Cão perdido – o que fazer?

Escrito por Kerstin S.
cão perdido na rua de uma cidade

Se o cão tiver desaparecido numa cidade, o risco de acidentes perigosos aumenta. Mas também a probabilidade de ser encontrado depressa.

Tenham fugido de casa, escapado ou sido roubados: infelizmente, todos os dias acontecem estas situações com cães. Damos-lhe dicas para o ajudar a encontrar rapidamente o seu cão perdido.

Manter a calma

O mais importante é manter a calma. Pois, muitas vezes, o animal mantém-se nas imediações. Pare e chame-o pelo nome.

No máximo, vá até ao último sítio onde viu o seu cão e espere lá. Um cão que esteja a seguir um rasto – ou uma cadela com o cio – pode demorar uma ou duas horas a regressar.

Outra possibilidade: talvez o seu cão esteja a regressar a casa ou ao carro. Separar-se, ligar ou perguntar a quem passa por ajuda pode ser útil.

Dica: um rastreador de GPS dá-lhe segurança – assim, sabe sempre onde está o seu cão.

Passe a informação a contactos importantes

Não encontra o seu patudo nas imediações? Então, informe o canil da sua zona, a polícia e clínicas veterinárias próximas. O seu cão fugiu no mato? Então, se existir, notifique o vigilante.

Contacte o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC)

Além de obrigatório, o registo de animais vale muito a pena nestas situações. Em Portugal, deve identificar o seu cão através de um transponder ou microchip e registá-lo no Sistema de Informação de Animais de Companhia. O registo é feito apenas uma vez e é efetuado por um veterinário.

No SIAC, pode reportar o seu animal como perdido e criar um alerta de procura online com uma fotografia. Esta é publicada nos locais devidos e, se aplicável, nas apps associadas.

veterinários a verificar o chip de um cão que esteve perdido
Desde que registado com um chip, os donos de um cão perdido são informados rapidamente quando o animal é encontrado.

Crie o seu próprio alerta de procura

Pode usar os alertas de procura do SIAC para procurar na sua zona. Basta imprimi-los ou pedir que os enviem para si.

Se quiser criar o seu próprio alerta de procura, preste atenção aos seguintes aspetos:

  • Título chamativo: “Cão perdido”
  • Uma boa fotografia a cores do seu cão
  • Data: há quanto tempo é que o cão está desaparecido?
  • Localização: onde é que o cão se perdeu?
  • Nome do animal e, se aplicável, o número do chip ou do transponder
  • Os seus dados para contacto
  • Características especiais (ansioso, coxeia, padrão de pelo fora do comum, etc.)

Distribuir o alerta

Fotocopie o alerta de procura e afixe-o na vizinhança e também no local onde o cão desapareceu.

Atenção: Afixar os alertas em postes de iluminação ou árvores é, normalmente, aceitável. No entanto, pode ser necessária autorização para o fazer. Se quer evitar uma multa, informe-se junto da sua Junta de Freguesia.

Se pretende colocar os panfletos no exterior, proteja-os da chuva. Clínicas veterinárias, escolas para cães, supermercados e outras lojas são excelentes locais para afixar estes alertas. Peça permissão antes de afixar os papéis.

Use as redes sociais

As redes sociais são excelentes para situações de cães perdidos. O Instagram e o Facebook são ótimos para divulgar e partilhar alertas de procura. Pode, então, fazer um post acerca da sua busca e pedir a seguidores e amigos para o partilharem com um simples click.

Verá como muitos desconhecidos o irão apoiar e ajudar nesta busca, talvez criando mesmo os seus próprios posts. Online, nas redes sociais habituais, é possível publicar ótimas, e várias, fotografias do seu cão.

Uma recompensa: faz sentido?

É importante considerar cuidadosamente se uma recompensa faz sentido. Infelizmente, cães e gatos perdidos atraem vigaristas. Alguns dizem que o cão estava ferido e exigem o pagamento dos custos com o veterinário: primeiro o dinheiro, depois o cão – é preciso estar atento e desconfiar.

Além disso, para proteger os seus dados pessoais, pode não os indicar no alerta de procura (número de telefone, e-mail). Então, quem quer que encontre o cão pode ligar para o SICAP, por exemplo, e, a partir daí, estabelece-se o contacto entre o dono e quem encontrou o animal.

Outras dicas para encontrar um cão perdido

Leia, então, as nossas dicas para o ajudar a encontrar o seu cão perdido:

Após avisos de avistamento, colocar pontos de alimentação em determinadas áreas pode, em combinação com câmaras de animais selvagens, ajudar a encontrar o cão perdido. Além disso, é importante informar outros donos de cães acerca de sinais na área em volta da zona de alimentação.

Os especialistas em proteção animal podem ser bons contactos relativamente a tentativas de captura com armadilhas para animais vivos.

Cães de busca nem sempre são a melhor ideia quando se anda à procura de um cão perdido. Pois podem fazer com que cães assustados se afastem ainda mais. São uma opção, por exemplo, quando um cão está com uma coleira de treino ou fugiu depois de um acidente.

Quem quer que considere cães de busca deve, primeiro que tudo, aconselhar-se junto do respetivo prestador do serviço.

Tem ideia do sítio onde possa estar o seu cão perdido? Procure nessa zona, especialmente à noite,

chamando pelo seu nome. Equipas de salvamento com várias pessoas estranhas para o cão tendem a ser contraproducentes.

Isto é especialmente verdade para cães ansiosos. Um cão perdido encara grandes grupos de pessoas a chamar pelo seu nome como um sinal de perigo e irá fugir.

As estatísticas dizem que a grande maioria dos cães perdidos acaba por se reencontrar com os donos.

cão perdido a reencontrar-se com a dona
Mantenha o pensamento positivo: a maioria dos cães perdidos é encontrada e reencontra-se com os donos.

Cão perdido? As respostas e perguntas mais importantes!

Finalmente, respondemos às perguntas mais frequentes acerca de cães perdidos:

A maioria dos cães desaparece apenas entre duas a quatro horas. Depois, voltam ao sítio de onde fugiram.

Não é possível generalizar na resposta a esta questão, porque depende de muitos fatores. Um cão de caça pode seguir um rasto durante muitos quilómetros. Além disso, mesmo um cão assustado pode percorrer uma boa distância em pouco tempo.

Quando um cão foge de repente, normalmente deve-se a um instinto de caça descontrolado, por estar com o cio ou por falta de controlo de impulsos em combinação com o facto de ter sido mal treinado. Também a falta de vínculos pode fazer com que o cão fuja.

Um cão perdido é controlado pelo instinto: procura comida e água. Além disso, muitos cães escondem-se das pessoas.

Se quiser instalar um ponto de alimentação, como referido acima, pode usar a comida favorita do seu cão ou snacks com um cheiro particularmente intenso, como de tripa verde.

Isto depende, portanto, da constituição do cão: um cão perdido saudável pode sobreviver muitas semanas e meses em fuga. Naturalmente, tudo se torna mais perigoso se andar próximo de estradas, pois o risco de acidentes aumenta.

Boa sorte com a busca

Desejamos a todos os donos de cães e gatos perdidos que se reúnam o mais rapidamente possível com os seus patudos.


Kerstin S.
puppy

Comecei a trabalhar como escritora freelance no forum zooplus. Em 2011, diversos colaboradores e amantes de gatos criaram a revista impressa "Pfotenhieb", onde publiquei vários artigos. Atualmente, sou muito feliz com o meu cão e dedico-me a escrever principalmente artigos sobre animais e a sua saúde.


Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Adoção de cães

Se quer adotar um cão e está à procura dum cão sem raça definida, deve dirigir-se a uma associação protetora de animais.