Chantilly-Tiffany

Os Chantilly-Tiffany são gatos inteligentes e curiosos

Os gatos da raça Chantilly-Tiffany, que também são conhecidos apenas por Chantilly ou Tiffany são considerados dos mais belos gatos do mundo. Apesar do facto indiscutível de que cada gato tem uma beleza própria incomparável! Esta raça é por vezes chamada erroneamente Tiffanie, pois os Chantilly-Tiffany nada têm a ver com a raça criada no Reino Unido. Os Chantilly são também conhecidos como os gatos favoritos dos amantes de chocolate devido à sua pelagem tradicional castanha.

A história da raça Chantilly-Tiffany

Os antepassados da raça

A origem desta raça é praticamente tão misteriosa como os gatos. Na verdade os especialistas em raças de gatos apenas podem especular sobre quem são os ancestrais dos Chantilly-Tiffany. De acordo com algumas opiniões, os Chantilly são descendentes da raça Burmês ou Persa. Outros consideram que esta raça resulta do cruzamento do Abissínio de pelo comprido e com os Havana de pelo curto. Existem também teorias que consideram os Chantilly descentes do cruzamento de Angorá, Somali e Havana. Por ora a hipótese mais provável parece ser que os Chantilly são o resultado do cruzamento das raças Havana castanho, Nebelung, Abissínio e Somali.

O que também é certo é que os Chantilly nada têm a ver com a raça Burmês. Esta suposição nasce no rumor de que um criador de gatos Chantilly-Tiffany também criava a raça Burmês. No entanto, mesmo em gatinhos os Chantilly não têm qualquer semelhança com os Burmês, o que torna este equívoco algo surpreendente.

O início da criação

A história desta raça começa com um casal de gatos de origem desconhecida, que se distinguiam pelos olhos dourados e os longos pelos cor de chocolate. Em 1967 a criadora de gatos de Nova Iorque Jennie Robinson descobriu o casal e resolveu reproduzi-los. O gato Thomas e a gata Shirley têm supostamente os mesmos pais, mas pertencem a ninhadas diferentes, já que Shirley era pelo menos 6 meses mais nova do que Thomas. Em maio de 1969 o casal de gatos teve a sua primeira ninhada e assim começou a criação dos Chantilly-Tiffany. Como todos os gatinhos nasceram com o pelo cor de chocolate, Jennie decidiu continuar a criação.

No início da década de 70 do século passado a associação americana de gatos, American Cat Association (ACA), aceitou o registo desta raça com o nome Foreign Longhair. No entanto, o nome da raça foi alterado, pois os criadores não a consideraram apropriada.

A criadora Tracy Oraas deu continuidade à criação da raça no início do século 21, mas interrompeu o seu trabalho por razões desconhecidas. Em 2001 resistiam apenas alguns criadores conhecidos desta raça. Um deles na Alemanha, um no Canadá e uns poucos nos EUA.

Em 2003 existia apenas uma criadora de Chantilly-Tiffany nos EUA, Anne Davenport-Parini. O seu gato Nugget, que também ficou conhecido como Little Tabby Dude ou simplesmente LTD, foi pai de muitas ninhadas de Chantilly-Tiffany antes de se reformar.

Em várias alturas o futuro desta raça esteve fortemente ameaçada, que chegou a ser considerada extinta. Infelizmente, a criação desta raça continua bastante limitada afetando a sua continuidade.

Aspeto

Chantilly-Tiffany: Gatos com pelo muito especial

A raça de gatos Chantilly-Tiffany pertence à categoria de gatos de pelo comprido. O pelo muito sedoso, denso e espesso é uma das características que mais chama à atenção nestes gatos. Os Chantilly-Tiffany também têm uma camada de subpelo que não é muito densa. A cor mais comum do pelo destes gatos é, claro, o castanho cor de chocolate. Esta é a cor do pelo dos primeiros Chantilly criados por Jennie Robinson. No entanto, à medida que a criação se desenvolveu surgiram gatos com pelo azul, lavanda, avermelhado, bege e fulvo. Além disso, todas as cores podem surgir com uma versão do padrão tabby. É de sublinhar que devido ao gene ruffus o pelo cor de chocolate facilmente pode adquirir tonalidades vermelhas.

Características físicas

Os Chantilly-Tiffany têm tamanho médio e um corpo musculoso e bem proporcionado. A altura destes gatos varia entre os 40 e os 50 centímetros e pesam ente 4 e 6 quilos. Tal como acontece com a maioria das raças de gatos, os machos costumam ser mais pesados e maiores do que as gatas.

As orelhas dos Chantilly Tiffany são arredondadas nas pontas e têm pequenos tufos de pelos. Já os olhos destes pequenos felinos sobressaem pela sua forma oval e cor esverdeada. No entanto, de acordo com os padrões da raça estes gatos também podem ter olhos com tom dourado ou âmbar dentro de um círculo verde. Além disso, a cor dos olhos dos Chantilly fica mais intensa com a idade, tornando estes gatos ainda mais especiais.

A cauda destes gatos é longa e espessa devido ao pelo abundante e as almofadas das patinhas são cor-de-rosa. É de sublinhar que os gatinhos nascem com pelo escuro que se vai alterando com o tempo.

A personalidade dos Chantilly-Tiffany

Em primeiro lugar é importante referir que apesar de cada raça de gatos ter traços de personalidade associados, cada gato é único. Assim, um gato pode apresentar certas características que um gato da mesma raça não tem.

A personalidade destes gatos é tão fascinante como o seu aspeto. Os Chantilly-Tiffany são descritos como muito amorosos, atenciosos, equilibrados, fiéis e muito curiosos. Assim, quem tem um gato desta raça fica irremediavelmente apaixonado! Além disso, estes pequenos felinos geralmente escolhem uma ou duas pessoas da família com as quais vão desenvolver um relacionamento particularmente próximo.
No entanto, quando em presença de estranhos o Chantilly Tiffany costuma ser reservado e pouco dado. Por outro lado, estes gatos podem reagir mal se sentirem que não são centro das atenções dos seus humanos preferidos. Como os Chantilly Tiffany são ciumentos não é aconselhável que ele partilhe a casa com outro companheiro.

Inteligentes e brincalhões

Estes gatos são também bastante inteligentes e por isso adoram brincar e ser estimulados intelectualmente. Assim, brinquedos de inteligência ou interativos são particularmente adequados a estes gatos. Mas os Chantilly Tiffany também gostam muito da companhia dos donos durante as brincadeiras, assim outros brinquedos, como por exemplo canas ou bolas, são igualmente adequados. No entanto, não exagere nas brincadeiras e exercícios porque estes gatos prezam muito os seus momentos de descanso. Outra particularidade dos gatos desta raça é que gostam que os donos falem com eles. Assim, quando um Chantilly Tiffany mia gosta de ouvir a resposta do dono. De qualquer forma, antes de acolher um Chantilly Tiffany na família pense se o seu estilo de vida é adequado para as necessidades destes pequenos felinos.

Saúde e cuidados

Cuidados com o pelo

Os Chantilly Tiffany são algo exigentes no que se refere aos cuidados, especialmente com o pelo. No entanto, provavelmente é mais fácil tratar do pelo destes gatos do que imagina. Além disso, ao tratar do pelo também está a dar mimos ao seu gato o que torna a relação mais forte e recompensadora. Lembre-se também que o seu gato sente as suas emoções. Por isso, escolha um momento em que se sinta calmo para a sessão com a escova, as emoções positivas depois fluem dele para si também.

A escovagem destes pequenos felinos deve ser diária e se possível mais do que uma vez por dia. Desse modo remove os pelos mortos que de uma forma ou de outra iam acabar no tapete ou no sofá. Também evita que o pelo fique embaraçado e que se formem nós. Os cuidados com o pelo dos gatos são essenciais para que este se mantenha saudável e também previnem o aparecimento de problemas de pele.

Informação importante para quem tem alergia aos pelos dos gatos: os Chantilly Tiffany não perdem muito pelo, por isso são adequados a pessoas que tenham alergia moderada.

Cuidados com os dentes

De forma a prevenir doenças nos dentes e boca é aconselhável lavar os dentes do seu Chantilly Tiffany uma vez por dia. No entanto, de acordo com o estado dos dentes e outros fatores, a frequência pode ser menor. Fale com o seu veterinário para saber qual a melhor forma de manter os dentes do seu gato saudáveis.

Cuidados com os olhos

Os encantadores olhos dos Chantilly Tiffany devem ser limpos regularmente com uma toalha macia e húmida. Caso algum dos olhos apresente uma inflamação não use a mesma aba da toalha para os dois olhos. Assim, evita que a inflamação passe de um olho para o outro.

Cuidados com as orelhas e ouvidos

As orelhas e ouvidos também devem ser limpos regularmente. Para limpar a parte visível das orelhas pode usar uma toalha macia e húmida esfregando levemente a pele. Use também um pano macio húmido para a parte interior dos ouvidos. No entanto, o pano não deve estar molhado para que não entre água para o canal auditivo do gato. Além disso, nunca use cotonetes e similares pois corre o risco de penetrar demasiado no canal auditivo do seu pequeno felino e causar uma lesão. Além disso pode empurrar a sujidade ainda mais para dentro o que não é de todo desejável.

A boa alimentação dos gatos é um aspeto essencial para a sua saúde

A alimentação dos Chantilly-Tiffany

A alimentação dos gatos deve ser adequada às características da raça e também às particularidades de cada um. Assim, deve sempre levar em conta fatores como a idade e estado de saúde. Por exemplo, gatos com excesso de peso podem precisar de uma ração light. Por outro lado, se o seu gato tem problemas como diabetes ou doenças renais também é aconselhável escolher uma alimentação especial.

A escolha entre ração ou comida húmida depende essencialmente das preferências dos donos e do próprio gato. No entanto, qualquer que seja a sua escolha certifique-se que o seu gato tem uma alimentação de elevada qualidade e que portanto responde a todas as suas necessidades em termos de nutrientes. Não se esqueça que a alimentação é um aspeto essencial para a saúde dos gatos, quer física quer mental.

Existem também outros tipos de alimentação que estão a tornar-se populares como a dieta BARF ou comida caseira. Se escolher uma destas alternativas deve estar bem informado sobre as necessidades nutricionais do seu gato para evitar deficiências alimentares.

Onde encontrar um Chantilly-Tiffany

Esta raça de gatos está em risco de extinção, pelo que não é fácil encontrar criadores certificados. No entanto, estes criadores estão muito empenhados na preservação da raça nos EUA e além disso também procuram conhecer a origem precisa dos Chantilly-Tiffany.

Se decidiu ter um destes gatos na família e assim ajudar a proteger esta raça, o primeiro passo é procurar criadores certificados. Que muito provavelmente vivem nos EUA. Assim, procure em redes sociais e em revistas norte americanas especializadas o contato dos criadores. Dado o esforço destes criadores para preservar os Chantilly-Tiffany é natural que acolham com grande satisfação o seu interesse. Além disso, pode trazer um gato dos EUA para Portugal, desde que observados os procedimentos e regulamentos legais.

Caso a procura por um Chantilly-Tiffany se revele demasiado complexa, pode sempre optar por uma raça de gatos relacionada. Existem também inúmeros gatos à espera de uma família em associações de proteção de animais. Assim, visite uma associação e provavelmente vai encontrar o gato ideal para a sua família.

Os nossos artigos mais relevantes
13 min

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.
10 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.
11 min

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.