Raças de gatos cinzentos

Os gatos pertencentes a raças de pelo cinzento são elegantes e meigos e com um temperamento muito especial. Descubra neste artigo tudo sobre as raças de gatos cinzentos, quais são e quais as características que as tornam tão especiais. Já o diz o ditado, à noite todos os gatos são pardos – e estes maravilhosos animais também o são durante o dia. Ler mais

Encontre o seu gato

As características mais importantes

O meu gato deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrande
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoAzul / CinzentoChinchillaCremeBrancoLilásCastanho / Chocolate / Castanho-escuro
Padrão
TabbyCarapaça de tartaruga / Tricolor / Branco predominante com manchas de outras duas coresBicolor / Tuxedo / Branco totalColorpoint

Abissínio

Os olhos grandes e as orelhas em posição vertical são características do abissínio que revelam muito sobre o carácter desta raça.

American Curl

Os American Curl devem o nome às suas extraordinárias orelhas enroladas: largas na base, com as pontas arredondadas e bem eretas.

Azul russo

O Azul russo é um gato com um corpo gracioso e umas bochechas pronunciadas, que lhe conferem uma expressão facial característica.

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.

British longhair

Os British Longhair reúnem as características dos British Shorthair e dos persas. São animais tranquilos e equilibrados.

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.

Burmês

O gato Burmês ou “gato da boa sorte“ como é conhecido na Tailândia é um excelente animal de companhia que adora tagarelar.

Chartreux

Os Chartreux, também conhecidos como "cães-gatos", são inteligentes e têm uma grande capacidade de socialização com os humanos.

Gato siberiano

Os gatos Siberianos são excelentes caçadores, e dado que adoram movimentar-se não são a raça mais indicada como gato de interior.

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.

Siamês

Aos siameses costumam chamar-se “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas.

Sphynx

Os Sphynx são gatos praticamente sem pelo, apenas cobertos por uma ligeira penugem. As orelhas grandes também os caracterizam.

Existem gatos de inúmeras cores. A primeira raça que nos vem à cabeça quando pensamos em gatos cinzentos é a Chartreux, com a sua cabecinha arredondada. Estes animais não se encontram apenas disponíveis em cinzento, mas também numa enorme variedade de tons de cinzento-azulado. Na verdade, referimo-nos aos Chartreux quando queremos falar de gatos acinzentados, roliços e com olhos âmbar. É do conhecimento geral que a criação destes gatos foi levada a cabo por monges nas ilhas da Bretanha. Também o British shorthair e o Angora azul pertencem ao “grupo dos cinzentos”. É um tom que se encontra igualmente em animais de pelo curto, como o elegante Abissínio e o delicado Mist australiano. Os gatos mais robustos têm o pelo mais comprido: o British longhair tem o pelo tão cinzento quanto o Munchkin, de patinhas bem curtas. As riscas cinzentas são comuns entre os gatos de pelo curto europeus.

Tão diversas quanto os vários tons de cinzento dos animais destas raças são as suas personalidades. O designado bosque da Noruega, por exemplo, precisa de imenso espaço, é sociável e confiante. O raro Devon Rex é descontraído e indicado como gato de apartamento, já que pertence também ao grupo dos gatos hipoalergénicos. O gato de pelo curto europeu é bastante conhecido e comum na área geográfica onde nos encontramos. Em termos de personalidade são adequados para donos menos experientes, já que são de trato simples; importa não esquecer, porém, que cada animal é diferente. Assim, antes de pensar em adquirir um gato de raça de pelo cinzento pondere bem acerca do animal que pretende para o seu lar, além do tipo de ambiente que lhe pode, enquanto dono, oferecer.

Adquirir comida especialmente concebida para cada raça é super fácil na loja da zooplus. Dependendo da raça a que pertencer o gato poderá ser importante oferecer-lhe uma alimentação especializada. As raças de gatos de pelo cinzento pouco têm em comum além da cor – variam em termos de aspeto físico, de tipo de pelo, da tendência para o desenvolvimento de determinada doença, além de apresentarem necessidades distintas no que toca a espaço disponível e nível de atividade física. Os Sphynx, animais praticamente sem pelo, requerem uma alimentação altamente energética para manterem a temperatura do corpo. Gatos de grande porte como os Maine Coon podem beneficiar de uma dieta especial. Navegue nos perfis das raças de pelo cinzento e descubra personalidades ricas, entre o amigável e o sofisticado, o tranquilo e o entusiasta!