Esta é uma raça adequada para mim?
Dadas as características desta raça, naturalmente os melhores donos são os que levam os seus patudos à caça. Os Podengo Andaluz sentem-se completamente felizes a acompanhar os donos ou a caçar de forma independentes.
Ainda assim, se for uma pessoa bastante ativa que gosta de fazer atividades na natureza e que tenha bastante tempo para o seu cão, o Podengo é uma boa alternativa. No entanto, lembre-se que estes cães precisam de muita atividade e de espaço, por isso não devem viver em pequenos apartamentos na cidade.
Um cão que precisa de atenção
Um Podengo, independentemente do seu tamanho, não pode ficar em segundo plano na família. Esta regra é valida para qualquer cão, mas é especialmente importante para os cães desta raça.
Em primeiro lugar, deve estar consciente que vai precisar de investir bastante tempo na sua educação. E tenha sempre atenção ao seu tom de voz e postura. Os Podengo são cães bastante sensíveis e por isso as ordens e regras devem fazer-lhes sentido. Por exemplo, os donos devem compreender que o seu patudo precisa de algum tempo para observar um gato e mesmo ir cheirá-lo. São comportamentos naturais que fazem parte da sua personalidade e não devem ser contrariados sem razão.
Em segundo lugar, como já mencionado, estes cães precisam de bastante exercício físico e de atividades. Sem serem estimulados intelectualmente e fisicamente estes cães sentem-se entediados, sentimento que rapidamente se transformam em frustração. É provável que em consequência também os donos se sintam frustrados com os comportamentos do seu patudo. Assim, para evitar estas situações, os donos de Podengos devem brincar e praticar atividades físicas com o seu patudo de forma regular.
Dadas as suas características e necessidades, o Podengo não é a alternativa ideal para pessoas sem experiência com cães. No entanto, sendo cães alegres, carinhosos e sociáveis, estes patudos são excelentes cães de família.