Raças de cães mini

Apesar do seu tamanho, os cães de raças mini são conhecidos pela sua personalidade marcante e por encantarem todas as pessoas que gostam de cães. Conheça melhor as raças mini e descubra tudo o que precisa para tratar e educar estes pequenos patudos. Ler mais

Encontre o seu cão

As características mais importantes

O meu cão deveria ser

Aparência

Tamanho
MiniPequenoMédioGrandeGigante
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoVermelho / Castanho-claroAzul / CinzentoCastanho / Cinzento / ChocolateCremeBrancoAmarelo-torradoDourado / Amarelo
Padrão
BicolorTricolorMármoreTuxedoArlequim / PintalgadoMalhado / Listrado / SalpicadoTabbySableSaddle / Blanket

Grupo FCI

11 min

Bolonka-Zwetna

o Bolonka Zwetna é um verdadeiro raiozinho de sol que dá aos donos muita alegria com a sua personalidade alegre e simples.
11 min

Chihuahua

Conheça todas as características da raça: Personalidade; Como cuidar; Problemas de saúde; Alimentação e muito mais.
12 min

Maltipoo

Saiba tudo sobre a raça Maltipoo: Personalidade, Saúde, Alimentação, Onde adotar/comprar e muito mais.
12 min

Shiranian

Os Shiranian facilmente conquistam o coração de quem gosta de patudos. Para saber mais sobre esta raça leia este artigo!
12 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.

Quais são as raças de cães mini?

Além das raças de cães pequenas (com peso de 5 a 10 quilos) existem algumas raças cujos cães são particularmente pequenos. São as chamadas raças mini em que os cães pesam menos de 4 quilos.

Uma destas raças mais conhecidas é o Chihuahua. Na verdade, estes patudos são os mais pequenos do mundo, com apenas 23 centímetros e um peso máximo de 3 quilos. Raças como Prager Rattler, Yorkshire Terrier e as chamadas raças toy também pertencem à categoria das raças mini.

Os representantes destas raças têm em comum o facto de raramente terem mais de 30 centímetros e terem cerca de metade do peso dos cães das raças pequenas. Algumas raças, como por exemplo o Spitz Alemão Anão, são variantes mini da raça maior.

Um cão de raça mini é a melhor opção para si?

As raças mini vivem sem qualquer problema em apartamentos. Para estes patudos tudo o que os rodeia é grande comparativamente à perceção que os cães de raças maiores têm. Além disso, o pelo dos cães de muitas raças mini, como por exemplo a raça Maltipoo ou a Bichon Bolonhês, não cai. Assim, estes patudos são especialmente indicados para donos que gostam de ter a casa sempre limpa.

Os cães de raças mini também são a melhor opção para quem quer ter um cão mas não se sente muito confortável em ter um cão de raças grandes em casa.

Além disso estes patudos são extremamente fáceis de levar ao veterinário, em passeios no campo ou nas férias. Pois, tal como em casa estes cães não precisam de muito espaço no carro. Também os gastos com acessórios ou alimentação são pequenos comparativamente aos gastos com cães maiores.

Naturalmente encontra tudo o que precisa para o seu patudo mini na loja para cães zooplus. E ainda recebe a sua encomenda à porta em poucos dias!

Cuidados a ter com os cães de raças mini

Apesar de serem tão pequenos e fofinhos e de fazerem lembrar bonecos de peluche, os cães mini têm as mesmas necessidades e problemas que os cães maiores. Assim sendo, procure um criador sério e responsável. Pois só desta forma pode ter a certeza que o seu novo amigo foi criado nas melhores condições possíveis. Nomeadamente, tem a garantia de que o seu cão não é demasiado pequeno para a raça. Criadores não sérios esforçam-se por ter cães tão pequenos quanto possível sem se preocuparem com consequentes problemas de saúde.

Felizmente os cães de raças mini costumam ser muitos saudáveis e robustos. Assim, se adquirir o seu patudo a um criador sério é pouco provável que ele desenvolva desalinhamento nos dentes ou problemas nas articulações. É também muito provável que o seu amigo de quatro patas fique muito tempo na família. Por exemplo, é comum que os Chihuahuas vivam 14 anos ou mais.

Estes patudos mini também precisam de exercício físico. Na verdade, estas pequenas bolinhas de energia adoram passear. E não se preocupe com a personalidade forte destes cães, pois o seu treino é bastante simples e eles adoram estar na companhia das pessoas.

Os cães de raças mini sentem-se particularmente felizes em famílias com crianças mais crescidas. Por exemplo, os Bichon Maltês são muito populares em contexto familiar. No entanto deve ter alguns cuidado se tiver crianças muito pequenas na família. Nomeadamente na altura das brincadeiras as crianças não devem tratar os seus mini patudos com demasiada força.

Nos nossos artigos sobre raças de cães encontra dicas importantes sobre como é viver com um destes patudos. Aí descobre as principais características de cada raça e de certeza que encontra o patudo ideal para si e para a sua família.