O meu cão gosta de mim?

Os cães gostam de dar miminhos aos donos.

O meu cão gosta de mim? Quando gostamos de alguém é natural queremos saber se os nossos sentimentos são correspondidos. E também queremos saber reconhecer os sinais nos nossos patudos que mostram o que eles sentem por nós. No entanto, os cães demonstram o seu amor pelos donos de uma forma especial, pois não podem usar palavras para explicarem o que sentem. Os patudos têm outras formas de mostrar o seu amor e é mais fácil do que pensa decifrar os seus comportamentos, basta confiar nos seus instintos e observar o seu cão.

Aqui encontra dez comportamentos que o seu patudo usa para lhe dizer o quanto gosta de si. No entanto, não há ninguém que conheça melhor um cão do que o próprio dono, por isso o seu instinto é o melhor guia para compreender a linguagem do seu cão. Lembre-se também que o repertório de comportamentos do seu patudo é limitado e depende inteiramente das suas emoções pois os cães não têm um raciocínio como os humanos. Mas não se trata de inventário exaustivo de comportamentos. Assim, é possível que o seu patudo tenha desenvolvido outras formas de comunicar consigo. Por isso, quanto melhor o conhecer, mais facilmente reconhece os comportamentos que ele usa para mostrar o quanto gosta de si.

  • O olhar fixo e intenso

Olhar fixamente para os seus olhos com um ar ternurento é uma forma clara de demonstrar afeto. Os Pastores Alemães, os Golden Retriever, assim como uma grande variedade de cães de outras raças e rafeiros, dominam este comportamento. De acordo com estudos científicos, os níveis de oxitocina nos cães aumentam quando eles olham nos olhos dos donos. Os humanos também têm esta hormona, que desencadeia sentimentos de grande proximidade emocional com outros. Assim, o olhar do seu patudo é um sinal de afeto claro.

  • Ele está sempre ao pé de mim

Quando um cão gosta de uma pessoa o que ele mais quer é estar perto dessa pessoa. Além disso, ao contrário de muitas pessoas que precisam de estar algum tempo longe daqueles que amam. Pois, para os cães não há sítio melhor para estar do que ao lado de quem gostam. Isto não significa que ele não goste da sua taça de comida ou da sua caminha. Mas para o seu patudo o que importa mesmo é ir para onde for o seu dono, seja para darem um passeio, seja ir para a cozinha enquanto prepara o jantar. E se entretanto cair qualquer coisa saborosa no chão tanto melhor para o seu patudo! No entanto, tenha atenção à comida que cai ao chão. Muitos dos alimentos que gostamos não são adequados aos patudos.

Os cães são especialmente afetuosos com as crianças.
  • O meu cão gosta de mim? Olhe bem para as prendas que ele lhe dá!

Claro que o seu patudo não lhe vai dar um anel de diamantes ou um grande carro. No entanto, as prendas deles são muito melhores, por exemplo, o seu osso preferido. Quando o seu patudo lhe oferece os seus brinquedos é um sinal indiscutível de amor. Mas se ele lhe trouxer o brinquedo mas não o entregar é um sinal que o está a desafiar para brincar. Ainda assim, não se preocupe, os cães só brincam com as pessoas de quem gostam.

  • Ansiedade de separação? O meu cão não fica ansioso quando saio de casa

Muitas pessoas interpretam mal o significado da ansiedade de separação nos cães, pois não se trata de um sinal de amor. Pelo contrário, se o seu patudo fica tranquilo quando o deixa sozinho isso significa que ele confia em si e sabe que vai voltar. E mesmo cães que sofreram experiências de abandono conseguem ficar sozinhos sem ficarem ansiosos. Além disso, se ele fica tranquilo quando sai é porque o encara como o líder da matilha pois aceita que o "líder" decidiu sair. Este comportamento é também um sinal de que tem uma boa relação com o seu patudo. O seu regresso a casa é também um momento importante. Se quando chega encontra o seu patudo feliz, mas não demasiado excitado é também um bom sinal. Os cães que ficam demasiado entusiasmados ou que reagem mal ao regresso do dono podem sentir-se dominantes, o que não é desejável.

  • O meu patudo salta para cima de mim

Este comportamento é igualmente mal interpretado por muitas pessoas. Saltar para cima dos donos com muita energia é geralmente um comportamento que indica dominância. Assim, quando o seu patudo fizer isto não reaja com demasiada alegria e não o incentive. Para ele a sua alegria é um sinal que reconhece ser inferior a ele, o que cria problemas no relacionamento e educação do seu cão. Nestas situações o importante é manter-se calmo e passar a noção de que é o líder.

  • O meu cão gosta de mim? Se ele o conforta quando está triste, de certeza que sim

Visto que os instintos dos cães são excelentes, eles têm uma noção muito clara do que o dono está a fazer. Assim, quando ele se apercebe que o dono não está bem vai fazer tudo o que puder para o animar e por isso vai ficar perto de si. Nesta situação a pergunta "O meu cão gosta de mim?" responde-se por si mesma.

Os cães demonstram afeto de muitas formas
  • Comportamentos de proteção

Se o seu cão pressentir que está em perigo, ele adota um comportamento protetor. Este comportamento deve ser observado de forma crítica. Se por um lado demonstra afeto, também demonstra que o seu patudo não olha para o dono como o líder da matilha que tem a situação sob controle. Assim, deve transmitir sempre confiança ao seu patudo. Para ele deve ser claro que pode confiar no dono sem reservas e que é o dono que tem o controlo da situação.

Purizon Snack vaca e frango – sem cereais

  • 100 % de execelente carne, peixe fresco e fígado tenro
  • Suavemente liofilizados, sem cereais e sem glúten

 

  • O meu cão gosta de mim? Olhe para a cauda!

Se o seu patudo abana vigorosamente a cauda como forma de saudação, ele está a exprimir a sua intensa alegria por o ver. O significado deste comportamento é claro: ele está contente por o ver porque gosta de si. Mas há mais. É importante lembrar que o abanar da causa por si mesmo é apenas um sinal de excitação. Assim, para compreender o significado deste comportamento é necessário ter em conta outros aspetos. Desta forma, se o seu patudo abanar a cauda por estar com medo, a cauda vai estar mais para baixo e mais rígida. Também a posição das orelhas deve ser tida em consideração ao interpretar este comportamento.

  • As lambidelas

Para os cães o lamber é uma forma de cuidar do outro. Por isso, quando o seu patudo lhe dá lambidelas é porque se importa consigo. Este é sinal claro de afeto. Assim, se não quiser que o seu patudo lhe dê lambidelas deve mostrar-lhe com sensibilidade e de forma afetuosa. Por exemplo, pode chegar a um acordo em que ele apenas pode lamber as suas mãos e não a cara. Se for muito brusco ao impedir este comportamento, o seu patudo pode ficar ofendido.

  • Ele dorme comigo

Se o seu cão dorme consigo é porque gosta de estar perto de si. É igualmente um sinal de que se sente seguro e confortável. Assim, este comportamento demonstra confiança e um profundo amor por si. Na verdade, o trabalho do seu patudo seria zelar pela segurança do dono, mas ele sabe que está perfeitamente seguro ao seu lado e por isso dorme calmamente. Este é também um sinal que o seu cão o vê como o líder indiscutível, pois o verdadeiro líder não precisa de proteção.

Para mostrar ao seu cão que o ama proporcione-lhe a possibilidade de fazer o que é mais adequado à sua espécie e seja o líder do seu patudo. Esta é a forma mais clara e objetiva de demonstrar o seu enorme afeto pelo seu patudo.

Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Adoção de cães

Se quer adotar um cão e está à procura dum cão sem raça definida, deve dirigir-se a uma associação protetora de animais.