Qual a comida mais apropriada para o meu gato?

Qual a comida para gato certa para o meu gato?

Comida húmida ou ração? Ou ambos? A enorme variedade de comida para gatos atualmente disponível representa um grande desafio para quem tem gatos pela primeira vez. Qual a comida certa para o gato e em que quantidades? Pode ainda optar por uma dieta BARF ou cozinhar você mesmo para o animal. A grande questão é: qual a comida para gato mais adequada para o seu gatinho? Conheça neste artigo as principais diferenças entre os vários métodos de alimentação.

Ração para gatos

A ração para gatos preserva-se porque passou por um processo de desidratação. São várias as vantagens deste tipo de comida: é fácil de dar ao animal, o comedouro mantém-se limpo e é barata. Ao contrário da alimentação natural do gato, a ração praticamente não contém humidade. É certo que não desidrata de forma ativa o organismo, mas em comparação com a ingestão de comida húmida, a urina fica fortemente concentrada e o valor de pH é mais elevado.

Em consequência podem desenvolver-se cálculos renais, urinários e pedras nos rins. Se optar por uma alimentação à base de ração, é fundamental que o gato beba mais água. Um bebedouro fonte pode ser uma solução, tal como espalhar vários bebedouros pelo apartamento.

Comida húmida para gatos

A comida húmida para gatos está disponível em latas, terrinas e também em práticas saquetas. Comida húmida produzida industrialmente é quase tão simples de dar e armazenar como a ração, embora, uma vez aberta, o seu tempo de conservação seja limitado. Ao contrário da ração, a percentagem de humidade da comida húmida é elevada. Tanto uma como outra estão disponíveis em versões de maior e menor qualidade. Seja qual for a sua opção, foque-se em escolher produtos com um elevado teor de carne e com o mínimo de hidratos de carbono – esta é a alimentação adequada para os gatos carnívoros.

Comida preparada em casa

Se o seu gatinho tiver alguma sensibilidade ou alergia alimentar, é muito comum o próprio dono ter que deitar mãos à obra, isto é, cozinhar para o animal, pois só assim saberá exatamente quais os ingredientes presentes na comida. Porém, é necessário suplementar os cozinhados com minerais e vitaminas, já que muitos nutrientes naturais se perdem no processo de cozedura. Tal como acontece com a alimentação crua, se a proporção de comida caseira for superior a 20% da dose semanal, é essencial familiarizar-se com a suplementação de minerais e vitaminas necessária.

BARF – comida crua para gatos

A dieta BARF, ou seja, comida crua biologicamente apropriada (do inglês, Biologically Appropriate Raw Food) tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. Ao optar por este tipo de alimentação só poderá oferecer ao seu patudo carne do músculo e vísceras de espécies animais selecionadas. De acordo com a filosofia, a dieta do gato é complementada com suplementos artificiais ou com aditivos naturais especiais, como farinha de ossos e cascas de ovo para satisfazer os requisitos vitamínicos e de minerais do animal. Caso o gato ingira exclusivamente carne do músculo, depressa desenvolverá sintomas de deficiência. Se pretende avançar com uma dieta BARF, é imperativo informar-se atempadamente acerca das necessidades do patudo. Os produtos BARF prontos a consumir facilitam muito a vida: não tem que investigar, preparar a carne ou adicionar suplementos. O fabricante trata de tudo e pode até entregar-lhe carne fresca congelada ao domicílio.

Conclusão

Nenhum tipo de alimentação tem de ser exclusivo. São inúmeros os donos bem-sucedidos ao combinarem um regime diário de comida húmida com a ocasional comida crua. Alguns donos escolhem cozinhar para o patudo em ocasiões especiais.

Independentemente da variedade de comida ou do tipo de alimentação que escolher: o importante é que a comida corresponda às necessidades naturais do animal. Os gatos são carnívoros, precisam de ingerir bastante proteína e de elevada qualidade, mas, pelo contrário, precisam apenas de pequenas quantidades de ingredientes de origem vegetal e de hidratos de carbono.

Não se esqueça: tanto comida húmida e ração para gatos assim como suplementos alimentares e comida para necessidades especiais estão disponíveis na loja da zooplus! Além da descrição detalhada do produto, encontra também a análise exata e a lista completa dos ingredientes.

Os nossos artigos mais relevantes