Thai Ridgeback

Thai Ridgeback adulto em pé sob um fundo branco

O Thai Ridgeback precisa de ter donos experientes.

Os Thai Ridgeback é um cão de caça que deve ficar apenas em mãos muito experientes. Estes cães originários da Tailândia precisão de uma educação consistente e de donos firmes ao longo da vida.

Um cão com aspeto exótico

A primeira coisa que sobressai ao vermos um Thai Ridgeback é a sua constituição corporal atlética e musculosa. Também o seu focinho apresenta características específicas, como por exemplo, a testa enrugada, as orelhas triangulares ligeiramente inclinadas para a frente e os olhos em forma de amêndoa.

O pelo é curto e brilhante e pode ser vermelho, preto, azul ou fulvo claro. Na região dorsal estes patudos apresentam uma crista formada por pelos que crescem na direção oposta aos da restante pelagem. A crista pode ter várias formas e comprimentos, mas, de acordo com o padrão da raça, deve ser simétrica em ambos os lados e claramente definida. A típica crista está na origem do nome da raça, já que em inglês ridge significa crista.

Tamanho do Thai Ridgeback

O Thai Ridgeback pertence à categoria dos cães de tamanho médio. Na cernelha as fêmeas medem entre 51 e 56 centímetros e os machos entre os 56 e 61 centímetros.

Peso do Thai Ridgeback?

Os machos chegam a pesar 34 kg e as fêmeas, mais pequenas, pesam até 25 kg.

Personalidade do Thai Ridgeback

O Thai Ridgeback é um cão bastante ativo e atento que precisa de muito exercício físico. Além disso é muito independente, característica associada ao seu estilo de caça, e por isso não estabelece uma relação privilegiada com uma só pessoa. No entanto, é muito sociável e mesmo muito carinhoso com a sua família humana. Na presença de pessoas estranhas este cão mantém uma distância, mas não se mostra agressivo.
Por fim, os cães desta raça são considerados muito corajosos e sensíveis, o que torna a sua personalidade interessante para muitos amantes de cães.

Educação

Inteligente e dócil, o Thai Ridgeback seria um cão fácil de educar se não tivesse também um forte instinto de caça. Na verdade, este cão independente e capaz de tomar decisões, facilmente ignora as regras de bom comportamento quando vê uma possível presa. É por isso que estes cães precisam de uma mão firme e de um dono bastante experiente.

Contudo, ter “mão forte” não significa exercer pressão ou adotar atitudes mais agressivas. Muito pelo contrário, o dono de um Thai Ridgeback deve saber usar eficazmente técnicas de reforço positivo e nunca recorrer à pressão que tem o efeito contrário ao pretendido junto deste cão bastante sensível.

Não deixe também de levar o seu patudo a uma escola para cachorros e a sessões de brincadeiras. Este tipo de atividade tem um efeito positivo no comportamento social do seu Thai Ridgeback que aprende a lidar com cães com diferentes personalidades e tamanhos. É de salientar que este tipo de aprendizagem é mais eficaz quando o cão ainda é jovem.

O Thai Ridgeback é o cão certo para mim?

Dado que o Thai Ridgeback é antes de mais um cão de caça, este não é um patudo para qualquer família. Por um lado, os donos de um Thai Ridgeback devem ter bastante experiência para lhe proporcionar uma educação consistente. Por outro lado, devem ter tempo suficiente para exercitar o seu patudo regularmente.

Se vive numa cidade, esta raça não é uma boa escolha, visto que estes patudos precisam de liberdade e de estar em contato com a natureza. Também a confusão e barulhos da cidade podem intimidar estes cães e mesmo que com o tempo eles se habituem à agitação da cidade, dificilmente serão totalmente felizes nesse ambiente. Assim, a casa ideal para um Thai Ridgeback tem um quintal ou jardim grande afastada da azafama da cidade.

Importante: o Thai Ridgeback tem uma enorme capacidade de saltar, chegando a alturas de até 2 metros. Assim, para evitar que o seu patudo vá a correr atrás de uma interessante presa coloque uma vedação alta no seu quintal ou jardim.

Apesar do Thai Ridgeback se dar bem com crianças e outros animais de estimação, eles nunca devem ficar juntos sem supervisão, visto que movimentos bruscos ou sons altos produzidos pelas crianças podem irritar o seu patudo.

A raça Thai Ridgeback é uma raça perigosa?

O Thai Ridgeback não pertence à lista de raças de cães perigosas ou potencialmente perigosas em Portugal. No entanto, em alguns países ou regiões da Europa esta raça está sujeita a diversas restrições ou é mesmo proibida, no cantão de Genebra na Suíça.

Thai Ridgeback adulto a correr numa praia com uma corda na boca
O Thai Ridgeback adora praticar exercício!

Desportos e atividades para o Thai Ridgeback

Infelizmente raramente consegue praticar atividades com o seu Thai Ridgeback sem que ele esteja com coleira e trela. Além disso, perante um coelho, um gato ou outro animal estes cães fazem tudo para tirar a coleira e com alguma habilidade conseguem. Assim, certifique-se sempre que a coleira do seu patudo está bem ajustada.

Apesar desta limitação, o Thai Ridgeback adora fazer desporto e atividades físicas. Experimente fazer com ele desportos como por exemplo dog dancing, agility ou jogar com frisbee. Atividades que envolvam raciocínio mental, como mantrailing, são também adequadas para estes cães. No entanto, não desanime se o seu patudo não fizer logo o que é esperado, visto que estes cães precisam de algum tempo para se concentrarem.

Naturalmente, o Thai Ridgeback é um excelente companheiro para longas caminhadas ou corridas.

Cuidados com o Thai Ridgeback

O pelo curto destes cães é muito fácil de cuidar. Para retirar o pelo morto ou em excesso basta passar uma escova macia ou uma escova de massagem semanalmente. Se depois de um passeio, o pelo ficar sujo, também consegue retirar a sujidade com esse tipo de escovas.

No entanto, por vezes um banho é inevitável. Assim, habitue o seu patudo desde cachorro a tomar banho e use um champô suave para cães.

Curiosidade: quem tem mais de um Thai Ridgeback na família vai notar que estes cães cuidam do pelo uns dos outros de forma semelhante aos gatos.

Controle o crescimento das unhas regularmente e se necessário corte-as com uma tesoura ou corta-unhas para cães. Por fim, é aconselhável observar de vez em quando as orelhas do seu cão e limpá-las com um produto de limpeza específico quando necessário.

Alimentação

O Thai Ridgeback, tal como qualquer cão de qualquer raça, precisa de uma alimentação com uma elevada percentagem de carne.

Quando o seu cachorrinho chegar a casa mantenha a comida dada pelo criador, visto que uma nova casa e uma nova família são alterações suficientes para ele processar. Enquanto o seu Thai Ridgeback for cachorro dê-lhe três a quatro refeições por dia. No entanto, um cão adulto deve fazer apenas duas refeições diárias, a seguir às quais deve descansar para fazer a digestão sem problemas. Em relação à quantidade de comida, pode orientar-se pelas recomendações do fabricante que encontra na embalagem. Contudo, cada cão tem as suas necessidades e estilo de vida e por isso mantenha o peso do seu Thai Ridgeback sob controle e ajuste a quantidade de comida se necessário.

Para evitar que o seu patudo fique com peso a mais subtraia à quantidade de comida diária o valor energético equivalente das guloseimas que lhe dá. Além disso, prefira sempre snacks saudáveis, como por exemplo snacks de higiene oral ou sem cereais para as recompensas e miminhos. Guloseimas secas, como orelhas de vaca, são excelentes pois satisfazem a necessidade de morder do seu patudo e mantem-no ocupado bastante tempo.

Por fim, é absolutamente essencial ter sempre água fresca à disposição do seu patudo.

Thai Ridgeback: uma raça saudável

Regra geral os cães desta raça são muito saudáveis e raramente apresentam doenças hereditárias.

Um criador responsável e sério terá testado os progenitores do seu cachorrinho para doenças de origem genética mais comuns à raça como a displasia da anca. No caso de o resultado do teste ser positivo, os cães são retirados da criação para evitar que transmitam a doença aos cachorrinhos.

Deve também falar com o criador sobre a doença dermoid sinus ou cisto de “dermoid”. Esta doença identifica-se pelo surgimento de um cisto palpável sob a pele que deve ser removido através de uma operação. Se o procedimento for bem sucedido, o patudo vive sem mais problemas. No entanto, sem tratamento esta doença pode provocar inflamações graves que podem ser fatais.

Esperança de vida do Thai Ridgeback

Com um estilo de vida adequado um Thai Ridgeback vive entre 12 a 13 anos.

Comprar um Thai Ridgeback

Esta não é uma raça extremamente popular, mas existem na Europa fãs incondicionais destes patudos. Assim, com uma pesquisa cuidada na internet encontra com certeza criadores sérios e responsáveis. No entanto, é possível que tenha de viajar até outro país europeu para encontrar o patudo dos seus sonhos.

Se possível, visite o criador para conhecer as instalações onde os cães vivem e também os pais do seu cachorro. Aproveite a visita para recolher mais informações sobre as características e necessidades específicas desta raça.

Lembre-se que para ter um cachorro saudável e por muitos anos é essencial encontrar um bom criador. Não confie em criadores não registados que peçam valores mais baixos pelos cachorros. Este tipo de criadores economiza em cuidados de saúde e também não investem nos processos de socialização dos cães, um aspeto essencial nestes patudos.

Qual o preço de um Thai Ridgeback?

O preço de um patudo desta raça custa cerca de 1.500 euros. Quando for buscar o seu cachorrinho ele deve ter pelos menos 8 semanas de vida e estar desparasitado e vacinado. Não se esqueça de dar os reforços da vacina de acordo com o calendário.

Se for buscar o seu Thai Ridgeback ao estrangeiro, certifique-se que tem todos os documentos necessários para que o seu patudo possa entrar em Portugal sem problemas.

Adotar um Thai Ridgeback

Se procura um Thai Ridgeback adulto considere outras raças ou mesmo um cão de raça indefinida. Como não existem muitos exemplares desta raça em Portugal é pouco provável que encontre um numa associação de proteção de animais à espera de uma nova família.

Dois Thai Ridgeback adultos em pé num campo
O Thai Ridgeback é muito saudável e não precisa de cuidados especiais

História

Como o nome da raça indica, estes cães são originários da Tailândia, mais concretamente da zona oeste da Tailândia. Os seus antepassados são cães que viviam de forma independente, ou seja, não participavam na vida das pessoas da região.

A partir do momento em que começaram a ser domesticados, estes cães eram usados na caça e para guardar propriedades. Com o tempo, estes cães tornaram-se mais comuns e chegaram às províncias de Chanthaburi, Rayong e Bangkok, onde começou a criação profissional da raça.

A FCI reconhece apenas duas raças com uma crista ou ridge, a Thai Ridgeback e a Rhodesian Ridgeback. Não é ainda claro se as raças estão ou não relacionadas. Hoje em dia estima-se que vivem 2.500 exemplares de Thai Ridgeback na Tailândia.

Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.