Cockapoo

Escrito por Kerstin S.
cachorro cockapoo no jardim

Os cockapoo são cães amigáveis e bastante atléticos que precisam de fazer muito exercício.

Grande, olhos arregalados redondos, orelhas caídas e pelo ondulado. Com este aspeto de ursinho de peluche, não é de estranhar que o cockapoo tenha tomado de assalto os corações dos amantes de cães. Descubra, neste artigo, porque é que esta raça híbrida, amigável e desportista, é indicada para donos experientes.

Surpresa garantida: qual o aspeto de um cockapoo?

O cockapoo (também chamado cockerpoo ou spoodle) é uma mistura entre caniche e cocker spaniel inglês. Tratando-se de uma raça híbrida, não existe padrão de raça e, portanto, estes cães não têm um aspeto uniforme. Alguns cockapoo têm o pelo encaracolado dos caniche, enquanto outros têm o pelo liso. A aparência típica dos cockapoo inclui:

  • Pelo comprido e ligeiramente ondulado
  • São possíveis quase todas as cores, desde preto a creme ou branco
  • Tamanho médio a pequeno, entre os 25 a 45 centímetros de altura ao garrote (dependendo do caniche)
  • Pesam cerca de 10 quilos (o peso varia de acordo com o tamanho)
  • Orelhas caídas
  • Cauda comprida

Carácter: adora pessoas – e caça

Além do aspeto, o cockapoo também é uma mistura entre caniche e cocker spaniel em termos de carácter. A estampagem (ou imprinting) e a socialização pelo criador também têm um papel muito importante. Tanto os caniche como os cocker spaniel são cães muito amigáveis e que gostam de criar laços fortes com os donos. Por outro lado, o cocker spaniel é um caçador apaixonado. Não é de espantar, pois durante séculos foi criado para caçar pássaros.

Educar um cão cheio de energia

O cockapoo procura a proximidade dos seus companheiros de duas patas e este é um excelente pré-requisito para o treinar. No entanto, o cockapoo também traz consigo alguma teimosia e revela-a nos momentos de tomar decisões. Se for consistente com o animal desde que é cachorro, tudo será mais fácil durante a puberdade e daí em diante. Desde que sejam muito dedicados, donos com pouca experiência com cães podem adotar um cockapoo. Porém, não encare o treino de ânimo leve.

perfil do cockapoo

Caçador ambicioso

O cockapoo é um cão indicado para treinos de caça. Mas se quer deixar o seu cockapoo andar à vontade, sem trela, mas prefere que não cace, deve fazer treino anti-caça com ele. Treiná-lo para responder à sua chamada é essencial.

O mesmo se aplica ao ladrar, pois muitos cockapoos adoram ladrar bem alto. Portanto, inicie um treino consistente bem cedo.

Por muito fofinho que este cão híbrido pareça, a verdade é que tem muita energia e precisa de várias horas de exercício por dia. E se o dono não lhas proporciona, o animal vai procurar outras formas de satisfazer esta necessidade.

Relativamente à vida em conjunto com um cockapoo, existem duas coisas principais a ter em conta. Em primeiro lugar, os cuidados com o pelo não devem ser subestimados. Por outro lado, este cão híbrido é um verdadeiro amante da natureza. Portanto, é especialmente indicado para pessoas e famílias que gostem de atividades de exterior, independentemente do tempo.

Cuidados: com que frequência é que um cockapoo precisa de ser tosquiado?

É uma pergunta muito comum entre os amantes de cães: o cockapoo larga muito pelo? A resposta varia de cão para cão, mas uma coisa é certa: quanto mais encaracolado for o pelo, menos provável é que o cockapoo largue pelo (ou, se o fizer, muito pouco). De facto, o mesmo se passa com o caniche. Porém, não se trata de uma raça alérgica.

A maioria dos cães de raça híbrida requer muitos cuidados com o pelo. Por exemplo, se não perderem pelo, precisam de ser tosquiados entre três a quatro vezes por ano. Aliás, o pelo também tem tendência a emaranhar. E, além disso, é comum prenderem-se pequenos galhos, pó e folhas. Dependendo da textura do pelo, deve escovar o seu cockapoo a fundo a cada dois dias.

Ao mesmo tempo, observe regularmente as orelhas do animal e limpe-as, se estiverem sujas. Devido ao ambiente quente e húmido nessa zona do corpo, as inflamações desenvolvem-se depressa. Alguns cockapoo precisam que lhes arranquem os pelos das orelhas com certa regularidade. Quando em dúvida, pergunte ao veterinário se o seu patudo também precisa que o faça.

cockapoo a olhar para a câmera
Os cockapoo têm o aspeto de verdadeiros ursinhos de peluche. Portanto, os cuidados com o pelo são bastante complexos.

Ter um cockapoo: será o cão certo para mim?

Estes designer dogs são animais excelentes para famílias desportivas. Em relação a outros animais domésticos, o cockapoo dá-se bem com gatos, sobretudo se crescer na sua companhia.

Embora o cockapoo possa ser feliz em ambiente urbano, é um verdadeiro amante da natureza. De facto, os cockapoo precisam diariamente de praticar exercício ao ar livre. Desse modo, podem sentir-se confortáveis em apartamentos mais pequenos.

Mas tenha presente que muitos cockapoo ladram acima da média. Esta característica deve-se à herança dos cocker spaniel. Portanto, é bem possível que o animal "comente" o barulho do vizinho da frente ou as crianças a gritar no andar de cima. Se os seus vizinhos são sensíveis ao barulho, talvez adotar um cockapoo não seja a melhor opção.

Os cockapoo precisam de muita atividade física?

Os pais do cockapoo são verdadeiros atletas: tanto os caniche como os cocker spaniel inglês gostam de atividade física. Por este motivo, os cockapoo adultos são cães adequados para caminhadas longas. Além disso, pode praticar jogging com estes companheiros de quatro patas. Porém, os cockapoo vão sentir falta de farejar pelo caminho.

Os cockapoo também podem fazer-lhe companhia enquanto anda de cavalo. Isto é, desde que sejam treinados para isso. Por outro lado, passear de bicicleta enquanto o seu patudo corre o seu lado, é uma atividade que pode ser feita em conjunto mas apenas durante distâncias curtas. Pois embora os cockapoo sejam muito atléticos, o seu tamanho tem impacto aqui.

Além disto, os cockapoo gostam de ir buscar e devolver os objetos lançados pelos donos e adoram brincadeiras que envolvam farejar. Lembremo-nos que os cocker spaniel têm um excelente faro. Então, por que não inscrever o seu patudo numa escola para cães para frequentar um curso para desenvolver estas capacidades? Por exemplo, um curso de mantrailing ou para encontrar pequenos objetos?

Em resumo: os cockapoo são animais cheios de energie e que precisam de muita atividade. No entanto, para conforto do animal, faça pausas deliberadas.

cockapoo em plena corrida no campo
O cockapoo é um verdadeiro amante da natureza e tem necessidade de fazer muito exercício e gastar energias.

Possíveis doenças: ter bons genes é fundamental

Serão os cães híbridos mais saudáveis do que os cães de raça? Normalmente não, pois criação também significa criar para manter a raça saudável. Se os criadores de cães híbridos forem negligentes (os exames são caros e, de qualquer maneira, eles não têm documentos), os cockapoo podem herdar as doenças hereditárias do caniche e do cocker spaniel.

Possíveis doenças hereditárias

  • Displasia da anca (malformação da articulação da anca)
  • Luxação da rótula (deslocação da patela)
  • Atrofia progressiva da retina (doença da retina)
  • Doença de von Willebrand (distúrbio de coagulação)
  • Mielopatia degenerativa (danos na medula espinhal)

No caso dos cockers, fala-se da "síndrome da raiva". Aqui, os animais tornam-se agressivos sem motivo. Além disso, é mais comum em cães de cor dourada ou vermelha.

Devido às diferentes estruturas do pelo das duas raças que estão na origem dos cockapoo, é comum terem problemas de pele. Isto deve-se ao facto de os cocker spaniel terem tendência para este tipo de problemas. Também inflamações do canal auditivo tendem a ser comuns nas duas raças de origem.

Alimentação

Relativamente à alimentação, não há nada de especial a apontar. O cockapoo pode herdar um apetite acima da média do cocker spaniel. Portanto, é importante prestar atenção ao peso.

Qual a esperança média de vida de um cockapoo?

Um cockapoo saudável vive em média 15 anos.

Origem do cockapoo

Tanto o caniche como o cocker spaniel inglês são duas raças de cães antigas que desde há vários séculos acompanham pessoas nas caçadas. Os caniche são oriundos de zonas costeiras, onde ajudavam na caça de aves aquáticas.

Também o cocker spaniel inglês é tradicionalmente um caçador de aves, sobretudo de galinholas. Por vezes, os cocker spaniel americanos são também usados como progenitores dos cockapoo.

cocker spaniel e caniche
Mais cocker spaniel (esquerda) ou mais caniche (direita)? Com o cockapoo não se consegue saber de antemão qual dos progenitores vai sobressair na aparência.

A moda dos designer dogs

No caso dos cockapoo, a tradição encontra a tendência. Pois estes patudos fazem parte do grupo dos modernos designer dogs. Os donos acasalam deliberadamente dois animais de raça. O labradoodle é um dos exemplos mais famosos de designer dogs, tendo sido seguido por uma série de cães híbridos com nomes modernos, como o golden doodle, o aussiedoodle e o cavapoo.

Estas raças estão na moda, mas a sua criação não é monitorizada. Portanto, alguns pseudo-criadores ganham fortunas. Esta é uma das razões que leva Wally Conron, o "inventor" do labradoodle, a lamentar ter dado início à moda dos designer dogs.

Que cães são semelhantes ao cockapoo?

Como não existe padrão de raça para o cockapoo, estes cães fazem lembrar várias outras raças híbridas. Os híbridos de caniche, como o labradoodle ou o golden doodle, são parecidos, embora normalmente sejam maiores.

Os caniche tosquiados podem também ter um aspeto parecido ao cockapoo. No entanto, encontra criadores de confiança de caniche com muito mais facilidade.

Cães de água, como o cão de água espanhol, também têm parecenças com o cockapoo. Não largam pelo, mas também precisam de donos que gostem de atividades exteriores, independentemente das condições meterorológicas.

Criadores: quanto custa um cockapoo?

Os cockapoo não são reconhecidos como cães híbridos por nenhuma das associações principais. Infelizmente, isto tem impacto na criação. Portanto, é bastante difícil encontrar um criador de confiança.

Além disto, os cockapoos, tal como os labradoodles, são muito procurados como cães alérgicos. E isto reflete-se em preços elevadíssimos, acima dos 2000 euros. Observe-se que estes animais não têm pedigree nem os seus progenitores foram submetidos a exames médicos.

Portanto, se está a pensar comprar um cockapoo, encontre um criador que teste os progenitores para doenças hereditárias relevantes para os caniche e para os cocker spaniel. Um  cão híbrido com pais saudáveis e um boletim de vacinas da União Europeia, incluindo chip, não deve custar mais, mas, por outro lado, não custar menos, do que 1000-1500 euros.

Atenção: É possível que tenha de esperar algum tempo até ter o seu cockapoo. É mais vantajoso aceitar isto do que comprometer a origem do seu cão.

Conclusão: cães simpáticos para donos experientes

Os cockapoo são cães bonitos e muito simpáticos. Mas o seu aspeto e personalidade meigos não devem fazer-nos esquecer que precisam de muita atividade, de treino dedicado e cuidados profundos com o pelo. Portanto, em resumo, os cockapoo são cães mais indicados para donos experientes e com muito tempo disponível.

Fontes:


Kerstin S.
puppy

The zooplus forum was my entry into freelance writing: Here, interested cat lovers came together in 2011 to develop their own print magazine called "Pfotenhieb." In addition to my German studies, I was allowed to write some articles for the "Pfotenhieb". Today, as a happy dog owner, I devote myself mainly to animal and health topics.


Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.