Os cães podem sonhar?

Escrito por Natalie Decker
cachorro English Cocker Spaniel a dormir

Os cientistas assumem que os cães conseguem sonhar.

Certamente já observou o seguinte fenómeno: os cães mexem as patas, sacodem as caudas e uivam levemente enquanto dormem. E a questão levanta-se: os cães podem sonhar?

Comportamentos interessantes durante o sono

Quem quer que já tenha observado o seu cão a dormitar provavelmente tem noção disto: os animais conseguem guinchar, rosnar e até ladrar durante o sono.

Além disso, alguns cães chegam mesmo a estalar ou a mostrar os dentes. Os seus olhos podem mover-se freneticamente por debaixo das pálpebras fechadas. E também acontece sacudirem visivelmente as patas e a cauda.

Portanto, sim, é suspeita é óbvia: os cães conseguem sonhar. Será que correm pelo campo durante os sonhos? Correm atrás do seu brinquedo favorito ou imaginam um snack irresistível diante dos olhos? Ou será algo totalmente diferente e nós simplesmente transferimos as nossas experiências como humanos para o comportamento dos cães?

A nossa intuição não engana. Os cientistas estudaram o comportamento do sono dos cães e chegaram à conclusão de que os cães conseguem sonhar.

Portanto, mediram as ondas cerebrais de cães a dormir e descobriram que os patudos passam por vários ciclos de sono leve, de sono profundo e pelo sono REM – tal como nós, humanos.

Quando os cães sonham: movimento rápido dos olhos

REM é a abreviatura para Rapid Eye Movement, ou, em português, movimento rápido dos olhos. Então, durante esta fase do sono, os olhos movem-se rapidamente.

De acordo com entrevistas a participantes em estudos sabe-se que os sonhos mais intensos, emocionais e confusos ocorrem durante a fase REM. Portanto, tendo em conta que os cérebros de todos os mamíferos são semelhantes, podemos assumir que o mesmo se passa com os cães.

cachorro beagle a dormir numa cama para cão com brinquedos
Com o quê é que este beagle estará a sonhar enquanto dorme no seu cesto ao lado dos brinquedos?

Tal como nós, humanos, os cães também se sacodem durante o sono. Porque os seus músculos estão relaxados. Já agora, fique a saber que os cachorros sonham muito. À semelhança das crianças, processam o que experienciaram durante o sono. Por outras palavras, isto significa que consolidam o que aprenderam.

Mas até os cães adultos precisam do seu sono (e dos sonhos) para recuperarem de passeios mais desafiantes, das disputas com o cão do vizinho do lado ou da exigente sessão de treino de agility. Portanto, tenha presente a seguinte regra de ouro: “Não se acordam cães que dormem”.

E a questão acerca da natureza dos sonhos dos nossos patudos mantém-se. As suas experiências noturnas baseiam-se muito provavelmente naquilo que experienciam no seu dia a dia. Portanto, um pointer inglês pode sonhar que está a perseguir uma lebre ou um faisão e expressa isso ao dobrar a pata da frente.

Um cão de guarda como o dobermann talvez sonhe que está a afugentar intrusos do quintal. Já um cão de companhia, como o buldogue francês, pode sonhar com aventuras acompanhado pelos donos.

Os chihuahuas sonham de maneira diferente do dogue alemão

É verdade, é bem provável que o seu cão sonhe consigo. Cientistas suspeitam que a estreita relação entre os cães e os donos signifique que os donos apareçam nos sonhos dos patudos.

O tamanho do animal parece também ter um papel nos sonhos. Portanto, de acordo com Stanley Coreen, professor emérito de Psicologia, cães pequenos, como os chihuahuas, sonham mais do que cães grandes, como o dogue alemão. No entanto, a duração dos sonhos não é maior nas raças grandes.

Os cães podem ter pesadelos?

Sim, os cães também podem ter pesadelos. Se está com a sensação que o seu patudo está a sonhar com a sua última visita ao veterinário ou outra situação desagradável, pode acariciá-lo gentilmente.

Por que não se deve acordar os cães quando dormem?

Fale com o seu patudo com voz suave e veja se o animal se acalma. Como já mencionado, o melhor é não acordá-lo. Porque mesmo as experiências negativas podem e devem ser processadas durante o sono.

Para que o seu patudo tenha bons sonhos, deve disponibilizar-lhe um local tranquilo para dormir. Escolha um sítio em casa para colocar a sua cama ou a sua manta: um local onde o patudo possa dormir várias horas por dia sem ser perturbado.

Se o quiser observar a dormir, aproxime-se muito devagarinho e sem fazer barulho e observe o seu pelo a subir e a descer, ao ritmo da respiração.


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Adoção de cães

Se quer adotar um cão e está à procura dum cão sem raça definida, deve dirigir-se a uma associação protetora de animais.