Podengo Andaluz This article is verified by a vet

podengo_1

O Podengo Andaluz é um cão de caça muito inteligente e cheio de energia

Existem várias raças Podengo (ou Podenco). Estes patudos, com algumas semelhanças físicas aos galgos, são originários da região do Mediterrâneo e tinham como função inicial caçar coelhos selvagens. Um dos representantes dos Podengos é o conhecido Podengo Andaluz. Este patudo inteligente, independente e energético é muito popular entre os caçadores, especialmente em Espanha.

Aspeto do Podengo Andaluz

A Real Sociedad Canina de España (RSCE) reconhece oficialmente o Podengo Andaluz como uma raça espanhola. No entanto, organizações cinológicas internacionais como a FCI (Federação Cinológica Internacional) não reconhecem esta raça. Entre outros obstáculos ao reconhecimento desta raça está a sua parecença com o Podengo Português.

Estes patudos tem a cabeça bem proporcionada e a mandíbula bem desenvolvida e robusta. As características orelhas triangulares e eretas destes patudos chamam à atenção, dado-lhes um ar atento e pronto a agir.

Em termos de pelo, o Podengo Andaluz apresenta alguma variedade:

  • Comprido e duro
  • Comprido e sedoso
  • Curto e fino

No entanto, os cães desta raça têm em comum o facto de não costumarem apresentar a camada de subpelo.

A cor do pelo varia entre tons de branco (prateado, mate ou marfim) e canela. Outras cores estão excluídas, por exemplo, patudos com pelos pretos não estão de acordo com o padrão da raça. Por outro lado, deve, apresentar o nariz rosa e olhos cor de mel.

O corpo do Podengo Andaluz é compacto, harmonioso e musculoso. Além disso, a linha dorsal é tendencialmente reta. A cauda, de implantação baixa, não deve ir além do jarrete e é arqueada. Muitos destes patudo têm a ponta da cauda branca.

Diferenças de tamanho

Os criadores diferenciam 3 tamanhos do Podengo Andaluz de acordo com a altura na cernelha:

  • pequeno (fêmea 32 – 41 cm, macho 35 – 42 cm)
  • médio (fêmea 42 – 52 cm, macho 43 – 53 cm)
  • grande (fêmea 53 – 61 cm, macho 54 – 64 cm)

Naturalmente o peso varia com a altura. Assim, os Podengos grandes chegam a pesar 33 quilos, enquanto os pequenos ficam-se pelos 8 quilos.

Podengo Andaluz a correr num campo de relva verde
O Podengo Andaluz tem um corpo compacto e musculoso

A personalidade do Podengo Andaluz

Os cães desta raça adoram os donos e são muito fiéis. Além disso, são patudos cheios de energia, extremamente inteligentes e ao mesmo tempo calmos e equilibrados. Estes cães adoram desafios e estão sempre prontos a aprender coisas novas. Por fim, com uma educação adequada são também muito obedientes.

Perante pessoas estranhas, o Podengo Andaluz é muito cauteloso e até desconfiado. Por isso, estes patudos também foram bons e eficazes cães de guarda em casa e em quintas.

Um caçador cheio de entusiasmo e muito independente

Apesar de fiel e obediente, o Podengo Andaluz facilmente perde a cabeça quando sente o cheiro de um coelho no campo. Estes patudos têm um excelente olfato e um forte instinto de caça, e por isso podem afastar-se do dono quando perseguem uma presa. É de sublinhar que os criadores desta raça procuravam e ainda procuram cães que cacem de forma independente.

Os Podengo Andaluz caçam com rapidez, método e eficiência. Quando localizam a presa perseguem-na até a agarrarem. Em seguida matam-na e então levam-na ao dono. Apesar da sua presa preferida ser o coelho, também é um eficaz caçador de perdizes. Estes cães não foram desenvolvidos para trabalhar em conjunto com os donos.

O comportamento de caça destes patudo é muito específico e o instinto muito forte. Assim, se tiver um Podengo Andaluz mas não o levar à caça deve treiná-lo de forma que ele consiga controlar os seus instintos.

O Podengo Andaluz é um patudo especialmente teimoso?

Algumas pessoas argumentam que o Podengo Andaluz além de energético também é algo teimoso. No entanto, quando analisamos a personalidade destes patudos devemos ter em consideração que o Podengo foi desenvolvido para caçar de forma independente.

Isto não quer dizer que os cães desta raça sejam teimosos por natureza. O importante é que eles recebam desde muito cedo uma educação consequente e ao mesmo tempo carinhosa. Outro aspeto igualmente importante é proporcionar um nível de atividade adequado às necessidades destes patudos.

Tal como se passa com a maioria das raças de cães, o Podengo Andaluz precisa de ser estimulado física e mentalmente. Para estes patudos não chega aprender alguns truques. Eles precisam de desafios regulares, como por exemplo praticar atividades de rastreamento. Um patudo com falta de estimulação vai acabar por criar os seus próprios desafios, o que pode constituir um problema para os donos.

Podengo Andaluz a correr no campo atrás de uma bola
O Podengo Andaluz precisa de muito exercício físico e desafios para se sentir bem.

Esta é uma raça adequada para mim?

Dadas as características desta raça, naturalmente os melhores donos são os que levam os seus patudos à caça. Os Podengo Andaluz sentem-se completamente felizes a acompanhar os donos ou a caçar de forma independentes.

Ainda assim, se for uma pessoa bastante ativa que gosta de fazer atividades na natureza e que tenha bastante tempo para o seu cão, o Podengo é uma boa alternativa. No entanto, lembre-se que estes cães precisam de muita atividade e de espaço, por isso não devem viver em pequenos apartamentos na cidade.

Um cão que precisa de atenção

Um Podengo, independentemente do seu tamanho, não pode ficar em segundo plano na família. Esta regra é valida para qualquer cão, mas é especialmente importante para os cães desta raça.

Em primeiro lugar, deve estar consciente que vai precisar de investir bastante tempo na sua educação. E tenha sempre atenção ao seu tom de voz e postura. Os Podengo são cães bastante sensíveis e por isso as ordens e regras devem fazer-lhes sentido. Por exemplo, os donos devem compreender que o seu patudo precisa de algum tempo para observar um gato e mesmo ir cheirá-lo. São comportamentos naturais que fazem parte da sua personalidade e não devem ser contrariados sem razão.

Em segundo lugar, como já mencionado, estes cães precisam de bastante exercício físico e de atividades. Sem serem estimulados intelectualmente e fisicamente estes cães sentem-se entediados, sentimento que rapidamente se transformam em frustração. É provável que em consequência também os donos se sintam frustrados com os comportamentos do seu patudo. Assim, para evitar estas situações, os donos de Podengos devem brincar e praticar atividades físicas com o seu patudo de forma regular.

Dadas as suas características e necessidades, o Podengo não é a alternativa ideal para pessoas sem experiência com cães. No entanto, sendo cães alegres, carinhosos e sociáveis, estes patudos são excelentes cães de família.

Cuidados a ter com os Podengo Andaluz

Estes patudos têm geralmente o pelo curto sem camada de supelo. Assim, os cuidados com o pelo são reduzidos. Uma escovagem semanal é suficiente além da ocasional escovagem a seguir aos passeios para tirar alguma sujidade que possa ficar agarrada ao pelo.

Os Podengo de pelo mais comprido precisam de um pouco mais de atenção. Ainda assim, tratar do pelo destes patudos não é uma atividade que consuma muito tempo. Tal como com outros cães, deve também controlar e limpar regularmente os olhos, orelhas e unhas do seu patudo.

Atividades adequadas para o Podengo Andaluz

Em Espanha, estes patudos foram criados especialmente para a caça. Assim, estes patudos são excelentes praticantes de atividades como recuperação de patos ou ir à procura de coelhos.

Se a caça não for uma atividade possível, estes cães precisam de alternativas igualmente exigentes em termos de exercício e estimulação. Por exemplo, atividades físicas, como correr ou ir andar de bicicleta com os donos não chega. Visto que estes cães também precisam de desafios intelectuais. Alternativas possíveis são desportos como agility ou mantrailing.

Onde posso encontrar um Podengo Andaluz?

O Podengo Andaluz é uma raça desenvolvida em Espanha e encontram-se poucos exemplares em outros países. Assim, é na sua terra natal que se encontram a maior parte dos criadores. No entanto, é possível encontrar alguns criadores também em Portugal. É igualmente possível encontrar cães desta raça em associações de proteção de animais. Alguns destes patudos não são bons caçadores e por isso infelizmente acabam por ser abandonados.

Podengo Andaluz bebé nos braços do dono
Em Espanha encontram-se a maioria de criadores de Podengo Andaluz

Aspetos de saúde dos Podengo Andaluz

Em geral, todas as raças Podengo, como o Ibicenco ou Português são extremamente robustas e saudáveis. Além disso, não se conhecem doenças hereditárias características destas raças.

A esperança média de vida destes cães varia entre 12 e 15 anos.

Origens: Descendentes de faraós?

As semelhanças físicas de algumas raças de cães da Península Ibérica com outros cães da zona do Mediterrâneo dificilmente podem ser ignoradas. Assim, existem teorias que consideram que estes patudos descendem de cães do Antigo Egito que teriam chegado à Península Ibérica a bordo de navios fenícios. No entanto, estas teorias ainda não estão cientificamente comprovadas.

Conclusão: um patudo leal, inteligente e desafiante

Sendo um caçador nato, extremamente inteligente e fiel o Podengo Andaluz é o patudo ideal para caçadores.

No entanto, estes patudos não são adequados para pessoas pouco experientes com cães ou com pouco tempo para eles. Este patudo originário da Andaluzia gosta especialmente de donos ativos que os estimule em todos os sentidos. Nesse ambiente sentem-se felizes e por isso tornam-se companheiros inseparáveis da família à qual traz imensa alegria.


Franziska G., veterinária

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.