Nebelung

Com o seu pelo azul-prateado e olhos verdes e brilhantes, os gatos da raça Nebelung têm uma aparência impressionante. Não é de estranhar que tenham tantos fãs! Porém, a sua criação é muito recente.

Aparência

Os elegantes Nebelung cativam com o seu físico elegante e musculoso. Pesam entre 4 a 7 quilos, ainda que os machos sejam tendencialmente mais pesados. São, assim, gatos de tamanho médio. As pernas são fortes e alongadas e as patas ovais. Em cima da cabeça cuneiforme encontramos as orelhas, grandes e ligeiramente pontiagudas.

A cauda dos Nebelung é mais peluda que o resto do corpo. Um dos traços mais característicos dos Nebelung é o seu pelo “azul”, de comprimento médio. De um ponto de vista puramente genético, não é mais do que preto diluído. As pontas prateadas, o ticking, criam a impressão de que o pelo tem um brilho prateado.

A cor dos olhos varia entre o verde-amarelado e o puro verde. De acordo com as normas, o pelo não pode exibir quaisquer padrões, como manchas ou listras. Porém, só é possível determinar a forma final da pelagem aos dois anos. Os jovens Nebelung podem apresentar um “padrão fantasma” que se desvanece com o tempo.

História

Esta raça é originária dos Estados Unidos da América (EUA) onde, na década de 1980, e por acaso, dois gatos vizinhos acasalaram: uma fêmea preta de pelo curto chamada Elsa, cujo pai tinha pelo comprido, e um gato selvagem com assemelhado a Azul russo. Tanto em 1984 como em 1985 identificou-se, entre os restantes animais das ninhadas, um gatinho de pelo azul semicomprido. A dona Cora Cobb chamou-lhes Siegfried e Brunhilde, dois heróis da germânica Saga dos Nibelungos.

Cora Cobb, apercebendo-se da originalidade dos Nebelung, ficou empenhada em fundar uma nova raça com os seus gatos. Para tal, contactou a TICA (The International Cat Association). O geneticista Dr. Solveig Pflueger ajudou-a a redigir os padrões da raça. A norte-americano baseou-se nos padrões da raça Azul russo, alterando apenas a referência ao comprimento permitido do pelo: os Azul russo têm pelo curto e os Nebelung pelo de comprimento médio.

História do nome

Originalmente, a raça foi designada “Nibelung”, em homenagem ao épico protagonizado por Siegfried e Brunhilde. Mais tarde, a criadora optou por atenuar a ligação à história. Desta forma, mudou o nome para Nebelung, termo que deriva da palavra alemã “Nebel” e do brilho prateado destes patudos. Ainda em 1987, a TICA reconhece esta novíssima raça de gatos. A FiFe (Fédération Internationale Féline), por outro lado, não a reconhece ainda como uma raça independente.

Personalidade

Os Nebelung têm um aspeto misterioso e místico. Porém, estes elegantes gatos são muito terra a terra: gostam de receber mimos e de brincar com os seus amigos de duas patas. E os dias não têm que ser preenchidos com muitas atividades – os Nebelung apreciam rotinas calmas e familiares. Como qualquer animal bebé, os gatinhos são muito brincalhões e alegres. Ao primeiro contacto com desconhecidos, estes meigos animais são reservados. Mas, com alguma paciência, ficará a conhecer o seu lado mais charmoso.

Os Nebelung funcionam bem como gatos de interior. Assim sendo, a variedade é muito importante. Para tal, facilite um jardim ou uma varanda seguros. O melhor mesmo é adotar um segundo Nebelung. As atividades do quotidiano na companhia dos donos são também importantes para estes sensíveis gatos. Regra geral, vinculam-se a uma pessoa, ou seja, são vocacionados para donos que moram sozinhos. Ao existirem crianças, é fundamental ensiná-las a lidar corretamente com estes animais. De qualquer modo, o Nebelung deve ter um local de refúgio só para si.

Saúde

Sabe-se muito pouco acerca de possíveis problemas de saúde ou doenças típicas dos Nebelung. Alguns donos relatam a predisposição destes patudos para diarreia e vómitos. O seu estômago rapidamente se ressente quando ingere comida pouco familiar, mas também com stress. É por isto que uma dieta equilibrada e apropriada é especialmente importante para os Nebelung. A sua esperança média de vida é alta: saudáveis, vivem entre os 15 e os 20 anos.

Rotina de cuidados

Todos os gatos de pelo semicomprido precisam de ser escovados ou penteados pelo menos uma vez por semana, isto para se evitar a formação de nós. Podem ser necessárias escovagens diárias durante as estações de mudança do pelo, isto é, na primavera e outono. Não só estamos a libertar o animal do pelo morto, como a impedir que se espalhe por toda a casa. Se o pelo tiver nós, desembarace as áreas mais pequenas com uma lâmina corta-nós ou com um pente com dentes rotativos.

Caso o pelo já esteja emaranhado é recomendável consultar o veterinário. Este pode tosquiar o gato, com uma ligeira anestesia se necessário. A melhor forma de habituar um Nebelung à escovagem é ao fazê-lo desde tenra idade, para que na idade adulta possa associar esse momento à sensação de bem-estar. Acima de tudo, a escovagem fortalece a relação gato-dono e é como uma massagem agradável. Os gatos idosos, em particular, contam que lhes sejam cortadas regularmente as unhas.

Alimentação dos Nebelung

Tratando-se de uma raça especialmente sensível quanto à alimentação, é fundamental oferecer aos Nebelung comida de alta qualidade. Assim, opte por produtos com elevada percentagem de carne. Se pretender fazer mudanças na alimentação, faça-o devagar: vá misturando uma proporção cada vez maior do alimento novo ao familiar. Deste modo, está a minimizar o risco do patudo exibir reações alérgicas, como diarreia e vómitos. Vá controlando o peso do seu Nebelung adulto a cada dois meses, mais ou menos.

E em relação ao excesso de peso?

O pelo semicomprido dificulta-nos a perceção: estará o gatinho a perder ou a ganhar peso? O excesso de peso pode aumentar o risco de certas doenças, como diabetes ou problemas articulares. Dietas radicais não são uma opção. Se pretende que o animal perca peso, opte por comida de boa qualidade em doses equilibradas e reduza os snacks. De modo algum a ração deve estar sempre ao dispor do animal. Para encorajar o patudo a beber água recomendamos espalhar vários bebedouros pela casa. Certifique-se de que a tigela da comida e o bebedouro não estão demasiado próximos um do outro.

Criação

Se pretende adquirir um Nebelung na Europa tenha em mente que terá que esperar bastante tempo e fazer uma viagem longa. Trinta nos depois do seu nascimento, os gatos desta raça ainda são muito raros. Além dos EUA, existem criadores no Canadá, Rússia e em alguns países europeus. Ao contrário da TICA e de outras grandes organizações, a FiFe ainda não reconheceu esta como uma raça independente.

A importância de um criador responsável

Pretende adotar um Nebelung? Então, dirija-se apenas a criadores legítimos. Por norma, um criador responsável é membro do clube da raça. Cuida do bem-estar da progenitora e dos gatinhos. Além disso, leva regularmente os animais ao veterinário e dá muita importância a uma manutenção apropriada à espécie e à socialização dos jovens animais. Assim sendo, os gatinhos só devem ser entregues ao novo dono com o certificado genealógico e o boletim de vacinas. Mantenha-se longe de “multiplicadores”, isto é, “criadores” que vendem gatos de raça sem documentos.

Uma visita ao gatil da sua área é sempre útil. Embora seja improvável encontrar um Nebelung, estão por lá muitos patudos à espera de um novo lar. Quem sabe se um charmoso mestiço não o encanta!

Esperamos que se divirta na companhia do seu elegante Nebelung!

Os nossos artigos mais relevantes
13 min

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.
10 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.
11 min

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.