Plantas para gatos: Valeriana

Entre as plantas para gatos mais populares está a valeriana seca. Os gatos adoram a valeriana e a erva-gateira e ficam eufóricos com o cheiro delas. Assim, não é de espantar que muitos donos de gatos se refiram a estas plantas como a droga dos gatos. Mas qual a razão para a enorme excitação que os gatos sentem quando lhes damos um brinquedo com valeriana? Neste artigo descubra o impacto da valeriana nos gatos.

Plantas para gatos: a valeriana e os seus efeitos

Seis dados sobre a valeriana e os gatos

  • Todas as espécies de valeriana contêm óleos essenciais que têm um odor intenso depois de a planta ser seca.
  • Utiliza-se raiz de valeriana verdadeira (Valeriana officinalis) nos brinquedos para gatos.
  • Muitas pessoas não gostam nada do cheiro da valeriana seca pois o cheiro faz lembrar a transpiração dos pés.
  • A valeriana tem um efeito calmante e indutor do sono nas pessoas.
  • Alguns gatos adoram a valeriana, enquanto outros são indiferentes.
  • Alguns grandes felinos, como por exemplo os leões e os tigres, também ficam excitados com a valeriana.

Por que razão os gatos ficam encantados com valeriana?

Enquanto nas pessoas a valeriana tem um efeito calmante, nos gatos acontece precisamente o contrário. Quando um gato sente o cheiro desta erva não para mais! Por exemplo, deitam-se e esfregam-se na erva, ronronam ou desatam a correr pela casa. Outros gatos parecem embriagados e andam meio tontos pela casa. E a causa deste comportamento é o cheiro da raiz de valeriana, pois este cheiro faz lembrar as hormonas que as gatas produzem na época de acasalamento.

No entanto, alguns gatos ficam indiferentes a esta erva. Os cientistas ainda não conseguem explicar completamente a relação entre os gatos e a valeriana. Por exemplo, não é claro porque é que os machos castrados ou as fêmeas também reagem ao odor da valeriana. Regra geral, um gato que não mostra interesse pela valeriana é muito jovem ou já idoso.

Conselhos práticos sobre a valeriana

Brinquedos com valeriana

Existem variadíssimos brinquedos com valeriana que os gatos adoram. Assim, apesar de alguns donos acharem o cheiro da valeriana desagradável comparativamente ao odor da erva-gateira, compensa dar um destes brinquedos ao seu gato. As alternativas são intermináveis, existem por exemplo almofadas de valeriana de todos os tamanhos e cores. No entanto, estas almofadas também costumam ter espelta no interior. Encontra também no mercado sprays de valeriana que também vão fazer as delícias do seu pequeno felino.

Além disso também pode fazer os seus brinquedos caseiros com valeriana. Por exemplo, encha uma meia velha de algodão com arroz e duas colheres de chá de valeriana seca, que encontra na farmácia ou em ervanárias. Em alternativa ao arroz pode usar enchimento de almofadas. E por fim cosa a meia para ficar bem fechada. O brinquedo está pronto! Mas o seu gato não deve brincar sem supervisão, independentemente de o brinquedo ser caseiro ou comprado numa loja, visto que ele se pode engasgar com um bocado de raiz de valeriana ou de enchimento.

Cuidados a ter com os brinquedos de valeriana

Deixe o seu gato brincar cerca de dez minutos e depois guarde o brinquedo. Quando a almofada e brinquedos com valeriana estão espalhados pela casa o gato acaba por perder o interesse neles. Pelo contrário, se guardar regularmente os brinquedos o interesse mantém-se. A melhor forma de guardar estes brinquedos é dentro de uma caixa hermética. Caso o seu gato tenha deixado o brinquedo molhado de saliva deve deixá-lo secar antes de o guardar.

Apesar de ser muito raro, alguns gatos tornam-se agressivos quando cheiram a valeriana. Se for esse o caso do seu gato guarde todos os brinquedos e almofadas com valeriana e não lhe dê mais nenhum. Além disso, visto que a valeriana tem um efeito estimulante nos gatos, deve guardar os brinquedos com esta erva antes de fazer viagens ou outras situações stressantes.

O seu pequeno felino não se interessa por valeriana ou erva-gateira? Tente a valeriana japonesa, também conhecida por Silver Vine ou Matatabi.

A valeriana é tóxica para os gatos?

Muitos gatos têm tendência a provar a valeriana. Mas apesar de esta erva não ser tóxica para os gatos, eles não devem comer grandes quantidades. A valeriana em excesso pode causar má disposição, vómitos e em quantidades muito grandes pode causar problemas no fígado. Assim, a toxicidade está diretamente associada à quantidade. Se no meio da brincadeira o seu gato engolir um bocado de valeriana não tem razão para se preocupar. No entanto, engolir outros bocados do brinquedo pode ser perigoso. Assim, esteja sempre por perto quando der ao seu gato um brinquedo com valeriana, pois vai a tempo de lhe tirar o brinquedo se este se rasgar. Por fim, apesar de ser conhecida como droga dos gatos, a valeriana não causa dependência nos gatos.

Os nossos artigos mais relevantes