Raças de gatos

Existem atualmente inúmeras raças de gatos e esta enorme variedade deve-se, em primeiro lugar, à criação seletiva destes animais, e também, claro, à sua expansão natural. Ler mais

Encontre o seu gato

As características mais importantes

O meu gato deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrande
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoAzul / CinzentoChinchillaCremeBrancoLilásCastanho / Chocolate / Castanho-escuro
Padrão
TabbyCarapaça de tartaruga / Tricolor / Branco predominante com manchas de outras duas coresBicolor / Tuxedo / Branco totalColorpoint
10 Cat breeds to your search

Angorá turco

Os Angorá turcos são gatos muito inteligentes e alegres, que têm necessidade de ser estimulados mentalmente com jogos de inteligência.

Azul russo

O Azul russo é um gato com um corpo gracioso e umas bochechas pronunciadas, que lhe conferem uma expressão facial característica.

Balinês

O balinês capta de imediato a atenção dos fãs do siamês e do burmês: os gatos desta raça têm um chamativo padrão colorpoint, com pelagem de tamanho médio.

British longhair

Os British Longhair reúnem as características dos British Shorthair e dos persas. São animais tranquilos e equilibrados.

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.

Chartreux

Os Chartreux, também conhecidos como "cães-gatos", são inteligentes e têm uma grande capacidade de socialização com os humanos.

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.

Sagrado da Birmânia

Os Sagrados da Birmânia, resultado do cruzamento entre siameses e persas, são amigáveis, carinhosos e bondosos.

Siamês

Aos siameses costumam chamar-se “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas.

Sphynx

Os Sphynx são gatos praticamente sem pelo, apenas cobertos por uma ligeira penugem. As orelhas grandes também os caracterizam.

Desde o século XX que se têm vindo a criar uma série de novas raças a partir de cruzamentos entre os gatos domésticos e outros, principalmente raças de gatos selvagens. Algumas raças baseiam-se na criação continuada de mutações ocorridas de forma espontânea. No entanto, as semelhanças entre todas estas raças são bastante maiores do que as verificadas entre as diferentes raças de cães. Tal deve-se ao facto de aos gatos lhes terem sido atribuídas apenas, e desde sempre, duas funções: animal doméstico e caça aos ratos. De forma simplista podemos dividir as raças destes felinos em gatos de pelo curto, semicomprido e comprido.

Sabe quais são as raças de gatos mais famosas e o que as distingue? Na secção da nossa Magazine dedicada aos gatos pode encontrar os factos mais interessantes acerca das mais populares raças de gatos.