Gelados para gatos: 5 receitas caseiras fáceis e saudáveis

Escrito por Sabrina Quente
Gelados para gatos: também os nossos gatos gostam de guloseimas frescas no verão

O calor chegou e os gatos também se querem refrescar. E nada melhor do que dar umas lambidelas num gelado! Com algumas dicas pode fazer deliciosos gelados para o seu gato.

Com a chegada do verão adoramos comer um refrescante gelado. E tal como nós, também os gatos gostam de se refrescar. Então, que tal fazer um delicioso gelado para o seu gato? Neste artigo explicamos como fazer gelados para gatos com os ingredientes adequados. Vai ver que o seu gato vai adorar!

Os gatos podem comer gelados?

Os grandes felinos estão habituados e preparados para as altas temperaturas. E, portanto, os gatos domésticos, que fazem parte da mesma família alargada, também conseguem lidar bem com o calor. No entanto, nos dias mais quentes mesmo os gatos sentem calor e por isso procuram sombras e lugares frescos para dormitar. E se o gato também tiver água fresca disponível, é o suficiente para se refrescarem. Mas alguns donos perguntam-se se podem dar um gelado ao seu gato.

Gelados para gatos feitos em casa: dicas para momentos divertidos

Em princípio não há qualquer problema em dar uma guloseima gelada ao seu pequeno felino nos dias quentes de verão. No entanto, para evitar que o gelado caia mal no estômago do seu gato tome as seguintes precauções:

  • Os gatos adoram leite. No entanto, muitas vezes eles não conseguem digerir a lactose. Assim, prefira gelados feitos com queijo quark, iogurte ou com leite para gatos. Em alternativa também pode fazer receitas sem lactose. Mais abaixo damos dicas.
  • Tal como as pessoas, os gatos não devem exagerar nos gelados. Para que o seu gato tenha uma vida saudável deve dar-lhe uma alimentação adequada. Assim, os gelados devem ser guloseimas que eles comem de vez em quando.
  • Também deve ter em atenção a forma como ele come o seu gelado. Um gato deve saborear um gelado lentamente e este não deve estar completamente gelado. Tire o gelado do congelador um bocado antes.

Infelizmente a oferta de gelados para gatos no mercado não é muito grande, contrariamente ao que se passa com os cães. No entanto, a boa notícia é que fazer gelados caseiros para gatos é simples e barato. Naturalmente que o melhor gelado é sempre aquele que mais agrada ao paladar do seu pequeno felino.

As temperaturas não param de aumentar? Com as nossas 5 dicas protege o seu gato do calor.

Gelados para gatos: ingredientes e acessórios

Fazer um gelado para o seu gato é simples e o melhor é que provavelmente tem os ingredientes em casa. Para fazer uma deliciosa guloseima basta ter a ração favorita do seu gato, pastas para gatos, leite para gatos ou snacks.

O chocolate e o açúcar, que são ingredientes obrigatórios nos nossos gelados, estão proibidos para os gatos. Também deve excluir sal e cereais.

Para saber o que o seu gato não deve comer de forma alguma, consulte a nossa lista de alimentos proibidos aos gatos.

Para fazer a base do gelado use preferencialmente iogurte natural ou queijo quark, caso o seu gato não seja alérgico. Se o seu gato tiver um estômago sensível use antes caldos naturais ou mesmo água como base do gelado.

Para fazer o gelado precisa também de recipientes para o congelador. Por exemplo, as cuvetes permitem-lhe fazer gelados com o tamanho ideal. Para deitar a mistura na cuvete pode usar um saco de pasteleiro, assim evita sujar a cozinha. Em alternativa pode usar uma colher pequena.

Em seguida é só esperar que o preparado congele. Também pode preparar logo uma quantidade maior e assim o seu gato tem gelados prontos durante todo o verão!

As mais simples receitas de gelados para gatos

Quando for fazer o gelado para o seu gato, em primeiro lugar pense qual a sua comida favorita. Ele adora peixe? Prefere comida húmida? Ou ele fica feliz com um snack? Com as nossas dicas faz gelados para todos os gostos.

O prazer de um gelado de peixe

O seu gato adora peixe? Então esta receita vai deixá-lo a ronronar todo o dia. E mais simples não há: precisa apenas de atum e um pouco de água.

  • Desfazer bem uma porção de atum
  • Juntar água e mexer até obter uma consistência cremosa
  • Deitar o creme nas cuvetes
  • Colocar no congelador até o creme ficar gelado

Gelado caseiro para gatos com comida húmida

Uma variante igualmente rápida do gelado de atum é o gelado de comida húmida. A preparação é semelhante, apenas tem de substituir o atum por uma porção de comida húmida que seja do agrado do seu pequeno felino.

Gelados para gatos com sabor irresistível

Surpreenda o seu gato com um gelado com as suas guloseimas preferidas! Por exemplo, coloque uma guloseima na mistura de gelado que preparou antes de levar ao congelador. Em alternativa, pode congelar o snack preferido do seu gato em água ou em caldo de carne, peixe ou legumes caseiros.

Para os gatos que adoram pasta de gatos, pode misturar um pouco da pasta com iogurte natural ou simplesmente colocar a pasta no congelador.

Uma delícia de leite

Os gatos costumam adorar gelados de leite. No entanto, estas guloseimas não devem conter lactose. Resolve facilmente esse problema ao usar leite para gatos, que delicia o seu gato sem lhe causar problemas ao estômago.

Importante: os gatos não devem engolir o seu gelado de uma vez, pois o seu estômago pode não reagir bem à chegada repentina de comida gelada. Assim, tire o gelado do congelador um pouco antes de o oferecer ao seu gato.

Pode também juntar leite para gato ao gelado de comida húmida ou de atum. O leite vai dar uma consistência ainda mais cremosa à mistura e tornar o gelado mais apetecível.

Um balão gelado

Mesmo um gato que esteja a fazer dieta pode ter o seu prazer gelado. Com um balão gelado pode refrescar o seu gato de uma forma divertida e sem calorias. Além disso, esta receita é extremamente simples: apenas precisa de um balão e de água!

  • Em primeiro lugar retire o talco do balão. Para isso basta encher o balão com água, agitar o balão e esvaziá-lo.
  • Encha o balão com água limpa, mas não demasiado para o seu gato não ficar assustado.
  • Coloque o balão no congelador e espere até a água estar congelada.
  • Retire o balão.

Numa travessa de ir ao forno coloque um pouco de água. Em seguida coloque o gelo em forma de balão e veja como o seu gato se diverte. Devido ao seu formato arredondado, o gelo move-se na água e estimula o gato a brincar. Assim, consegue que ele se divirta e refresque nos dias quentes de verão.

Uma última dica, independentemente da receita que escolher fazer é sempre melhor servir o gelado numa pequena tijela. Assim o seu gato não anda pela casa atrás do gelado e o chão fica seco. Desejamos que o seu gato se divirta muito com os seus gelados!

Na loja online para gatos zooplus encontra os ingredientes ideais para fazer os seus gelados para gatos.


Sabrina Quente
Sabrina Quente

Animals have accompanied me for as long as I can remember - there is hardly a child's photo without a budgie on my head or a cat on my lap. For more than ten years, I have been writing as an editor about various topics ranging from health insurance to cat ownership. Always with me: my cat Mimi, who is the best source of inspiration for many texts and knows when it's time for a break from writing.


Os nossos artigos mais relevantes