Escolher o comedouro certo para o meu cão

Como escolher o comedouro certo para o meu cão?

O comedouro certo é um dos acessórios básicos e essenciais para qualquer cão. Idealmente, cada cão teria dois comedouros, não só adequados ao seu tamanho e raça como aos seus hábitos alimentares. Assim, para a seleção do comedouro é importante saber com que frequência o animal se alimenta, se ingere ração ou comida húmida e se, de acordo com o tipo de comida, bebe muita ou pouca água. Tenha em atenção que é melhor comer a partir de um comedouro maior do que de um demasiado pequeno.

Tamanho dos comedouros

Para ter uma ideia do tamanho adequado, calcule o volume aproximado de uma dose de comida. A experiência diz-nos que o comedouro certo para um cão deve ser quatro vezes maior do que o volume de alimento servido. Como já referido, a raça e o tamanho do cão são critérios decisivos. Assim, criámos uma tabela para sua orientação:

Tamanho do comedouro

Raças

XS (até 25 cm*, aprox.) Yorkshire Terrier, Pequinês, Chihuahua, Papillon
S (até 35 cm*, aprox.) Jack Russel Terrier, Maltês, Spaniel tibetano, Bolonka Zwetna
M (até 45 cm*, aprox.) Pug, Buldogue francês, Caniche médio, Beagle, Spitz
L (até 55 cm*, aprox.) Caniche, Border Collie, Kelpie, Schnauzer, Galgos
XL (até 65 cm*, aprox.) Labrador, Dálmata, Golden Retriever, Boiadeiro de Berna
XXL (acima de 65 cm*) Lebrél irlandês, Dogue alemão, Leonberger, Terra-nova

*Este valor faz referência à altura ao garrote, isto é, a altura do ombro. Quando o cão baixa a cabeça, os ombros são a parte mais alta do seu corpo, representando, assim, o tamanho real de cada cão.

Altura do comedouro

Além dos comedouros mais convencionais, que se colocam diretamente no chão, existem também comedouros com suporte. Porém, este assunto é algo controverso. Por um lado, para cães que sofram de megaesófago (dilatação do esófago), um comedouro com suporte é vantajoso, pois a comida é transportada mais facilmente até ao estômago. Os seus apologistas alegam ainda que proporcionam aos cães uma posição mais relaxada durante as refeições. A elevação do comedouros é particularmente vantajosa para cães com problemas no sistema motor, já que lhes alivia as articulações e músculos doridos. Por outro lado, muitos consideram supérfluo o uso destes comedouros. Afirmam que, como resultado da evolução, os cães se adaptaram a baixar o corpo para comer. Em resumo, determinar se um comedouro com suporte é vantajoso é uma questão a ser analisada caso a caso.

Para escolher o comedouro certo para o seu cão, é fundamental determinar a altura correta deste acessório. Para tal, em primeiro lugar meça o seu patudo. A altura do ombro, mencionada acima, é decisiva aqui. Tira-se a medida da altura das patas da frente até ao ponto mais alto dos ombros, com o cão na vertical. A este valor devem ser subtraídos 15 cm. Determinada a altura do comedouro, a borda superior deve ter a mesma altura da parte inferior do peito do cão, aproximadamente. O patudo deve, então, conseguir comer sem se esticar ou inclinar a cabeça.

Ainda que o tamanho apropriado do comedouro seja um dos critérios mais importantes, a sua forma e material também devem ser tidas em conta. Como tal, apresentamos uma breve descrição dos principais modelos.

Comedouros de inox

Os comedouros de inox são especialmente higiénicos. Estão disponíveis em diferentes tamanhos e modelos. Além do mais, os comedouros duplos são bastante populares. Um comedouro em aço inoxidável é um objeto durável e fácil de limpar, permitindo-lhe eliminar bactérias e restos de comida. Divirta-se a procurar um comedouro para o seu patudo na nossa loja online.

Comedouros de plástico

Os comedouros de plástico são bastante leves e práticos. O anel de borracha na parte inferior evita que deslizem. Assim, este tipo de comedouro não só é indicado para cães adultos como para cachorrinhos tempestuosos. Os comedouros de plástico estão disponíveis em inúmeras cores e formatos: serão o centro das atenções da casa!

Comedouros de cerâmica

Os comedouros de cerâmica são um verdadeiro clássico. São simples e intemporais e contam, por vezes, com elegantes padrões - a pérola de qualquer zona de refeição.

Comedouros anti-voracidade

Os comedouros anti-voracidade são especialmente indicados para cães que comem muito depressa. Foram desenvolvidos a pensar nos cães que sofrem de problemas de digestão por comerem a grande velocidade. Sendo assim, estes comedouros têm uma forma particular e têm uma elevação na zona central. Então, a ingestão dos alimentos é controlada e a sua velocidade bastante reduzida.

Comedouros de viagem

Ao viajar com o seu patudo, é especialmente importante ter consigo água, comida e snacks em quantidade suficiente. Para economizar espaço, os comedouros de viagem de silicone dobrável, as garrafas com fecho e dispensador de água, além dos recipientes para comida, são muito úteis. Dê uma olhadela na nossa seleção de produtos e prepare-se para a vossa próxima viagem com muito estilo!

Na zooplus irá encontrar o comedouro certo para o seu cão! Escolha o comedouro ideal a partir de uma vasta seleção de comedouros de diversos materiais e fantásticas cores. Pode ainda complementar a zona de refeições com suportes para comedouros, tapetes para comedouros e recipientes para comida.

Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Adoção de cães

Se quer adotar um cão e está à procura dum cão sem raça definida, deve dirigir-se a uma associação protetora de animais.