“Quais são os planos para hoje”? O sabujo alemão dá as boas-vindas a cada novo dia com um olhar curioso, cauda a abanar e cheio de entusiasmo. Rapidamente fica claro: este cão precisa de uma tarefa. Então, o seu companheiro precisa de ser mantido ocupado, tanto mental como fisicamente.
Apenas para donos ativos
Portanto, esta raça pertence nas mãos de pessoas verdadeiramente ativas no seu dia a dia e que possam oferecer ao animal ocupações com propósito. Os caçadores serão os donos mais indicados. Pois, quando caça, o sabujo alemão consegue usar os seus talentos em pleno.
Hoje em dia, estes elegantes companheiros de quatro patas são sobretudo usados em caçadas em grande escala de veados. Mas também se podem divertir muito em tarefas lúdicas, por exemplo em desportos para cães. Pois, sendo animais muito ativos, são indicados para todos os desportos para cães, como treino com bonecos ou agility.
O sabujo alemão é um cão de família?
Um sabujo afeiçoado quer pertencer a uma família. Portanto, procura uma sensação de segurança e de validação no seu círculo de pessoas chegadas.
Orientada para as pessoas, esta raça não se sente confortável num canil a longo prazo. Satisfeitas as suas necessidades básicas da forma adequada, o sabujo alemão agradece aos donos, dentro de casa, com um comportamento vigilante mas tranquilo.
De qualquer maneira, esta raça não é um puro cão de família que se contenta com participar nas atividades da família. Dois passeios por dia ao quarteirão ou ficar deitado à frente do sofá? Com programas deste género, o seu patudo sofre e irá desenvolver problemas comportamentais.
Este ativo patudo pode ser tido num apartamento ou numa vivenda. Além disso, também não tem preferência no que diz respeito a cidade ou campo. No entanto, é importante que passe tempo no exterior durante o dia e que faça bastante exercício.
Bom saber: um sabujo alemão sabe o que quer e é assertivo. Portanto, não é uma raça indicada para pessoas com pouca ou nenhuma experiência com cães.