Os gatos podem beber leite? This article is verified by a vet

é bom dar leite aos gatos?

Muitas pessoas acham que leite e gatos é uma combinação natural. De facto, em muitos livros e filmes infantis os gatos são personagens com um desejo irresistível por leite. Com efeito, esta representação é fiel, já que os gatos gostam realmente muito de leite. Uma possível explicação para este enorme entusiasmo dos gatos é que beber leite lembra-os da altura em que eram bebés. Mas os gatos podem ou não beber leite?

O leite é mesmo bom para os gatos?

Os gatinhos alimentam-se do leite da mãe. Durante esse período, o corpo dos gatinhos produz a enzima lactase, que decompõe a lactose, o açúcar do leite. Por isso, os gatinhos digerem muito bem o leite. Além disso, os nossos felinos caseiros precisam de todos os nutrientes do leite materno para crescerem fortes e saudáveis. É por esta razão que a produção da enzima lactase é importante.

À medida que vão crescendo, os gatinhos passam para uma dieta à base de alimentos sólidos. Ao mesmo tempo, a mãe gata vai deixando de dar de mamar aos seus gatinhos. E assim, a produção da enzima lactase vai decaindo e os gatos vão deixando de conseguir digerir bem o leite. Mesmo o leite diluído em água pode ser prejudicial para os gatos. Portanto, não é aconselhável dar leite aos nossos gatos, mesmo que eles gostem muito. Também o leite de vaca contém igualmente lactose. Assim, dado que não têm a enzima lactase, qualquer tipo de leite vai ser de difícil digestão para os nossos gatos.

Γάλα γάτας

O meu gato bebeu leite. O que é que acontece?

Os gatos não conseguem digerir o leite por falta de enzimas adequadas. Por isso, o corpo reage e o gato pode ter diarreia e problemas digestivos, como por exemplo gazes ou dores abdominais. Esta enzima não deixa de ser produzida de forma igual por todos os felinos caseiros, no entanto, a maioria apresenta este problema.

Portanto, não deve dar qualquer tipo de leite ao seu gato?

Visto que os gatos podem sofrer de problemas digestivos com a ingestão de leite, este não deve constar na sua dieta. O leite especial para gatos, ou o leite sem lactose, contém uma quantidade muito pequena de lactose e portanto, são mais bem tolerados pelos gatos. Ainda assim, o leite para gatos deve ser dado apenas em pequenas quantidades aos nossos amigos felinos. Pois, este alimento contém muitas calorias e por isso pode causar excesso de peso. Assim, dar água é a melhor forma de fornecer ao seu gato os líquidos de que ele precisa.

Vale a pena dar leite para gatos?

Os gatos não precisam de leite de gatos para uma alimentação equilibrada. Visto que apesar do leite ter alguns nutrientes, o gato recebe-os em quantidade suficiente com uma dieta adequada. Acima de tudo, este leite contém muitas calorias, que facilmente causam excesso de peso, especialmente nos gatos de apartamento. No entanto, não há nenhuma contraindicação a dar leite ocasionalmente como uma guloseima entre refeições. Caso o seu gato goste particularmente de leite, pode dar-lhe esse prazer diluindo o leite. Além disso, este truque pode ser muito útil para incentivar os gatinhos preguiçosos a ingerir líquidos. Para incentivar os gatos a beber água pode adicionar uma colher de leite de gato á água. No entanto, o leite de gato não deve ser usado como substituto da água.

Smilla Katzenmilch

Leite para gatos Smilla

  • Elevado teor de vitaminas e taurina
  • Sem adição de açúcar
  • Facilmente digerível

Descubra a nossa gama de leite de gato na loja online da Zooplus!

Os nossos artigos mais relevantes

Os gatos podem beber leite?

Os gatos adoram beber leite é um facto, no entanto, fique a saber neste artigo se é realmente recomendado dar leite aos seus gatinhos.