Pequeno Münsterländer

Pequeno Münsterländer em pé num parque com relva e árvores

Os cães da raça Pequeno Münsterländer são particularmente bonitos e têm uma personalidade calma, gentil e carinhosa. Assim, é natural que a popularidade desta raça como cão de companhia tenha aumentado. No entanto, o Pequeno Münsterländer é antes de mais um cão de caça. Leia o nosso artigo e descubra tudo sobre esta versátil raça de cães de caça.

Aparência

Um cão de caça com corpo harmonioso e robusto

Com uma altura na cernelha de até 54 centímetros para os machos e 52 para as fêmeas, a raça Pequeno Münsterländer é uma das mais pequenas entre os cães de aponte. Em relação ao peso, estes patudos atingem no máximo 24 quilos e têm um corpo proporcional e harmonioso. A bonita pelagem é de comprimento médio e pode ser levemente ondulada ou lisa. As pernas dianteiras e traseiras têm franjas de pelo comprido, no entanto, o pelo mais farto está na sua longa cauda. Apesar do pelo ser uma imagem de marca destes patudos, o pelo não deve esconder os contornos do corpo. Por fim, em termos de cor, o pelo dos Pequeno Münsterländer é branco ou castanho ou ainda com manchas castanhas sob um manto de pelo branco.

História: um cão de caça da região de Münster

O nome desta raça está intimamente ligado à sua origem, já que esta raça é originária da zona da cidade de Münster no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália. Há vários séculos que estes cães vivem com a população desta região, onde os donos prezavam as suas excelentes capacidades de apontar na caça e de ir buscar caça.

A partir de 1902, o guarda-florestal Edmund Löns, um apaixonado por cães, decidiu criar e apurar a raça dos Pequeno Münsterländer. Houve alguma discussão em relação ao melhor nome para esta raça. Apesar dos Pequeno Münsterländer serem excelentes caçadores de codornizes, Edmund Löns não queria associar estes patudos nem a codornizes nem a aves. Eventualmente, o nome Pequeno Münsterländer prevaleceu e em 1921 foi estabelecido o padrão da raça.

Apesar de partilharem a designação Münsterländer, visto que têm origem na mesma região, as raças de cães de caça Pequeno Münsterländer e Grande Münsterländer nada têm a ver uma com a outra. O Grande Münsterländer é na verdade uma variante da raça Braco Alemão de pelo comprido, que com o tempo se tornou uma raça independente. Já o Pequeno Münsterländer está mais relacionado com o Epagneul Francês.

Hoje em dia, estes patudos são comuns não só na Alemanha, como também em França, Bélgica e nos países escandinavos. No entanto, em Portugal existem também exemplares desta raça, assim como alguns criadores. A popularidade das raças de cães tem sempre o lado negativo de dar a oportunidade a criadores pouco sérios para ganhar dinheiro fácil e rápido. Assim, consulte a secção abaixo para saber que cuidados deve ter antes de comprar o seu Pequeno Münsterländer.

Pequeno Münsterländer na água com um pato na boca

Personalidade do Pequeno Münsterländer

Um Pequeno Münsterländer que faça atividade física adequada e com frequência é um companheiro calmo e gentil. Em casa, estes charmosos e simpáticos patudos portam-se muito bem. Além disso, os Pequeno Münsterländer criam uma relação muito forte com o dono e dão-se bem com outros patudos.

Ao ar livre, o Pequeno Münsterländer é um aventureiro nato que adora caçar. Assim, na natureza, ele está sempre atento à possível presença de presas. Na verdad,e a atenção e concentração destes patudos é uma das suas características mais apreciadas pelos caçadores. O Pequeno Münsterländer é também muito perseverante e não se assusta facilmente. Por fim, estes cães são também excelentes nadadores.

Educar um Pequeno Münsterländer

Os cães desta raça aprendem com rapidez e têm uma grande capacidade de compreender o que se passa à sua volta. No entanto, isto não significa que educar um Pequeno Münsterländer seja uma tarefa fácil. Estes patudos inteligentes apercebem-se facilmente das fraquezas e inseguranças dos donos e aproveitam-se delas para os seus objetivos. Assim, um Pequeno Münsterländer precisa de um dono consequente, seguro e confortável na posição de líder.

No entanto, quem tiver experiência na educação de patudos vai adorar ter um Pequeno Münsterländer. A sua inteligência e vontade de aprender motivam imenso os tutores e proporcionam momentos muito divertidos. O treino básico destes cães deve incluir também visitas a escolas de cachorros para que o seu patudo aprenda rapidamente a conviver com outros cachorros. Contudo, se o seu Pequeno Münsterländer foi trabalhar na caça, a sua educação deve ser direcionada e dura cerca de 2 anos. O tempo de treino pode parecer muito à primeira vista, mas vale a pena, pois um Pequeno Münsterländer bem treinado torna-se num companheiro imprescindível.

Saúde e alimentação do Pequeno Münsterländer

Se comprar o seu Pequeno Münsterländer a um criador sério é muito provável que o seu patudo tenha uma saúde muito robusta. Além disso, em boa forma e com uma alimentação adequada o seu patudo vive pelo menos 15 anos.

Esta raça é considerada muito saudável, ainda assim alguns Pequeno Münsterländer têm tendência a desenvolver dermatite atópica. Doenças relacionada com as articulações, como a displasia da anca, são mais raras nesta raça. No entanto, é de sublinhar que estes problemas de saúde regra geral só acontecem quando os criadores não seguem as práticas recomendadas. Ou seja, quando não fazem os devidos testes genéticos aos cães reprodutores e não retiram da criação os que apresentam os genes responsáveis por estas doenças.

Os donos também podem evitar o aparecimento de problemas de pele e nas articulações dando uma alimentação adequada e vigiando o peso. Como qualquer outro patudo, o Pequeno Münsterländer precisa de uma alimentação que contenham proteínas de elevado valor nutritivo. Lembre-se também que as guloseimas, mesmo as que dá como recompensa nos treinos, devem ser tidas em conta ao fim do dia. Assim, reduza a quantidade de comida em proporção aos snacks e recompensas que dá ao seu patudo por dia.

Dica: escolha snacks como tripas ou ossos de mastigar secos. Os cães adoram este tipo de guloseimas e ficam horas entretidos. Pode usar este tipo de guloseima para deixar o seu patudo sozinho, pois sabe que ele não vai notar a sua ausência.

Por fim, nunca se esqueça de deixar água fresca sempre à disposição do seu Pequeno Münsterländer.

Descubra aqui a nossa seleção de ração para cães de elevada qualidade.

Cuidados

Apesar do aspeto elegante, o pelo dos Pequeno Münsterländer é muito fácil de cuidar, pois basta escová-lo algumas vezes por semana. No entanto, como o pelo destes patudos é comprido, é natural que depois de um passeio pela natureza ele traga folhas, terra e outros detritos para casa. Assim, depois das saídas escove o seu patudo e verifique se ele não tem carraças. Durante a altura da mudança do pelo é aconselhável escovar o seu Pequeno Münsterländer mais vezes. Desse modo evita que o pelo morto se espalhe pela casa e ajuda o seu patudo a não sentir comichão.

No que se refere aos cuidados, um aspeto a ter atenção redobrada é o estado das orelhas e ouvidos. As orelhas caídas e peludas dos Pequeno Münsterländer são o local ideal para as bactérias se instalarem e causarem inflamações. Assim, verifique e limpe regularmente os ouvidos do seu cão e leve-o ao veterinário ao primeiro sinal de inflamação.

Por fim, os cães que andam muito tempo a passear ou correr em solos macios como a terra tem tendência a ficar com as unhas compridas. Fale com o seu veterinário para saber como cortar corretamente as unhas, visto que o seu patudo pode ficar com ferimentos dolorosos nas almofadas das patas se as unhas ficarem muito compridas. Para tratar das unhas do seu cão use uma tesoura ou corta-unhas apropriado.

Desporto

Esta raça de cães de aponte é muito versátil. Com um treino para a caça adequado, o seu Pequeno Münsterländer caça tanto em florestas e bosques, como em campo aberto. Além disso, também é excelente a recuperar patos e caça na água. Por fim, desde que habituado caçar em matilha desde cedo, o Pequeno Münsterländer trabalha muito bem em equipa.

Como alternativa à caça, estes patudos ficam também muito satisfeitos a praticar desportos caninos. Por exemplo, aderem muito facilmente a treinos de agility e alguns também gostam de mantrailing. Informe-se sobre os diversos desportos caninos e experimente os que achar mais adequados. No entanto, alguns desportos caninos não são adequados para cachorros, visto que exigem muito das articulações.

Pequeno Münsterländer jovem deitado na relva

O Pequeno Münsterländer é o cão certo para mim?

O Pequeno Münsterländer é particularmente adequado para donos que caçam profissionalmente ou por desporto e procuram um patudo simpático para toda a família. A casa ideal de um cão desta raça é fora de zonas urbanas, para que ele possa estar em contato com a natureza. No entanto, estes cães não devem viver num canil do quintal, visto que eles precisam de se sentir integrados na vida da família.

Se viver numa cidade deve levar o seu Pequeno Münsterländer à rua várias vezes ao dia, preferencialmente a zonas verdes. Portanto, se viver num terceiro andar numa zona de prédios, é melhor escolher uma raça de cães menos exigente para a sua família. Além disso, estes cães precisam de fazer atividades físicas regularmente, caso contrário eles encontram alternativas criativas para gastar a energia a mais, por exemplo, correr atrás de quem passa de bicicleta. Assim, só quem pode passar muito tempo com o seu patudo deve ter um Pequeno Münsterländer em casa.

Outro aspeto importante é não ter pequenos animais de estimação em casa, por exemplo, coelhos. Viver com um Pequeno Münsterländer e um gato é possível desde que eles se conheçam ainda pequenos. E nesse caso eles podem tornar-se excelentes amigos. No entanto, isto não significa que o seu Pequeno Münsterländer se dê bem com o gato do vizinho. Caso a sua casa tenha um jardim ou quintal é aconselhável colocar uma cerca ou rede e assim impede surpresas desagradáveis.

Estes cães costumam dar-se bastante bem com crianças. No entanto, também a esta raça se aplica a regra de não deixar o seu patudo sozinho com crianças muito pequenas. Deve também controlar as crianças e não permitir que elas sobrecarreguem o seu patudo com brincadeiras.

Custos associados ao seu Pequeno Münsterländer

Por fim, antes de decidir levar um Pequeno Münsterländer para casa lembre-se dos custos associados. Os gastos iniciais incluem o preço do patudo assim como o equipamento básico. Mas existem várias despesas permanentes e recorrentes, como a alimentação de qualidade e as visitas ao veterinário. Planeie também antecipadamente as férias do seu patudo. Se o seu Pequeno Münsterländer for bem comportado pode levá-lo consigo desde que encontre um hotel ou casa de férias que aceite cães. Em alternativa, pode deixar o seu patudo ao cuidado de familiares ou amigos que o conheçam bem.

Onde comprar um Pequeno Münsterländer?

Comprar um cão de raça implica sempre procurar um criador sério e responsável. Assim, tem garantias de que os cães foram criados e mantidos nas melhores condições e por conseguinte terá um patudo saudável e equilibrado.

Procure informações sobre o criador junto a associações reconhecidas de criadores. Depois de selecionar um criador, entre em contato com ele e marque uma visita presencial. Conhecer o criador, os seus cães e as instalações onde eles vivem é essencial para perceber se os cães têm as condições de vida adequadas. Além disso, um bom criador também quer conhecer os potenciais donos dos seus cachorros e o seu estilo de vida. O interesse do criador é sinal que ele se preocupa com o futuro dos seus cachorros e quer encontrar uma boa família para eles. Assim, é provável que os criadores desta raça deem prioridade a donos que pratiquem a caça.

Se não é caçador e encontrar alguma dificuldade em encontrar em Pequeno Münsterländer pode sempre visitar associações de proteção animal que acolhem cães à procura de um novo lar. Aí pode encontrar um patudo com características semelhantes às do Pequeno Münsterländer que corresponde exatamente ao que deseja. Fale com os funcionários da associação que o poderão informar sobre a personalidade e necessidades dos patudos.

Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.