ao contrário das pessoas, os cavalos não sabem distinguir comportamentos certos e comportamentos errados e não possuem julgamento moral ou ético. Eles não vão obedecer a uma pessoa por gostarem dela, bem pelo contrário.

A educação dos cavalos começa no primeiro encontro

Enquanto nós, pessoas, quando olhamos pela primeira vez para um cavalo observamos o seu tamanho, a cor do pelo e a sua bela crina, os cavalos dão atenção a algo completamente diferente, ou seja, os cavalos concentram-se na nossa linguagem corporal. Assim, tentam perceber se quem têm à sua frente é um perigoso predador, um animal alfa dominante ou um ser humano numa posição hierárquica baixa. Dentro de um grupo de cavalos existe uma hierarquia e cada membro do grupo sabe qual a sua posição. Por isso, um cavalo vai aplicar o mesmo raciocínio e classificar a pessoa que tem à sua frente hierarquicamente. Assim, se a sua posição hierárquica for baixa tem pouco poder, se for alta, naturalmente, tem mais poder. Além disso, se tiver uma posição hierárquica alta provavelmente merece mais confiança, pois pode oferecer proteção em situações de perigo.

A posição hierárquica dos membros de um grupo dificilmente se altera. Ou seja, uma vez definido o animal alfa, este raramente perde o seu estatuto. Assim, é aconselhável que esteja atento à sua linguagem corporal desde o primeiro contato com o seu cavalo e que atue com firmeza.

A firmeza começa por pequenos gestos. Por exemplo:

Não se deixe empurrar. Se o cavalo quiser passar, ele deve dar a volta e não empurra-lo. Nesta situação, deve travar todas as tentativas do seu cavalo.
Se o seu cavalo não se deixa amarrar ou apanhar, não deve ser recompensado com guloseimas, pois o efeito vai ser exatamente o contrário do que deseja.
Deixar o seu cavalo escolher o caminho quando andam por uma mata parece ser uma experiência muito agradável. No entanto, o cavaleiro, como elemento hierarquicamente superior deve escolher e indicar o caminho. Naturalmente, estas regras também se aplicam ao trabalho no picadeiro.

Os nossos artigos mais relevantes

A educação dos cavalos

A educação dos cavalos depende em primeiro lugar da pessoa que o está a ensinar. Quem ensina pode alterar de forma positiva a relação com o cavalo.