Prepare a sua casa para a chegada do cachorro
Até as quatro paredes de sua casa são o espaço de descoberta mais puro que o seu cachorro pode ter. Certifique-se de que não há nada na área envolvente que o seu jovem amigo de quatro patas possa engolir. Verifique bem todas as áreas que uma pequena cria pode querer explorar: mesa de café, assentos, mesas de cabeceira... Cães curiosos não se detêm perante cinzeiros com restos venenosos de tabaco ou trabalhos de costura, incluindo agulhas e tesouras. Fios de lã engolidos podem ficar emaranhados e ameaçar a vida do cão a partir do estômago. Do mesmo modo, objetos pontiagudos, como parafusos, causam também danos perigosos. Uma taça de champanhe pode ir parar ao chão e partir-se com um leve toque do nariz – quer os cacos e quer o álcool representam um perigo para o cachorro.
Há ainda outras coisas que deve tirar do alcance do patudo: o calçado caro de couro, por exemplo, colocado no armário, até que tenha a certeza de que o seu amigo de quatro patas é bem comportado e não os vai roer. A propósito de armários: os pequenos exploradores inteligentes aprendem rapidamente a abrir as portas dos armários. Se o seu patudo é um animal muito inteligente, é necessário retirar das prateleiras mais baixas os objetos perigosos ou, em alternativa, deve trancar os armários.
As ligações elétricas também devem ficar inacessíveis ao pequenote para que não seja tentado a mastigá-las. Se estiver a tomar medicação, tenha cuidado com o seu cachorro quando se encontra nas proximidades: alguns cães conseguem ingerir um comprimido acabado de cair mais rapidamente do que um aspirador de 1000 watts. Na maioria dos lares, uma máquina de lavar louça torna a vida quotidiana mais fácil - e também fascina os cães com imensos e excitantes aromas alimentares. Certifique-se de que seu patudo não tem acesso à máquina de lavar louça. Isto porque logo que o pequeno explorador tenha conseguido abrir porta, há o risco de lamber facas e outros objetos equivalentes. Não só isso é anti-higiénico, como também tem um alto risco de causar ferimentos ao animal.
Alguns cachorros gostam de roer madeira, especialmente durante a fase da dentição – eles podem encontrar este tipo de objetos em casa e ao ar livre. Se tiver um desses "roedores pequenos" em casa, deve retirar do alcance dele tudo o que seja palitos ou paus, pois geralmente são revestidos com qualquer conservante tóxico de madeira. Procure ter em casa um kit de roer robusto para o cão e esteja por perto quando o patudo estiver a brincar com ele.
Se mora num prédio, não deve deixar o seu pequeno amigo de quatro patas subir e descer as escadas constantemente. De qualquer forma, com o tópico "escadas", muitos especialistas aconselham a não deixar o cão subir escadas no primeiro ano de vida e sim levar o patudo ao colo até que o sistema musculoesquelético dele esteja totalmente formado e solidificado. Em qualquer caso, evite escadas suaves e abertas através das quais o cachorrinho possa escorregar e cair.
Dependendo do tipo de piso, as opções de proteção de escada incluem, por exemplo, grades de barreira para portas - se o patudo não é de raça muito pequena, uma treliça usada para crianças faz o efeito desejado para o cachorro. Se tiver muitos quartos basta dar ao cachorro acesso apenas a alguns deles. Se todas as portas estiverem sempre abertas, é importante ter batentes que impedirão as mesmas de bater de repente, devido a correntes de ar, e entalar as patas dos cachorros.