Ração ou comida húmida?

Ração ou comida húmida?

Ração ou comida húmida?

Ração ou comida húmida: O que preferem os gatos?

O mercado dos alimentos para gato está repleto de um sem número de diferentes tipos de comida e métodos nutricionais. E os donos dos pequenos felinos, ao serem confrontados com tamanha diversidade e perante a necessidade de optarem, sentem-se confusos com tantas opções nutricionais, formas e sabores. Antes de selecionarem um alimento preparado que possa agradar ao gatinho e que, por outro lado, não seja demasiado caro, os donos menos experientes colocam a questão: o que será melhor para o animal, ração ou comida húmida?

Quais os benefícios associados a cada uma das escolhas alimentares? Os alimentos prontos para consumo constituem o método nutricional de eleição. A verdade é que os diferentes tipos de comida de alta qualidade contêm tudo o que o gatinho necessita para se manter saudável, além de serem extremamente práticos!

Diferenças entre ração e comida húmida

A comida húmida para gatos é apresentada em diferentes embalagens – latas, terrinas e saquetas. A comida é húmida ou semi-húmida. A ração, pelo contrário, é seca, ou seja, a água é extraída dos ingredientes, tornando-a particularmente compacta, além de se conservar durante mais tempo.

katzen trocken- oder nassfutter

Saúde dos gatos

Importante é não só a forma da comida, mas também a qualidade. Facto é que encontramos no mercado comida húmida e ração de maior e menor qualidade. Se pretende oferecer uma alimentação saudável ao seu gatinho deve valorizar a qualidade dos alimentos.

  Como reconhecer as diferenças na qualidade da comida para gatos?

Ração de qualidade inferior pode, por exemplo, conter ingredientes de origem vegetal, como batatas, ervilhas ou alfafa em quantidades demasiado grandes (inofensivos em pequenas porções). As variedades de ração sem cereais apresentam muitas vezes uma percentagem elevada de hidratos de carbono, pois estes contribuem, durante o processo de produção, para a formação de croquetes firmes.

Assim sendo, aconselhamos precaução: leia detalhadamente os rótulos e atente na percentagem de proteína da composição – esta deve constituir o ingrediente principal.

Como animais carnívoros, os gatos devem consumir bastante proteína, sendo esta o principal elemento da sua dieta. O peso deste componente na alimentação, recomendado por médicos veterinários, depende da idade e da raça do animal. Para esta definição contribuem ainda outros fatores, como a esterilização e a presença de intolerâncias alimentares.

Assim sendo, não nos é possível recomendar uma marca de ração seca específica. Este tipo de comida para gato é composta por diversos ingredientes de origem vegetal e também por cerca de 50% de hidratos de carbono, usados pelo organismo do animal apenas em pequenas quantidades.

Por outro lado, a comida húmida não é sinónimo de garantia de uma alimentação de qualidade. Variedades como “Filete de frango com molho branco” e “Vaca em gelatina” têm muitas vezes adicionados à sua composição açúcar e subprodutos de origem vegetal. Alimentos para gatos com açúcar adicionado ou tipos de cereais com um elevado índice glicémico podem, ao aumentarem a secreção de insulina, elevarem a probabilidade de os animais virem a sofrer de diabetes.

A qualidade da comida húmida vê-se através da elevada percentagem de carne e da quantidade de proteínas saudáveis na sua composição e do baixo teor de compostos vegetais. Elementos como aditivos artificiais e açúcar devem ficar bem longe do comedouro do animal.

A melhor recomendação que lhe podemos dar é que preste a maior atenção aos rótulos das embalagens antes de optar por um determinado tipo de comida!

Sabor

Os gatos preferem comida seca ou húmida? Cada animal terá as suas preferências. A comida de eleição do seu pequeno felino dependerá a maioria das vezes do sabor e não da variedade do alimento – croquetes secos ou pedaços de carne envoltos em molho? A verdade é, que objetivamente, o sabor é semelhante! Porém, é normal cada gato preferir um ou outro tipo de comida!

Preço

Ração e comida húmida para gatos estão disponíveis em diferentes níveis de qualidade e de preço. Devido à desidratação, os croquetes da ração estão comprimidos; assim, as rações de maior qualidade não serão as mais vantajosas para a alimentação do dia a dia.

Durabilidade

Como já referimos, a ração é um tipo de alimento sem humidade, pelo é particularmente durável, apresentando um tempo de conservação mais elevado. Também no comedouro a ração se mantém fresca durante vários dias!

A comida húmida, pelo contrário, apesar de poder ser armazenada durante bastante tempo, deve ser consumida o mais rapidamente possível após a abertura da lata ou da terrina. Passadas duas ou três horas, os restos no comedouro devem ser colocados no lixo.

Comida natural para gatos

Qual a dieta mais saudável e apropriada para os gatos? Qual das dietas se aproxima mais dos seus hábitos alimentares naturais?

Pequenos roedores e pássaros constituem as presas naturais dos gatos e são constituídos por cerca de 80% de humidade, valor que cobre, à partida, as necessidades de ingestão de água destes nossos pequenos felinos. É por este motivo que os gatos, em ambiente selvagem, raramente têm necessidade de procurar fontes de água. Os gatos domésticos preservaram este comportamento dos seus antepassados: são raras as vezes que se dirigem ao bebedouro. Infelizmente, e não contendo os seus alimentos tanta humidade quanto a contida nas presas que caçariam em liberdade, a verdade é que ingerem muito pouca água.

A humidade contida na comida húmida vai ao encontro das bases da dieta natural dos gatos, compesando as suas necessidades de ingestão de água. A ração, pelo contrário, e como o próprio nome indica, é seca, e caso o animal não beba água em quantidade suficiente, a urina ficará concentrada. Consequentemente, o animal terá menos vontade de urinar, ficando assim reunidas as condições para o desenvolvimento de pedras nos rins e na bexiga.

Resumindo: Existem tipos de alimentos bons e maus. E tanto a ração seca como a comida húmida se encontram disponíveis em versões de grande qualidade.

Desejamos os maiores êxitos na sua decisão!

Os nossos artigos mais relevantes