A idade dos gatos

Os donos de cães sabem bem como determinar a idade do seu patudo. A um ano do seu cão equivalem sete anos humanos. No entanto, a raça e peso do cão também influenciam este cálculo. Mas e os gatos? Como determinar a idade dos gatos? Quantos anos vive um gato? E com que idade é que um gato se torna idoso?

Como determinar a idade dos gatos?

A esperança de vida de um gato depende de muitos fatores. O ambiente, os cuidados, bem como as doenças são aspetos determinantes para a longevidade de um gato. Com efeito, uma alimentação adequada e visitas regulares ao veterinário são a base para uma vida longa e feliz. A idade dos gatos também varia de acordo com o ambiente em que vivem e com o exercício físico que praticam. Exercícios de agilidade, por exemplo, são muito importantes para manter o seu gato jovem e saudável.

Em média os gatos vivem entre dez e quinze anos. No entanto, os gatos que andam pela rua sozinhos geralmente têm uma esperança de vida inferior. Isto deve-se ao facto de os gatos que andam na rua estarem mais sujeitos a ferimentos ou a apanhar certas doenças.

Aos dez anos os gatos podem ser considerados idosos. Nesta fase notam-se alterações no pelo dos gatos. Além disso, com o passar do tempo os gatos tornam-se mais calmos e dormem mais.

Os gatos sénior têm necessidades específicas. Por exemplo, é aconselhável dar-lhes comida para gatos sénior que é mais fácil de mastigar. Esta comida é também adequada às necessidades energéticas do seu gato sénior.

Concept for Life All Cats 10+

  • Estimula a vitalidade através de uma composição especial de nutriente
  • Protege as articulações e cartilagens do seu gato sénior
  • Favorece a função renal devido ao reduzido teor de fósforo e sódi
  • Não contém cereais nem soja

Converter a idade do seu gato em idade humana

Não existe uma correspondência regular entre a idade dos gatos e a idade humana, visto que os gatos têm um desenvolvimento acelerado nos dois primeiros anos. Assim, aos dois anos o seu gato tem o equivalente a 24 anos humanos.

A partir deste momento o gato é adulto e a conversão torna-se mais linear. Assim, depois dos dois anos, a cada ano da vida do seu gato correspondem cerca de quatro a cinco anos humanos. Um gato com dez anos é considerado sénior e tem cerca de 56 anos humanos.

No entanto estes são apenas valores indicativos para calcular a idade dos gatos em relação aos humanos. Naturalmente, existem gatos que parecem mais jovens em relação à idade e vice versa.

Na tabela a seguir encontra a conversão da idade dos gatos.

Equivalência de idade entre gatos e seres humanos

Nesta tabela encontra a correspondência entre os anos do seu gato e os humanos.

Idade do gato Idade humana
1 mês 6 meses
2 a 3 meses 2 a 5 anos
4 meses 6 a 8 anos
6 meses 10 anos
7 meses 12 anos
12 meses 15 a 16 anos
18 meses 20 a 21 anos
2 anos 24 anos
3 anos 28 anos
4 anos 32 anos
5 anos 36 anos
6 anos 40 anos
7 anos 44 anos
8 anos 48 anos
9 anos 52 anos
10 anos 56 anos
11 anos 61 anos
12 anos 64 anos
13 anos 68 anos
14 anos 72 anos
15 anos 76 anos
16 anos 80 anos
17 anos 84 anos
18 anos 88 anos
19 anos 92 anos
20 anos 96 anos
Os nossos artigos mais relevantes
7 min

O meu gato espirra: porquê e o que posso fazer?

Por espirro entende-se um reflexo involuntário que provoca a saída maciça de ar pelo nariz e pela boca. O objetivo deste mecanismo é a remoção do trato respiratório de corpos estranhos, como por exemplo, poeiras. Os gatos espirram frequentemente e as causas são muito variadas.