Siamês

Origem da raça Siamês

Os siameses são, lado a lado com o gato persa, uma das raças mais antigas e famosas do mundo. A origem desta raça está associada a uma mutação a grande escala que ocorreu há mais de 500 anos atrás na Ásia, mais precisamente no Sião, atual Tailândia. Os siameses só se deram a conhecer ao mundo ocidental no final do século XIX, momento em que foram adoptados pela corte como um símbolo de poder.

Personalidade dos Siameses

Aos siameses é-lhes muitas vezes atribuída a designação de “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas. Porém, a verdade é que só aprendem aquilo que querem. Quem se aventurar a treinar um siamês pela força, rapidamente irá conhecer as suas garras. Estes animais são bastante sociáveis e têm uma enorme necessidade de comunicar. São mais felizes com um outro companheiro da mesma raça e conseguem passar horas e horas a interagir e a brincar. Características como a inteligência e o bom-humor fazem desta a raça perfeita para a família.

Aparência do Siamês

Apreciar ou não o aspeto físico de um gato siamês é certamente uma questão de gosto, pois estes animais entram na categoria dos chamados albinos. A cor clássica do siamês, o "seal-point", o que se traduz geneticamente por uma coloração mais escura nas extremidades, é modificada pelo gene “cs“ para um castanho-escuro. Os siameses têm olhos azuis ligeiramente amendoados e oblíquos. A cabeça cuneiforme apresenta umas orelhas bem espetadas e um pescoço largo. Com um corpo de tamanho médio, são gatos muito elegantes.

Cuidados

Os cuidados a ter com um gato siamês são muito simples, pois o seu pelo curto é fácil de cuidar. Os pelos soltos devem ser removidos esporadicamente com uma escova de borracha. Ter mais do que um gato siamês em casa é sinónimo de menos trabalho para si, pois os animais cuidam da higiene um do outro.

Comportamento

Os siameses adoram estar quentinhos e verá como os seus sítios favoritos serão o aquecedor ou quaisquer outros lugares aquecidos na casa. Um cesto aquecido será do agrado do siamês. Deve ter atenção e nunca expor o gatinho a correntes de ar.

Problemas de saúde

Um número significativo de siameses nasce com doenças hereditárias. Aqui se inclui, entre outras, um acentuado estrabismo. Anemia, doenças do foro metabólico e falência cardíaca são outras das patologias que os siameses enfrentam com frequência.

Os nossos artigos mais relevantes
O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.
Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber...
Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.