Compreender a linguagem dos cavalos

rapariga a abraçar um cavalo na natureza

Todos os animais têm a sua própria linguagem, sejam cães, gatos ou ratinhos. Com as orelhas, postura corporal e os sons que emitem, dizem-nos o que se passa com eles. Assim, também os cavalos têm a sua linguagem corporal. Gostaria de compreender melhor o seu e outros cavalos? Então pode descobrir aqui quais os sinais corporais mais relevantes:

A linguagem corporal dos cavalos

Para compreender o que o cavalo lhe está a dizer, o melhor é começar pela impressão geral que ele lhe transmite. Ou seja, o cavalo parece ansioso ou relaxado? Observe-o à distância e depois dê atenção aos pormenores.

O que nos dizem a posição das orelhas do cavalo?

Se o cavalo parecer ansioso e tiver as orelhas para trás é um sinal claro que deve ter cuidado. Assim, tente perceber o que está a incomodar o seu cavalo. Por outro lado, se estiver em presença de um cavalo desconhecido, deve ser cauteloso e manter uma distância segura. Quando os cavalos estão relaxados ou curiosos, as orelhas estarão apontadas para cima ou viradas na direção do ruído que lhes despertou a atenção.

O que significa um cavalo virar a parte traseira na sua direção?

Ao virar a traseira para si, o cavalo está a transmitir um sinal de perigo ainda mais forte do que com as orelhas. Quando este comportamento é intencional, indica que pode estar prestes a dar um coice. Por isso, distancie-se e tente perceber a causa deste comportamento. Por exemplo, o animal pode estar com dores.

Um cavalo pode rir?

Um cavalo com o lábio superior levantado e os dentes expostos parece que se está a rir. No entanto, este comportamento tem um significado completamente diferente. Esta posição dos lábios indica que o cavalo está a cheirar o ar intensamente, pois detetou feromonas no ar. Os especialistas denominam este comportamento como reflexo de Flehmen e é comum a vários animais. Por outro lado, um cavalo relaxado tem o lábio inferior para baixo ou mastiga algo com prazer.

Como podemos ler o movimento dos cavalos?

Se o cavalo o tocar levemente com a cabeça, está a pedir-lhe alguma coisa. Talvez tenha uma deliciosa cenoura no bolso? Por outro lado, o atirar a cabeça para trás é uma postura defensiva. Nesse caso, tenha cuidado, o cavalo pode pisá-lo ou tentar trepar.

O que significa o bater dos cascos?

Um cavalo que bate com os cascos no chão significa que está impaciente. No entanto, o bater dos cascos no chão energicamente e com força é um comportamento típico de corte de um garanhão a uma fêmea. O exercício “passo espanhol” baseia-se neste comportamento.

O que significam os sons que os cavalos fazem?

O que nos quer dizer um cavalo ao relinchar?

Assim como os gatos domésticos miam mais do que os selvagens, também os cavalos domesticados relincham mais. No entanto, o relinchar pode ter diferentes significados. Muitos cavalos cumprimentam quem chega com um relinchar suave. Os relinchos também servem para comunicar à distância. Por exemplo, os cavalos relincham para comunicar uns com os outros à distância. As éguas fazem-no para encontrar mais rapidamente os seus potros. Por outro lado, um relincho estridente pode anunciar um ataque quando dois cavalos que disputam algo se encontram. Também as éguas que se sintam assediadas por um garanhão expressam o seu desconforto com o relinchar. Por fim, o relinchar pode ser um sinal de medo. Se ouvir atentamente o relinchar do seu cavalo vai aprender as distinguir melhor as várias nuances deste som.

Qual o significado do resfolgar?

Quando um cavalo resfolga é sinal que está relaxado. Pode acontecer, por exemplo, depois de uma refeição saborosa. Neste caso, o cavalo resfolga para mostrar que está satisfeito. Muitos cavalos resfolgam quando regressam ao pasto depois de um passeio ou de uma sessão de treino. É também um sinal de satisfação, pois, para eles começa agora melhor parte do dia. Ao resfolgar, um cavalo também indica aos seus companheiros que se sente bem. Assim, quando ouvir um cavalo resfolgar de satisfação pode tentar imitá-lo. Um resfolgar muito alto ou sucessivo mas curto indica que o cavalo se sente inseguro ou está a chamar à atenção para um perigo. Nesta situação, a postura corporal é naturalmente tensa.

Qual é o significado do grunhir?

Os cavalos que grunhem estão eufóricos ou muito excitados. Muitos grunhem depois dos seus cinco minutos de brincadeira intensa. Depois começam a dar pinotes e a libertar energia. No entanto, os cavalos que grunhem devem ser tratados com cuidado, pois eles podem irritar-se rapidamente.

Identificar problemas de comportamento

Os problemas de comportamento nos cavalos também se identificam pela sua linguagem corporal. Estes cavalos fazem geralmente movimentos estereotipados, ou seja, movimentos rítmicos repetitivos. Os comportamentos mais comuns são a aerofagia e a síndroma do urso.

Qual o significado da aerofagia?

Na aerofagia o cavalo descontrai a musculatura inferior do pescoço e assim emite um ruído que se assemelha ao arrotar. Muitas vezes, o cavalo ao fazer isto apoia o queixo em alguma coisa, como por exemplo, numa cerca, flexiona o pescoço e engole ar. Existe também a aerofagia sem apoio. Neste caso, o cavalo flexiona o pescoço em direção ao peito e em seguida levanta-o para o ar. A aerofagia é frequentemente um sinal de tédio. Este problema afeta especialmente cavalos de alto desempenho. Assim, provavelmente indica que precisam de mais atividade.

Qual o significado da síndroma do urso?

Cavalos com esta síndrome abrem as pernas da frente e balançam-se de uma perna para a outra. Este comportamento é mais frequente nos cavalos de sangue quente do que nos de sangue frio. Na maioria dos casos, o comportamento estereotipado é consequência de pouco exercício, ansiedade ou pouca ração disponível, como feno ou palha. Esta síndroma não é perigosa para a saúde, mas mostra que o cavalo está pouco estimulado. Optar por manter o seu cavalo num estábulo aberto pode ajudar a resolver esta situação.

Atenção e paciência para compreender o seu cavalo

Quem se quiser tornar um “encantador de cavalos” precisa de tempo, pois deve conhecer muito bem o seu cavalo. Para compreender o seu companheiro deve ter em consideração tudo o que se passa com ele. A linguagem corporal dos cavalos é constituída por vários sinais, que combinados têm significados diferentes.

Os nossos artigos mais relevantes