Dachshund Miniatura

Dachshund miniatura casatanho com um lenço vermelho ao pescoço

O Dachshund miniatura é simplesmente uma variedade da raça Dachshund ou Teckel.

O Dachshund miniatura ou anão não é uma raça individual. Na verdade estes pequenos patudos fazem parte da raça Dachshund, popularmente conhecidos como cães-salsicha. Esta raça é também conhecida como Dackel ou Teckel. Com uma personalidade marcada, mas muito carinhosos, os Teckel são populares cães de família e de companhia.

Aspeto do Dachshund Miniatura

O que caracteriza os Dachshund miniatura é o tamanho. Assim, enquanto a circunferência do peito dos Dachshund standard mede mais de 35 centímetros, a dos seus companheiros mais pequenos varia entre os 30 e os 35 centímetros. No entanto, os Dachshund miniatura não são os mais pequenos representantes desta raça. Existe uma variedade ainda mais pequena chamada Kaninchen. Nestes pequeninos patudos a circunferência do peito mede menos de 30 centímetros.

Só aos 15 meses de idade é que o corpo dos patudos atinge o tamanho final. Assim, é nessa altura que se determina qual a variante da raça. Este era um momento importante para os caçadores já que o tamanho dos patudos determinava que tipo de presas podiam caçar. Por exemplo, os Teckel Kaninchen (sendo que Kaninchen significa coelho em alemão) não são do tamanho de coelhos. O nome desta variante advém do facto destes pequenos patudos conseguirem entrar nas tocas dos coelhos para os apanhar.

Principais características dp Dachshund miniatura

Além das três variedades de tamanho, os Dachshund também variam em termos de pelagem. Assim, pode encontrar cães-salsicha com:

  • Pelo curto, em que a pelagem é densa e brilhante.
  • Pelo duro. O corpo apresenta uma camada de subpelo, sendo que a camada superior é dura, tipo arame.
  • Pelo longo. A pelagem é lisa, brilhante e sedosa.

Em termos de cores do pelo, os Dachshund apresentam uma grande variedade. No entanto, uma grande maioria apresenta pelo em tons de castanho. Quando apresentam pelo multicolorido é comum a cor castanha predominar formando o padrão javali. Por fim, a combinação de pelo branco e preto não é permitida.

No que se refere ao corpo, o típico salsicha tem as pernas curtas em relação ao comprimento do corpo.

Personalidade e educação dos Dachshund

Se pensa ter um destes patudos na família, não se oriente pelo tamanho dos Dachshund miniatura. Tal como os seus companheiros maiores, estes pequenos patudos têm uma personalidade forte e ideias próprias.

Personalidade do Dachshund miniatura

A autoconfiança é uma das características que se destaca na personalidade dos Dachshund em geral e naturalmente os miniatura não são exceção. Na verdade, estes patudos miniatura são semelhantes aos seus companheiros maiores em termos de personalidade. São igualmente excelentes caçadores que não hesitam em perseguir a sua presa.

No entanto, existem pequenas diferenças de personalidade de acordo com o tipo de pelagem. Assim, os Dachshund miniatura com pelo duro são particularmente ousados e adoram caçar. Em contrapartida, os cães-salsicha de pelo longo têm tendência a desenvolver relações mais fortes com os donos e costumam ser bastante sensíveis.

Mas exceções à parte, o que qualquer dono de um Dachshund sabe é que tem em casa um patudo com uma personalidade particularmente vincada.

Educação do Dachshund miniatura

O primeiro passo para ter um Dachshund obediente e colaborante é dar-lhe uma educação consistente com uma boa dose de carinho. Esta regra é valida para todas as variantes desta raça.

Como mencionado anteriormente, o tamanho destes patudos pode enganar os mais distraídos. Na verdade, os Dachshund precisam de um líder forte e seguro assim como de bastante exercício e atividades. No que se refere à educação, não se esqueça que estes pequenos patudos são antes de mais nada cães de caça. Assim, se o seu Dachshund é um cão de família, comece por lhe dar um treino anti-caça. Este é um tipo de treino que demora algum tempo, mas é essencial para o patudo aprender a controlar os seus instintos. Por outro lado, se o seu Dachshund miniatura vai caçar consigo, dê-lhe um treino profissional que ele deve iniciar o mais cedo possível.

Dachshund miniatura sentado no campo.
Dachshund com pelo duro.

O dia-a-dia de um Dachshund miniatura

Estes pequenos patudos são bons companheiros para uma família? Sim, claro, desde que não subestime as suas necessidades!

Cuidados com o pelo

Os Dachshund de pelo curto são os que requerem menos cuidados. Os patudos com pelo comprido precisam de mais atenção, visto que o pelo longo e sedoso tem tendência a ficar embaraçado e formar nós.
Por fim, os Dachshund de pelo duro largam muito pouco pelo se este for bem tratado. No entanto, se tem um destes Dachshund em casa conte com algum tempo para lhe tratar do pelo. Em alternativa, pode levar o seu patudo regularmente a um cabeleireiro para cães. Sem cuidados, o pelo das orelhas, entre as pernas, na barriga e por baixo da cauda ficam embaraçado rapidamente.

Além disso, o pelo destes patudos deve receber um tratamento especial a cada 2 ou 3 meses. Caso contrário, o pelo morto não cai e acaba por causar comichão. Procure um profissional este tratamento, dada complexidade do procedimento.

Importante, o pelo não deve ser retirado com uma máquina de tosquia para não danificar a textura do pelo.

Para obter mais informações sobre este tema leia o nosso artigo Como cuidar do pelo do seu cão.

Viver na cidade ou no campo?

Um Dachshund que faça exercício suficiente pode viver quer num apartamento numa cidade quer numa casa de campo. O importante é que o seu patudo passeie todos os dias várias horas. Para estes cães de caça, um passeio no jardim do bairro não é de todo suficiente.

Vive num apartamento no 5º andar sem elevador? Dada a anatomia destes patudos eles não devem subir escadas regularmente. Naturalmente que um Dachshund miniatura adulto consegue subir escadas. No entanto, se o seu patudo tiver muitos degraus pela frente o melhor é levá-lo ao colo.

Em termos familiares, estes patudos desenvolvem excelentes relações com crianças. No entanto, os patudos devem ter tido um bom processo de socialização. Por seu lado, as crianças devem compreender que os seus companheiros precisam de períodos de descanso.

Os Dachshund miniatura vivem bem com gatos? Sim, se os dois se conhecerem numa fase inicial da vida. Mesmo que não difiram muito em tamanho, o comportamento de fuga dos gatos pode ativar imediatamente o instinto de caça dos Dachshund.

Atividades para um Dachshund miniatura

Apesar de pequenos e muito fofinhos, cavar e caçar faz parte do ADN dos Dachshund miniatura e Kaninchen. Assim, é comum donos de cães-salsicha relatarem que os seus pequenos patudos resolveram investigar o campo ou a floresta.

Não ignore estes comportamentos uma vez que as consequências podem ser desastrosas. Por exemplo, o seu pequeno Dachshund pode acabar preso numa toca ou numa luta com a suposta presa. Assim, se o seu Dachshund miniatura não vai caçar proporcione-lhe atividades alternativas, como jogos de busca e rastreamento. Estes patudos também se divertem bastante com jogos de inteligência ou a aprender truques.

Saúde dos Dachshund miniatura

Se procura um Dachshund miniatura ou Kaninchen escolha um criador sério. Estes patudos têm tendência a desenvolver alguns problemas de saúde que um criador cuidadoso evita ao fazer os devidos testes de saúde aos progenitores.

No que se refere ao corpo destes patudos, o que salta à vista é a desproporção ente o tronco e as pernas. Com um tronco muito mais comprido do que as pernas, a coluna destes patudos é sensível. Esta característica deve-se a uma mutação bastante antiga que faz com que o crescimento das pernas cesse antes do corpo estar completamente desenvolvido. Assim, os Dachshund com uma coluna desproporcionalmente longa têm mais tendência a sofrer de hérnia discal.

O excesso de peso e falta de exercício aumenta significativamente o risco dos patudos desenvolverem esta condição. Assim, mantenha o peso do seu patudo sob controle e certifique-se que ele se mantém em forma. Os Dachshund miniatura e Kaninchen tem uma esperança média de vida de 15 anos.

Adquirir um Dachshund miniatura

Já tomou a sua decisão, a sua família vai ter um Dachshund miniatura! Então leia primeiro as nossas dicas.

Criação: um Barco de pernas curtas

A raça Dachshund, conhecida desde a Idade Média, tem origem nos Bracos. Uma mutação aleatória fez com surgissem estes patudos de pernas curtas que se tornaram muito populares. A variante mais antiga que conhecemos é o Dachshund de pelo curto, seguida pela variante de pelo comprido. Entre os caçadores a variante mais popular é a de pelo duro, que resulta do cruzamento com cães de raças Terrier.

As variantes miniatura e Kaninchen surgiram mais tarde, mas ainda assim são criadas há mais de 100 anos. Estes patudos são especialmente uteis para os caçadores, pois conseguem entrar nas tocas das presas, como coelhos.

Adquirir um Dachshund miniatura

Não é difícil encontrar criadores sérios e responsáveis de cães da raça Dachshund, visto que é uma raça popular. Alguns especializam-se nas variantes relacionadas com o tamanho outros nas variantes do tipo de pelo. No entanto, antes de qualquer coisa verifique que o criador que escolheu é membro de uma associação reconhecida. Em seguida verifique a documentação dos cachorrinhos, que deve incluir o registo oficial e o passaporte para animais de companhia da EU.

Infelizmente devido às mais variadas situações existem também patudos desta raça à espera de uma família em associações de proteção de animais. Assim, se pretender um patudo mais velho entre em contato com estas associações.

Por fim, independentemente do local onde vai buscar o seu Dachshund miniatura pergunte sempre se o patudo foi ou não criado para a caça. Se o patudo for de caça o dono deve ser sempre um praticante deste desporto.

Descubra o que deve perguntar ao criador do seu Dachshund no nosso artigo 12 perguntas para fazer a criadores

Outras raças com características semelhantes

Os donos de Dachshund são perentórios: não há raça que se compare a esta. No entanto, existem algumas raças que têm características próximas aos patudos desta raça, em especial cães de raça Terreier. Por exemplo, o Sealyham Terrier também foi utilizado na caça ao texugo. Além disso, sendo um Terrier, estes patudos são muito sociáveis e pesam no máximo 9 quilos.

Cães das raças Norfolk Terrier e Norwich Terrier são também bons caçadores, pequenos e simpáticos. Por fim, o Skye Terrier tem também uma personalidade forte e pernas curtas.

Dachshund miniatura: pequenos com uma grande personalidade

O olhar típico destes patudos derrete o coração de qualquer amante de cães. No entanto, estes patudos não devem ser subestimados, nem pelo tamanho, nem pelo ar fofinho. Independentemente da variedade, estes patudos têm uma personalidade forte e um instinto de caça bem vincado. Se estas características não forem um obstáculo para si e se der uma boa educação ao seu Dachshund miniatura, vai ter nele um amigo para toda a vida.

Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.