Brincadeiras com gatos domésticos

Brincadeiras com gatos domésticos

Brincadeiras com gatos domésticos

Os gatos precisam de muitos estímulos

Como dono de um gato de apartamento é normal querer que o animal leve uma vida o mais natural possível – a sua missão é equipar o apartamento com uma enorme variedade de acessórios. Quanto menos espaços interditos existirem, melhor. Horas de refeição flexíveis devem ser autorizadas, pois condizem melhor com a vida em ambiente selvagem, isto é, natural. A hora da ceia deve ser então decidida pelo animal, mesmo que o dono já se encontre a dormir. A diversidade é um bom antídoto para o stress e é por isto que deve brincar o mais possível com o seu gatinho. Uma vez por semana ofereça-lhe uma nova caixa para se esconder e estará também a dar-lhe a conhecer uma imensa variedade de novos cheiros. Deve também integrar novos sons de fundo no ambiente da casa.

Importância das brincadeiras com gatos domésticos

As brincadeiras são para os gatos de extrema importância, pois contribuem para reduzir o stress. Seguem os seus instintos naturais e mantêm-se mental e fisicamente saudáveis. Os gatos de apartamento tem muito menos opções para a brincadeira do que os gatos selvagens. Qualquer pequeno felino necessita de atividade física e de momentos de brincadeira – isto para que ossos e músculos não atrofiem e para estimular a parte intelectual. Depressa se aperceberá que estes animais são verdadeiros especialistas no que toca à brincadeira; notará também que se interessam por brincar até à idade mais avançada. Dê-lhe atenção e convide o seu gatinho para brincar; os gatos que passam o dia deitados num canto cederam simplesmente ao tédio. E a verdade é que as brincadeiras podem mesmo prevenir problemas comportamentais.

Como incentivar o animal com brinquedos para gatos

Não é difícil estimular mentalmente o seu gato de apartamento. Para que os animais não se sintam aborrecidos precisam de novos desafios e em apartamentos são ameaçados pela monotonia. Uma meia com plástico bolha e erva gateira irá manter o animal ocupado durante horas. Os barulhos estimulam os seus instintos de brincadeira.

Brinquedos robustos como o Kickeroo da KONG são bastante populares, pois oferecem inúmeras possibilidades de uso. Também os brinquedos de peluche exercem um enorme fascínio sobre os gatos, especialmente os em forma de rato ou outros pequenos animais, com erva gateira. Entre puxar, atirar ao ar, transportar de um lado para o outro e morder, o gatinho passará horas e horas entretido a brincar – e muitas vezes estes brinquedos são os melhores amigos para se enroscarem.

Brinquedos de inteligência

As brincadeiras com os gatos podem incluir brinquedos de inteligência, pois promovem o exercício mental e a criatividade e tornam os animais mais flexíveis. O Catit Play-N-Scratch da Hagen é irresistível e versátil – inclui um tapete arranhador, uma bola, um brinquedo com elástico e a tão adorada erva gateira.

O centro de atividades “Fun Board“ da Trixie combina diversas tarefas e modalidades de brincadeira. O circuito Design Senses irá dar nova cor e velocidade à vida do animal – uma bola luminosa desliza pelo circuito, que pode ser aumentado ou combinado com outros elementos. É difícil de imaginar um melhor estimulante, pois verá o seu gatinho a correr sem parar atrás da bola!

A Agility é uma modalidade também para gatos de apartamento

Quando um gato se move por entre um percurso de obstáculos sem erros estamos perante uma modalidade  de exercício para animais chamada agility.

Esta modalidade constitui uma excelente solução para manter gatos de apartamento em forma. Os treinos exercitam todo o sistema músculoesquelético e também a parte intelectual. Se esta modalidade é nova para si e para o seu mais-que-tudo deve começar os treinos devagar e cuidadosamente. O animal não pode sentir-se sobrecarregado; se assim o for, não será cooperante. Se tiver o brinquedo ideal pode começar por instigar o gatinho a brincar – e verá como aceita a oferta!

Brincar às escondidas com gatos

Os gatos adoram brincar às escondidas! Seja num túnel ou atrás da porta – qualquer local é aceite. Permita dar largas à sua imaginação nestes momentos, pois é assim que consegue manter o animal entretido durante longas horas. As caixas de cartão são também esconderijos populares. No fundo, este trata-se de um jogo que apela ao instinto natural de caça dos gatos. Deixe-se levar pelas brincadeiras e verá como é fácil combinar exercício físico com estímulos mentais.

Aplicações gratuitas para gatos

A maioria dos gatos é louca por aplicações que lhes permitam exercitar-se e brincar. “Game for Cats“ e “Game for Cats 2“ lideram os rankings. Neste jogo, os gatos devem perseguir um ponteiro laser. Ao conseguirem “apanhá-lo“ ouvir-se-á um som e o ponto dissolver-se-á numa nuvem rosa. Na versão 2 do jogo há ratos, gatos e borboletas a passar pelo ecrã, em vez de um simples ponto.

Em “Paw Me“ o seu gatinho poderá jogar online contra outro gato; o princípio do jogo é o mesmo que o das aplicações anteriores e é certo que rapidamente o animal encontrará um parceiro para jogar.

Aqui numerosos objetos movem-se no ecrã e quando um dos animais os “apanha“ estes dissolvem-se numa nuvem colorida. Um detalhe especialmente divertido: forma-se um círculo nas zonas do ecrã onde o animal toca.

Os nossos artigos mais relevantes
Os exercícios de agility para gatos são uma forma de corridas de obstáculos com diferentes níveis de dificuldade.