Limpar os olhos e os ouvidos dos gatos This article is verified by a vet

gato limpeza ouvidos-768×512

Não é só o pelo dos nossos gatos que precisa de cuidados. Na verdade, também os seus olhos e ouvidos precisam da atenção dos donos. Descubra o que ter em conta ao limpar os olhos e os ouvidos do seu gato.

Os olhos e os ouvidos dos gatos

Os gatos de interior podem ter o pelo mais comprido, olhos de cor diferente ou a cauda mais curta do que os gatos selvagens. Porém, por dentro todos são caçadores e a sua anatomia corresponde à de um predador! Isto é especialmente evidente quando observamos os olhos e ouvidos dos nossos gatos.

Orientados para a frente, os olhos proporcionam, então, uma visão tridimensional perfeita e a avaliação exata das distâncias. Os refletores "olhos de gato" nas bicicletas não se chamam assim por acaso. O tapetum lucidum, uma membrana refletora situada atrás da retina, reflete a luz incidente e devolve-a novamente até à retina. Os felinos, por exemplo, têm uma visão excelente, mesmo com pouca luz. As suas pupilas adaptam-se com facilidade e dilatam quando a luminosidade é fraca. Assim, deixam entrar mais luz nos olhos. No entanto, nem mesmo os gatos conseguem ver às escuras. Na escuridão confiam, então, nos seus ouvidos e bigodes.

A sua audição está extremamente desenvolvida. A verdade é que os gatos ouvem cerca de três vezes melhor do que nós. Isto aplica-se sobretudo a sons de alta frequência. Assim, os nossos gatos conseguem ouvir o som de um rato a grande distância. Para tal, é útil a enorme capacidade de mobilidade das orelhas dos gatos - os músculos das orelhas giram quase 300 graus, independentes uma da outra. Deste modo, localizam a sua presa com exatidão.

Além do pelo, os gatos também se dedicam a limpar os seus olhos e ouvidos. Assim, a língua, as patas e as pernas dianteiras e traseiras são ótimas ferramentas de limpeza. Porém, às vezes precisam da ajuda dos donos. Se o gatinho estiver doente, os seus olhos podem estar peganhentos, por exemplo. Podem também existir parasitas, cera ou sujidade nos ouvidos.

Trata-se de uma doença grave?

Antes de mais, animais com olhos pegajosos e lacrimejantes ou ouvidos sujos devem ser observados pelo veterinário. Pode tratar-se de uma lesão, conjuntivite ou outra doença que só piorará com as suas tentativas de limpeza. O seu veterinário de confiança faz o diagnóstico e pode dar-lhe luz verde para limpar! Além disto, o médico poderá dar-lhe dicas de limpeza e mostrar-lhe a forma correta de limpar os olhos e ouvidos do seu gato.

Em resumo: seja cuidadoso e evite produtos de limpeza agressivos e cotonetes. Certos remédios caseiros, como o chá de camomila, podem deixar pequenas partículas e resíduos. Estes podem irritar tanto os olhos como os ouvidos e causar inflamação.

Limpar os olhos dos gatos

  • Utilize um pano sem pelos (de algodão, por exemplo)
  • Humedeça o pano com água previamente fervida
  • Passe-o suavemente nos olhos do animal
  • É evidente que não tem que limpar o olho, mas apenas o pelo em redor e, possivelmente, as pestanas
  • A cada limpeza, utilize um pano limpo. Assim, evita sujar ou reinfetar o olho

É recomendado o mesmo procedimento para a aplicação de uma solução auricular prescrita pelo veterinário. Se os olhos do seu patudo estiverem cheios de remelas deve definitivamente consultar um médico. Estas podem ser sinais de inflamação ou da presença de um corpo estranho no olho.

Limpar os ouvidos dos gatos

Se os animais estiverem saudáveis não precisam, regra geral, que lhes limpem os ouvidos. Porém, na presença de parasitas ou excesso de cera pode ser necessária a ajuda dos donos na limpeza. Tenha muito cuidado, pois tanto os cotonetes como os produtos de limpeza agressivos podem magoar o interior do ouvido do gato e empurrar sujidade e bactérias para o ouvido interno. A cera acumulada pode formar um tampão no tímpano e provocar inflamação ou afetar a capacidade auditiva.

Se os ouvidos do seu gatinho apresentarem crostas pode ser sinónimo de infestação por ácaros dos ouvidos. Consulte o veterinário para clarificar a situação.

Siga estes passos para limpar os ouvidos do seu gato:

  • Humedeça ligeiramente um pano de algodão sem pelos (não deve entrar água no canal auditivo)
  • Limpe a aurícula de dentro para fora, lenta e suavemente
  • Pode dar jeito segurar delicadamente a orelha com a outra mão
  • Repita o processo várias vezes com um pano limpo. Tenha cuidado para não causar dor nem lesionar o animal
  • Não introduza nenhum objeto estranho ou lenço dobrado para dentro do ouvido

Que produtos de limpeza posso usar?

Existem atualmente no mercado inúmeros produtos concebidos para a limpeza dos olhos e ouvidos dos gatos. Porém, os químicos utilizados costumam ter um cheiro forte. Além do mais, alguns animais têm reações alérgicas a esses agentes artificiais de limpeza.

Assim, e se possível, utilize apenas os básicos, como um pano limpo e água morna. Se olhos e ouvidos precisarem de uma limpeza mais profunda, o veterinário pode recomendar-lhe os produtos adequados e, se necessário, dar-lhe uma ajuda.

Ao limpar os olhos e ouvidos do seu gato tenha sempre presente que são zonas extremamente sensíveis e delicadas!

Na loja online da zooplus encontra outros produtos para os cuidados do seu gato, além de comida ou areia para gatos!


Franziska G., veterinária
Franziska G.

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?